Como usar a borra de café na jardinagem

Confira nossa guia e descubra que café pode ser tão estimulante para suas plantas quanto é para você

Por Redação Atualizado em 20 jul 2022, 17h39 - Publicado em 21 jul 2022, 19h00
Borra de café.
Reprodução/Reprodução

Se você faz sua xícara de café diariamente, pode já ter se perguntado sobre a compostagem com borra. A borra de café como fertilizante é uma boa ideia? Continue lendo para saber mais sobre.

Compostagem de borra de café

Gif de uma pá remoendo uma composteira de resíduos orgânicos.
Reprodução/Giphy

A compostagem com café é uma ótima maneira de fazer uso de algo que, de outra forma, acabaria ocupando espaço em um aterro sanitário ou pior, em um lixão. A compostagem da borra de café ajuda a adicionar nitrogênio ao seu composto.

Borra de café como fertilizante

Pá pequena colocando terra em um canteiro de jardim.
Lisa Fotios/Pexels

Muitas pessoas também optam por colocar a borra de café diretamente no solo e usá-la como fertilizante. É importante ter em mente que, enquanto o material pode adicionar nitrogênio ao seu composto, ele não o adiciona imediatamente ao seu solo.

O benefício do uso da borra de café como fertilizante é que aumenta matéria orgânica do solo, o que melhora a drenagem, a retenção de água e a aeração do solo. As borras de café usadas também ajudarão os microorganismos benéficos ao crescimento das plantas a prosperarem, além de atrair minhocas.

Continua após a publicidade

Filtro de café com borra de café.
Stephanie Albert/Pixabay/Reprodução

É comum achar que a borra de café diminui o pH do solo, o que é bom para plantas que gostam de um substrato ácido. Isso só é verdade para pó de café fresco, este é ácido. Já a borra de café é neutra. Se você enxaguar a borra de café, ela terá um pH quase neutro de 6,5 e não afetará os níveis de acidez do solo.

Para usar a borra de café como fertilizante, coloque-a ao redor de suas plantas. As sobras de café diluído também funcionam bem.

Espada de São Jorge sendo regada
Reprodução/Bloomscape

Outros usos para borra de café em jardins

  • Cobertura de solo;
  • Manter lesmas e caracóis longe das plantas. A teoria é que a cafeína afeta negativamente essas pragas;
  • Algumas pessoas também afirmam que a borra de café no solo é um repelente de gatos e impedirá que os felinos usem seus canteiros de flores e vegetais como uma caixa de areia;
  • Você também pode usar borra de café como alimento para minhocas se fizer a vermicompostagem.

Usando pó de café

Balde com borra de café em filtros de papel.
Westend61 GmbH / Alamy Stock Photo/Reprodução

Embora nem sempre seja recomendado, há uso no jardim para os grãos moídos de café também.

  • Por exemplo, você pode polvilha-lo em torno de plantas que adoram solo ácido, como azáleas, hortênsias, mirtilos e lírios. Muitos vegetais gostam de solo levemente ácido, mas os tomates normalmente não respondem bem à adição de borra de café. As culturas de raízes, como rabanetes e cenouras, por outro lado, respondem favoravelmente – especialmente quando misturadas com a terra na época do plantio.
  • Também suprime ervas daninhas alguns fungos.
  • Embora não os elimine totalmente, parece ajudar a manter gatos, coelhos e lesmas afastados, minimizando seus danos no jardim. Como mencionado anteriormente, acredita-se que isso se deva ao teor de cafeína.

*Via Gardening Know How

Continua após a publicidade

Publicidade