Como plantar pimenta biquinho em vasos

Muito presente na culinária brasileira, o tempero é marcante pelo seu aroma, sabor e leve toque picante

Por Luiza Cesar Atualizado em 11 jun 2021, 13h38 - Publicado em 11 jun 2021, 08h00
rubensjunior.eti.br/Reprodução

Que tal aumentar a sua horta com um ingrediente que trará um sabor diferenciado para as suas refeições? Também conhecida como pimenta-de-cheiro, a pimenta biquinho acrescentará uma cor e beleza para o seu cantinho verde. Uma carta na manga importante é sempre ter o tempero fresco disponível e, para isso, o ideal é aprender como plantar em casa ou apartamento.

Possui pouco espaço? Opte pelo jardim vertical em uma parede vazia, sacada ou parapeito de janela para dispor de vasinhos e cultivar o que você quiser! Um jeito de completar a decoração e ajudar a sua saúde física e mental!

Além disso, ela pode ser cultivada por sementes em jardins, pomares, vasos ou jardineiras. Escolha a melhor alternativa para você.

Loja Palato/Reprodução

Interessado no plantio? Siga estes passos:

  • Selecione um espaço que consegue oferecer bastante Sol e prepare a terra, a recomendação indica com húmus ou adubo NPK (1 copo para um espaço de 10m²).
  • Faça pequenas covinhas com o dobro do tamanho das sementes, utilize os dedos para isso. Fixe de 3 a 4 sementes da pimenta biquinho em cada buraco.
  • Por último, cubra os espaços com terra fofa e a germinação irá acontecer entre, aproximadamente, uma a duas semanas.

Veja também

Quando as primeiras mudas começarem a aparecer, corte as menores, deixando crescer apenas as mais fortes e atraentes. Para um pé grande, foque em mais substrato e fuja dos vasos pequenos, dando maior chance para se desenvolverem.

tanamesa.com/Reprodução
Continua após a publicidade

Regas e iluminação 

A irrigação é um dos passos mais importantes ao plantar este tempero, pois, independente do recipiente, as regas precisam ser frequentes e, preferencialmente, no início da manhã ou final da tarde.  Mas atenção para não encharcar o cultivo e levar ao apodrecimento de suas raízes.

As pimentas biquinhos apreciam o clima tropical e subtropical, no mínimo, de 18ºC a 34ºC. Lembre-se quanto mais sol, melhor! Em caso de regiões frias, a germinação pode demorar mais.

melepimenta.com/Reprodução

Benefícios e propriedades 

Podendo ser consumida de várias formas, em pratos, doces, drinks, em conserva e até mesmo como um aperitivo, o que poucas pessoas sabem é que a pimenta possui muitos benefícios ao organismo – por ser rica em ferro, cálcio, magnésio, sódio e fósforo.

Além de todos estes, por possuir betacaroteno, responsável pela cor vermelha do fruto e um ótimo antioxidante, ela auxilia na absorção de vitaminas e fortalece o sistema imunológico.

As vitaminas B6, C e K1, também presentes, controlam o açúcar no sangue e ajudam no tratamento e prevenção de inflamações. Como se isso não fosse suficiente, ela também estimula a circulação local e diminui as dores musculares.

*Via Blog Plantei

Continua após a publicidade

Publicidade