Como plantar e cuidar de peônias

Um manual completo para quem quer ter flores incríveis no jardim

Por Redação Atualizado em 10 jun 2022, 19h53 - Publicado em 12 jun 2022, 19h00
Flores de peônia rosadas.
Autumn Wood/the spruce

As peônias são as estrelas que florescem na primavera. Têm flores grandes e vistosas, aromas inebriantes e muita personalidade. De acordo com algumas estimativas, existem até 33 espécies diferentes dentro do gênero Paeonia, conhecidas coletivamente como peônias.

A maioria são perenes herbáceas, embora alguns sejam arbustos lenhosos. As peônias são de tamanho médio, têm raízes tuberosas que são uma combinação de raízes grossas de armazenamento e raízes finas, projetadas para absorver água e nutrientes.

O manuseio cuidadoso dessas raízes é fundamental para plantar ou transplantar peônias, bem como quando você está dividindo as plantas para propagá-las.

Flores de peônia rosadas.
Tadao Yamamoto/Aflo/Getty Images

As peônias de crescimento lento são categorizadas de muitas maneiras diferentes, como por tipo de flor ou por hábito de crescimento.

O tempo de floração das peônias varia do final da primavera ao final do verão, dependendo da variedade, mas todos os tipos são melhor plantados no outono. Isso dá à planta tempo para se estabelecer e estabelecer raízes antes do inverno.

Flores de peônia cor de rosa.
pxhere/Reprodução
  • Nome botânico Paeonia officinalis
  • Nome comum Peônia
  • Tipo de planta Arbusto herbáceo perene ou lenhoso
  • Exposição ao sol Sol pleno
  • Tipo de solo Bem drenante
  • pH do solo 6.5-7.0
  • Tempo de floração Final da primavera ao final do verão
  • Cor da flor Branco, rosa, rosa, vermelho, roxo profundo e coral
  • Área nativa Ásia, Europa e oeste da América do Norte
  • Toxicidade Levemente tóxico para humanos, tóxico para animais de estimação

Cuidados com Peônia

Flores de peônia cor de rosa.
pxhere/Reprodução

As peônias são plantas de jardim clássicas que podem prosperar por décadas com cuidado mínimo quando plantadas em solo que atenda às suas necessidades.

Dê a cada planta espaço suficiente para crescer até a maturidade sem ficarem espremidas. Isso significa um diâmetro de 90 a 120 cm para cada planta. Escolha um local protegido de ventos intensos.

As grandes flores pesadas desta planta podem fazer com que as hastes caiam durante chuvas fortes e intempéries. Suas peônias se beneficiarão de algum tipo de estacamento de suporte. Plante-as bem longe de outras árvores e arbustos, pois elas não gostam de competir por nutrientes e água.

Flores de peônia rosadas.
Nile/Pixabay/Reprodução

Peônias gostam de um bom frio no inverno. A fim de definir seus botões de flores, as raízes da peônia devem ser plantadas relativamente perto da superfície do solo – apenas cerca de 5 a 7,5 cm de profundidade.

Pode parecer estranho deixar as raízes tão expostas, mas as peônias realmente precisam desse resfriamento para atingir a dormência e definir os botões.

Iluminação

Ilustração científica de uma flor de peônia.

As peônias precisam de um local que receba pelo menos 6 horas de sol por dia e um dia inteiro de sol é ainda melhor. Sem luz solar suficiente, você terá menos flores e flores menores, e as plantas terão um risco maior de doenças fúngicas.

Solo

São muito adaptáveis, mas, idealmente, elas gostam de um solo bem drenado e levemente ácido (6,5-7,0 pH). Se você estiver plantando em solo argiloso e pesado, a correção com composto ou uma mistura de solo rotulada para azáleas e rododendros facilitará a instalação da planta.

Como as peônias podem permanecer no mesmo local por mais de 70 anos, tempo para preparar o solo antes do plantio é tempo bem gasto.

Flores de peônia rosadas.
Nile/Pixabay/Reprodução

As peônias de árvores gostam de um solo um pouco mais alcalino do que as peônias herbáceas padrão e não querem competir com outros arbustos.

Água

As peônias precisam de solo úmido e bem drenado para prosperar. Idealmente, eles devem receber 2,5 a 5 cm de água semanalmente. Elas podem prosperar em áreas relativamente úmidas, mas não são resistentes à seca. Cubra o solo com matéria orgânica para ajudá-las a reter água e diminuir a probabilidade de ervas daninhas.

Temperatura e Umidade

Flores de peônia cor de rosa.
MrGajowy3/Pixabay/Reprodução
Continua após a publicidade

As peônias preferem áreas mais frias e se saem melhor quando experimentam invernos frios.

Fertilizante

Alimente-as levemente. Uma aplicação anual de composto misturado com uma quantidade muito pequena de fertilizante ao redor da base da planta é o necessário. Quando você alimentar com composto e fertilizante, faça-o logo após as plantas terminarem de florescer.

Flores de peônia rosadas.
Geri Yurkon/Pixabay/Reprodução

Não sufoque as peônias com cobertura morta no inverno. Na primeira temporada de inverno, você pode cobrir frouxamente com agulhas de pinheiro ou casca desfiada, mas a cobertura deve ser removido imediatamente na primavera.

As peônias das árvores precisam de ferro e fosfato e se dão bem com uma alimentação anual de sulfato e farinha de ossos na primavera. Ao contrário das peônias herbáceas, elas precisam de alimentação regular com um fertilizante 5-10-5.

Poda

As peônias requerem pouca poda. Quando terminarem de florescer, corte os caules e galhos mortos. Se um caule parecer doente, corte antes da parte afetada. Se dois galhos roçarem um no outro, remova o galho menos desejável. Ao podar peônias, sempre corte logo acima do primeiro botão.

Flores de peônia cor de rosa.
pxhere/Reprodução

Corte todas as raízes minúsculas em cada divisão, deixando apenas as raízes grandes e carnudas. Replante as divisões o mais rápido possível, seguindo as instruções acima.

Envasamento

Azaleia sem folhas plantada em um torrão de terra.
Reprodução/Gardeningetc

As peônias são normalmente compradas em vasos de plantas ou com raízes nuas, muitas vezes embaladas com musgo de turfa ou aparas de madeira em sacos plásticos.

Ao escolher peônias em vasos, procure espécimes saudáveis, sem manchas nas folhas ou caules de aparência fraca. Ao plantar a partir de raízes tuberosas nuas, certifique-se de que o aglomerado de raízes tenha pelo menos três a cinco olhos.

Esses olhos eventualmente se alongarão e se tornarão os caules da planta. Uma peônia madura deve ter pelo menos três a quatro anos antes de ser dividida em raízes nuas. Tumores tuberosos com apenas um ou dois olhos ainda podem crescer, mas levarão mais tempo para se tornarem plantas florescentes estabelecidas.

Terra sendo colocado em vaso com uma pá pequena.
Dorling Kindersley/Alamy Stock Photo/Reprodução

Se uma peônia estabelecida precisar ser movida, o transplante deve ser feito com cuidado para evitar perturbar as raízes mais do que o necessário. Essas plantas podem prosperar no mesmo local por décadas, mas mover uma delas às pressas pode causar sua morte. Como em qualquer plantio, o outono é o melhor momento para mover uma peônia.

No novo local de plantio, lave o solo de 30 a 45 cm de profundidade e misture uma camada de 10 cm de composto ou musgo de turfa. Regue com 2,5 cm de água um ou dois dias antes do transplante. Sua peônia deve estar bem hidratada antes de movê-la.

Flor de peônia rosada.
Autumn Wood/the spruce

Cave ao redor da raiz da peônia usando uma pá afiada, pegando o máximo de solo possível. Deslize uma lona sob a raiz para mantê-la intacta, depois levante a planta do chão e carregue-a ou deslize-a cuidadosamente para o novo local.

No novo local, cave um buraco que seja duas vezes maior que o torrão da peônia e exatamente tão profundo quanto o torrão. Plante a peônia justamente na mesma profundidade em que estava em seu antigo local. Aterre ao redor da planta.

Aperte o solo com as mãos, mas não o aperte muito. Regue bem. Adicione uma camada de 7,5 cm de composto ou cobertura morta ao redor da base da planta. Isso manterá as raízes úmidas e frescas enquanto a planta está se estabelecendo em seu novo local.

Pragas/Doenças Comuns

Flores de peônia cor de rosa.
Daderot/Wikimedia Commons

As peônias são especialmente propensas ao mofo cinzento (botrytis). Para combater, certifique-se de que as peônias não sejam plantadas muito próximas umas das outras, garantindo que o ar circule entre as plantas. O uso de fungicidas de sabão de cobre também pode ajudar.

Os jardineiros costumam encontrar flores de peônia cobertas de formigas que são atraídas pelo néctar secretado altamente perfumado.

As formigas não prejudicam a planta e, de fato, podem atuar como um impedimento para outros insetos que se alimentam de flores e que podem transmitir doenças ou causar danos. Mas as formigas são provavelmente uma adição indesejada ao seu buquê de flores de corte. Basta sacudir suavemente as peônias cortadas antes de trazê-las para dentro de casa para decoração.

*Via The Spruce

Continua após a publicidade

Publicidade