Como plantar e cuidar de hibisco-da-síria

Tudo o que você precisa saber sobre a espécie

Por Redação Atualizado em 23 mar 2022, 22h40 - Publicado em 24 mar 2022, 19h00
Hibisco-da-síria
Autumn Wood/the spruce

O hibisco-da-síria é um hibisco de folha caduca que produz flores abundantes e vistosas no verão e no outono. As cinco pétalas vêm em uma variedade de cores – incluindo bicolores – que atingem 7,6 cm de diâmetro. As flores têm um estame proeminente e, muitas vezes, um centro de cor escura.

A espécie tem uma forma de vaso vertical natural com vários ramos e uma folhagem verde médio a escuro. Ela pode ser plantada na primavera ou no outono, e tem uma taxa de crescimento moderada de 30,4 a 60,9 cm por ano.

Hibisco-da-síria
Barry Winiker/Getty Images

Cuidados com o hibisco-da-síria

Este arbusto é tolerante às condições urbanas, calor, umidade, solo pobre e seca. É usado principalmente em decorações, sebe ou canteiros. Ele semeia sozinho, então esteja preparado para remover mudas se você não quiser tantas em sua paisagem.

As plantas jovens precisarão de rega e alimentação regulares para ajudar no desenvolvimento. Mas os ramos maduros não requerem muito cuidado, apenas planeje regar durante períodos prolongados de seca e corte regularmente para manter a forma desejada.

Hibisco-da-síria
Reprodução/Wikimedia Commons

Luz

Este tipo prefere sol pleno, o que significa pelo menos seis a oito horas de luz solar direta na maioria dos dias, mas também pode crescer em sombra parcial. No entanto, muita sombra pode minimizar a floração e contribuir para doenças, como problemas de fungos. Veja mais sobre iluminação de plantas aqui!

Solo

O hibisco-da-síria pode crescer em vários tipos de solo, incluindo solos limosos, arenosos e argilosos. Demanda um solo rico em nutrientes e bem drenado com um pH ligeiramente ácido a neutro, embora também possa tolerar um solo ligeiramente alcalino.

Hibisco-da-síria
Pixabay/Reprodução

Água

A espécie cresce melhor em solo úmido, mas os arbustos maduros podem tolerar alguma seca. Lembre-se que a planta não prosperará em condições extremas: condições muito secas ou muito úmidas. Portanto, não deixe o solo secar completamente e certifique-se de que não esteja encharcado.

Temperatura e umidade

Os arbustos são amantes do calor, mas também podem suportar invernos com temperaturas abaixo de zero, até -28ºC. Eles também podem lidar com alta umidade se tiverem boa circulação de ar. Caso contrário, pode promover o crescimento de fungos.

Hibisco-da-síria
Gardenia/Reprodução

Fertilizante

O fertilizante é recomendado, embora não seja obrigatório para ramos estabelecidos, apenas se a qualidade do solo for ruim. Use um fertilizante de liberação lenta no final do inverno ou início da primavera, seguindo as instruções do rótulo. Se você quiser usar práticas de cultivo orgânico, espalhe e trabalhe em 2,5 ou 5 cm de composto orgânico no solo ao redor da zona da raiz na primavera. Veja um passo a passo para fertilizar suas plantas aqui!

Poda

Por crescer naturalmente e de forma atraente, não precisa de muita poda. Mas você pode organizar seu crescimento a cada ano para manter o tamanho e a forma que deseja. Faça os cortes no final do inverno ou início da primavera para evitar retirar qualquer botão de flor no final da temporada. A poda das pontas dos caules incentivará mais flores. Remova quaisquer ramos danificados ou doentes à medida que surgirem.

Hibisco-da-síria
Michigan Bulb/Reprodução

Propagação 

A melhor maneira de propagar é por estacas de caule – que não é apenas barata, mas também permite que você continue a linhagem de uma variedade. A melhor época para fazer isso é no meio do verão. Veja como:

  1. Corte um caule do tamanho de um lápis, com 10 a 15 cm de comprimento. Retire as folhas da metade inferior do pedaço;
  2. Mergulhe a extremidade cortada no hormônio de enraizamento;
  3. Plante o terço inferior até a metade inferior do caule em um pequeno recipiente cheio de mistura de envasamento sem solo. Certifique-se de que o recipiente tenha orifícios de drenagem;
  4. Regue para umedecer levemente o meio de cultivo;
  5. Coloque um saco plástico transparente sobre o pote e o posicione em um local quente com luz indireta brilhante;
  6. Verifique o meio de cultivo a cada poucos dias para ter certeza de que permanece úmido. Adicione mais água se necessário, mas não deixe encharcar;
  7. Remova o saco plástico após sete dias;
  8. Verifique se há raízes em um a dois meses;
  9. Puxe suavemente a haste e, se você sentir resistência, o caule enraizou. O crescimento de novas folhas também é um sinal de desenvolvimento;
  10. Aguarde pelo menos um crescimento de haste de 5 cm antes de plantá-lo em seu jardim.
Hibisco Red Heart
Gardening Know How/Reprodução

Veja também

Como semear mudas

Apesar do hibisco-da-síria fazer o trabalho de semear sozinho no jardim, você também pode trabalhar com sementes. Comece dentro de casa enchendo um recipiente com mistura de envasamento sem solo e plantando cada semente com, aproximadamente, 1,2 cm de profundidade. Umedeça levemente o solo borrifando-o e coloque o recipiente perto de uma janela brilhante em uma sala que fique entre 23 e 26ºC. Mantenha o solo consistentemente úmido e você verá a germinação em duas a quatro semanas.

Hibernação

No inverno, idealmente, a espécie deve estar situada em um local protegido de ventos fortes, frios e secos. Se você mora em um local frio, adicione uma camada de cobertura ao redor de suas raízes para ajudar a isolar a muda do clima extremo.

Continua após a publicidade

Hibisco-da-síria
Pixabay/the spruce

Pragas comuns

O principal problema de pragas para este arbusto é o besouro japonês – mas eles são um pouco mais fáceis de controlar do que muitas outras pragas porque seu tamanho grande os torna perceptíveis.

Isso significa que você provavelmente os identificará antes que eles causem muitos danos à sua planta. A maneira mais fácil de se livrar deles é pegando com a mão e colocando em um pote cheio de água e sabão. O inseto respira através de sua pele, então uma camada de sabão sobre seu corpo efetivamente o sufoca.

Hibisco-da-síria
Autumn Wood/the spruce

Como fazer florescer

O tipo floresce prontamente ano após ano se tiver sol, nutrientes adequados e umidade do solo. As flores vistosas começam a aparecer no meio do verão e podem se estender até o meio do outono ou até mesmo até a geada.

As cinco pétalas proeminentes são levemente eriçadas e o estame tubular no centro é muito aparente. Elas atraem abelhas, borboletas, beija-flores e outros polinizadores. A remoção de flores gastas não é necessária para promover a continuação da floração. No entanto, isso impedirá a germinação de mudas.

Hibisco-da-síria
Plant Addicts/Reprodução

Problemas comuns 

Apesar de geralmente serem robustos, condições inadequadas podem causar alguns problemas comuns, entenda os principais:

Folhas amarelas

O excesso de água é muitas vezes o culpado quando as folhas começam a ficar amarelas. Verifique se a muda está plantada em solo com drenagem acentuada e que nunca esteja em condições de encharcamento. Pode ser necessário movê-la se estiver em um local mal drenado.

Não florescendo

Vários problemas podem resultar em um arbusto que não está florescendo bem ou não está florescendo de qualquer jeito. É possível que você tenha podado muito tarde na primavera e removido os botões de flores por acidente.

A seca também pode minimizar a floração, por isso dê ao seu ramo um pouco de água suplementar durante períodos muito quentes e secos. Além disso, o solo deficiente em fósforo pode resultar em baixa produção de flores e flores menores. Faça um teste de solo para ver se você está lidando com alguma deficiência e aplique fertilizante conforme necessário.

Tipos de hibisco-da-síria

Aqui estão algumas variedades populares:

Hibisco Blue Chiffon
Great Garden Plants/Reprodução

Blue Chiffon: Esta variedade tem duas camadas de pétalas com um tom azul-púrpura que florescem do meio do verão ao outono. Cresce de 2,4 a 3,6 m de altura com uma propagação de 1,8 a 3 m.

Hibisco Sugar Tip
Proven Winners/Reprodução

Sugar Tip: O nome refere-se às suas folhas variegadas com bordas branco-creme. Apresenta flores duplas rosa e cresce de 1,8 a 2,4 m de altura e 1,4 a 1,8 m de largura.

Hibisco White CHiffon
Gardenia/Reprodução

White Chiffon: O tipo é agraciado com flores brancas sólidas com um fundo contrastante. Cresce de 1,8 a 2,4 m de altura e 1,2 a 1,8 m de largura.

Hibisco Red Heart
Caribbean Garden Seeds/Reprodução

Red Hear: Com pétalas brancas com centros vermelhos escuros, os amantes de paisagismo de baixa manutenção ficarão felizes em saber que esta é uma planta estéril, por isso não produzirá mudas extras para remover.

*Via The Spruce

Continua após a publicidade

Publicidade