Como plantar e cuidar de Dracaena

Tudo o que você precisa saber para que suas mudas tenham uma ótima aparência o ano todo

Por Redação Atualizado em 12 abr 2022, 11h48 - Publicado em 12 abr 2022, 19h00
Dracaena
Anastassiya Bezhekeneva/Getty Images

Dracaena é uma das melhores plantas de interior para iniciantes e é amada por sua folhagem colorida e capacidade de sobreviver períodos sem muitos cuidados.

Em seu habitat, as mudas do gênero atingem proporções semelhantes a árvores e, mesmo em casa, podem facilmente crescer até 1,2 a 1,5 m de altura. Seus caules resistentes e folhas listradas criam uma característica escultural em uma sala iluminada.

Dracaena
Fir Mamat / Alamy Stock Photo/Gardeningetc

As formas mais populares são as cultivares de Dracaena fragrans, também conhecida como planta de milho, como ‘lemon lime’, com suas folhas largas verde-escuras, lima e amarelas, e ‘massangeana’, que produz folhagem verde pálida e escura.

Já a Dracaena marginata é outra favorita, sua folhagem fina e pontiaguda oferece uma aparência de palmeira – sendo o tipo tricolor uma bela forma colorida com folhas vermelhas.

Dracaena
Krystal Slagle/the spruce

Dracaena reflexa, ou ‘Canção da Índia’, é outra muda bonita, o visual de folhas amarelas e verdes brilhantes criam uma característica marcante.

Cuidados

Para que sua Dracaena prospere, existem algumas recomendações importantes – desde obter as condições de luz corretas em seu jardim interno até verificar regularmente se há pragas. Manter sua planta saudável é conhecer suas necessidades específicas, que vamos te explicar a seguir:

Dracaena
Евгения Матвеец / Alamy Stock Photo/Gardeningetc

Obtenha o equilíbrio de iluminação correto

As espécies do gênero precisam de pouca luz solar para manter suas belas cores, muito pode queimar a folhagem. Para alcançar esse meio termo, coloque-as no chão ou em uma mesa em uma sala iluminada, longe da janela. Evite também áreas próximas a radiadores, pois ressecam a muda.

Ao contrário de algumas plantas de casa, como a babosa, Dracaena não fica feliz em áreas externas, preferindo as condições mais quentes do dia e da noite dentro de casa.

Dracaena
Panther Media GmbH / Alamy Stock Photo/Gardeningetc

Gerencie a água e alimentação

Estas mudas prosperarão se você mantiver o composto úmido durante a estação de crescimento, da primavera ao outono, regando quando o topo do composto estiver quase seco. No inverno, reduza a atividade para que a terra fique apenas úmido.

Certifique-se de que estejam em um vaso com orifícios de drenagem na parte inferior. Regue em uma pia e deixe escorrer antes de colocá-la de volta em um recipiente à prova d’água ou, se sua planta for muito grande para fazer isso, coloque-a em um pires profundo que reservará o excesso de umidade à medida que for drenado. Esses métodos evitarão que o composto fique encharcado, o que pode levar ao apodrecimento do ramo.

Dracaena
Botanic World / Alamy Stock Photo/Gardeningetc

Ademais, elas gostam de umidade, então borrife as folhas toda semana ou coloque a espécie em um vaso com uma bandeja rasa cheia de pedrinhas e água. Para um crescimento saudável, utilize um fertilizante líquido balanceado uma vez a cada quinze dias da primavera ao outono.

Dracaena
Iryna Khabliuk / Alamy Stock Photo/Gardeningetc
Continua após a publicidade

Verifique a saúde da muda regularmente

Verificar os ramos regularmente e remover as folhas que mostram sinais de danos causados ​​por pragas manterá a maioria dos problemas sob controle. Pragas com maior probabilidade de infectar uma Dracaena incluem ácaro rajado, tripes e cochonilhas, que causarão folhas descoloridas ou distorcidas.

O melhor método para se livrar de tripes é sacudir a planta para que eles caiam. Eles podem ser controlados com armadilhas pegajosas suspensas acima da folhagem, porém, esses insetos raramente causam danos graves, então não se preocupe muito se seu ramo for dominado por eles.

Dracaena

Se você vir saliências escamosas ou semelhantes a conchas nos caules e folhas, os insetos sugadores de seiva são os culpados. Estes podem ser controlados mergulhando um pincel pequeno em álcool e aplicando-o sobre essas pragas. Remova plantas severamente infestadas.

Dracaena
Reprodução/Westwing

Principais problemas 

Rega irregular e baixos níveis de umidade podem levar a pontas de folhas marrons. Isso pode ocorrer se a muda estiver muito perto de um radiador ou de uma janela ensolarada, que ressecam a folhagem, ou se estiver sofrendo um longo período de seca. Resolva o problema regando, conforme descrito acima, e borrifando as folhas regularmente. Limpar a poeira das folhas também permitirá que ela absorva luz com mais eficiência.

As folhas da Dracaena também podem murchar ou descolorir se você as aguar demais, então garanta que seu pote tenha drenagem na base e nunca permita que a planta fique em adubo encharcado.

Dracaena
Photology1971 / Alamy Stock Photo/Gardeningetc

Elas raramente sucumbem à doença, mas podem desenvolver a mancha foliar, da doença fúngica, se forem regadas em excesso, o que resulta em pontos avermelhados ou marrons claros cercados por um halo amarelo na folhagem. Se você notar isso, remova as folhas infectadas, dê menos água e tente manter as folhas secas.

Dracaena
The Sill/Reprodução

Elas purificam o ar?

Pesquisas da NASA mostraram que a Dracaena é uma das melhores vegetações para ajudar a purificar o ar de produtos químicos poluentes, como benzeno e formaldeído, mas estudos mais recentes descobriram que você precisaria de uma floresta destes tipos para fazer uma diferença significativa aos níveis em sua casa.

No entanto, uma nova pesquisa mostrou que a capacidade dos ramos de regular os níveis de umidade em uma residência pode ajudar a suprimir os micróbios do ar, incluindo fungos e bactérias, em até 50%. Eles também melhoram nosso bem-estar mental, então ainda há muitas boas razões para adicionar um ao seu ambiente.

Dracaena
Reprodução/bloomscape

São boas para o quarto?

Desde que o seu quarto ofereça condições de luz adequadas, as espécies ficarão muito bem no cômodo. Essas adoráveis ​​frondosas preferem uma sala iluminada, mas em uma posição longe da janela, onde o sol direto não pode queimar suas folhas.

Embora elas precisem de um pouco de umidade para prosperar, não exigem níveis muito altos, portanto, não há necessidade de exibi-las como tipos para banheiros. Um quarto seria um bom lar se você estiver preparado para borrifar as folhas de vez em quando ou colocá-las em uma bandeja de seixos úmidos.

Apenas lembre-se de que todas as partes da família de plantas Dracaena são tóxicas para animais de estimação, então não são uma boa escolha se você tiver um filhote que está na fase de mastigação.

Dracaena
Adobe Stock/Reprodução

Quais são os benefícios?

Um dos principais benefícios do gênero é que elas são mudas de interior de baixa manutenção, ou seja, requerem muito pouco cuidado. A priori, elas não precisam de nada mais do que rega regular durante o período de crescimento e um pouco de fertilizante – também sobreviverá a curtos períodos de seca, embora as pontas das folhas possam ficar marrons se ficarem muito tempo sem água.

*Via GardeningEtc

Continua após a publicidade

Publicidade