Como plantar e cuidar de caladium

Inclua essa planta exuberante no jardim!

Por Redação Atualizado em 1 jun 2022, 15h41 - Publicado em 2 jun 2022, 19h00
Caladium com folhas brancas e manchas rosas.
Anastasiia Tretiak/the spruce

Caladium são plantas perenes tropicais que gostam de calor, têm folhagem quase incomparável e são excelentes plantas para casa. As folhas grandes, em forma de coração ou flecha, finas como papel vêm em uma impressionante variedade de cores e padrões. Um aglomerado de caladium é uma explosão de brancos, verdes, vermelhos e rosas mosqueados, raiados e listrados.

Eles podem facilmente causar o impacto visual de flores, mesmo sendo apenas folhagem. Plante esses tubérculos na primavera, depois que o pior do inverno tiver passado. Por mais exuberantes que sejam, as plantas de caladium são tóxicas para animais e humanos.

Caladium com folhas rosadas e bordas verdes.
Vengolis/Wikimedia Commons

Nome comum Caladium, coração-de-jesus, taiá, tajá, tinhorão

Nome botânico Caladium

Família Araceae

Tipo de planta Tropical perene

Tamanho maduro 30–80 cm de altura, 30–60 cm de largura

Exposição ao sol Luz indireta (interior), sombra total a parcial (exterior)

Tipo de solo Rico, bem drenado

pH do solo Ligeiramente ácido

Tempo de floração Primavera, verão, outono

Cor da flor Verde, rosa, branco, vermelho

Área nativa América Central, América do Sul

Toxicidade Tóxico para pessoas e animais de estimação

Caladium com folhas brancas e manchas rosas.
Anastasiia Tretiak/the spruce

Cuidados com caladium Muitos jardineiros usam essas plantas marcantes como destaques da paisagem. Ao ar-livre ou no interior, são plantas tuberosas sazonais cuja folhagem cresce da primavera ao outono, com pico no verão. Corte qualquer flor assim que aparecer para garantir que todas as energias das plantas sejam usadas para suas lindas folhas. O período de descanso ocorre no outono ou inverno. Seu período de descanso não é determinado pela temperatura ou ciclo de luz, mas por quanto tempo as plantas crescem.

Quando cultivadas em ambientes fechados, elas se saem melhor com muito calor, luz brilhante, mas indireta, e muita umidade. Mesmo nas melhores condições, a folhagem dela dura apenas alguns meses antes que as folhas comecem a morrer e a planta volte a ficar dormente, o que é normal.

Iluminação

Caladium com folhas brancas e veios verdes.
Tanaka Juuyoh/Pxhere/Reprodução

As plantas de caladium preferem luz indireta ou sombra moderada em ambientes fechados. Quanto mais estreitas as folhas, maior a quantidade de sol que elas podem suportar. Cultivá-las ao ar-livre em vasos oferece mais controle sobre as condições de luz. Algumas variedades mais novas podem ser cultivadas em pleno sol, mas a maioria precisa de proteção contra luz intensa. Ao cultivá-las em jardim, dê-lhes sombra parcial a sombra total – pleno sol queima suas folhas.

Solo

Plante em um solo rico e bem drenado no jardim ou em uma mistura para plantio em vasos, como uma mistura úmida de substrato e turfa. O solo do jardim deve ser igualmente rico e bem drenado. O pH ideal é levemente ácido, de 5,5 a 6,2.

Continua após a publicidade

Água

Caladium com folhas rosadas e bordas verdes.
mschiffm/Pixabay/Reprodução

Quando as folhas aparecerem, regue conforme necessário para manter o solo uniformemente úmido. Nunca deixe a planta secar, pois as folhas podem amarelar e cair. Pare de regar a planta quando as folhas começarem a morrer. Retome a rega na primavera após a dormência do inverno. Novas folhas reaparecerão à medida que as temperaturas aumentarem.

Temperatura e Umidade

Caladium com folhas brancas e manchas rosas.
Anastasiia Tretiak/the spruce

Quanto mais quente, melhor para elas. Ao plantar ao ar livre, você pode transplantar tubérculos em vasos após o inverno. As plantas cultivadas dessa maneira devem ser iniciadas dentro de casa quatro a seis semanas antes de transferi-las.

Fertilizante

Caladium com folhas brancas e manchas rosas junto a caladium com folhas brancas e veios verdes.
James St. John/Flickr

Fertilize a planta a cada duas semanas durante a estação de crescimento com fertilizante líquido de liberação lenta.

Tipos de caladium

Caladium com folhas brancas e manchas rosas.
Anastasiia Tretiak/the spruce

Existem literalmente muitas culturas para escolher – as variedades podem ser verdes, vermelhas, rosa, brancas e até laranjas. Quase todas são descendentes da C. bicolor, que é nativa da América do Sul. Alguns livros listam essas plantas como C. hortulanum. Escolha sua variedade com base em sua aparência. Eles farão um canteiro vistoso ou uma linda planta de destaque.

Propagação

Caladium com folhas rosadas e bordas verdes.
Jacques Gaimard/Pixabay/Reprodução

Quando as plantas morrem no outono ou no início do inverno, você pode guardar os tubérculos em um saco e replantá-los no próximo ano. Tubérculos maduros também podem ser divididos usando as seguintes etapas:

  1. Deixe as folhas morrerem no outono.
  2. Deixe o solo secar um pouco e levante os tubérculos do chão. Armazene em uma caixa em um local fresco, seco e escuro, como um porão, com temperaturas em torno de 12°C. No final do inverno/início da primavera, use uma ferramenta de corte afiada e estéril para cortar os tubérculos.
  3. Certifique-se de que cada nova seção de tubérculo tenha pelo menos um local de crescimento (com um olho ou um botão). Deixe os tubérculos “curarem” por uma semana, desenvolvendo um calo nas pontas cortadas.
  4. Plante os tubérculos com o “olho” voltado para cima ao ar livre ou em vasos novamente quando a próxima estação de crescimento começar e as temperaturas do solo estiverem acima de 20°C

Pragas Comuns

Caladium com folhas rosadas e bordas verdes.
Hartono Subagio/Pixabay/Reprodução

Caladium não são incomodados por muitas pragas. Mas, eles podem ser afligidos por lagartas e gafanhotos que mastigam as folhas e precisam de maneiras específicas para serem eliminados. Outras pragas que sugam as folhas e podem ser erradicadas com sabonetes inseticidas incluem:

  • Pulgões
  • Cochonilhas
  • Ácaros
  • Moscas brancas

Problemas comuns

Caladium com folhas brancas e veios verde escuro.
MAsummerbreak/Getty Images

As folhas de caladium são tipicamente coloridas e atraentes, então você percebe facilmente se as plantas têm problemas. Se suas folhas ficarem com cores feias, o problema pode ser fácil de corrigir.

Folhas ficando amarelas

As folhas ficarão amarelas se a planta estiver com excesso de água, recebendo muita luz ou experimentando estresse de temperatura e umidade. A planta também pode apresentar deficiências nutricionais, como falta de magnésio, nitrogênio ou ferro.

Folhas ficando marrons

Caladium com folhas rosadas e bordas verdes.
Kanchanalak Chanthaphun/Getty Images

Pode haver muitas razões pelas quais suas folhas estão ficando marrons, incluindo:

  • A planta está muito seca
  • Está recebendo muita luz solar direta
  • Não está recebendo umidade suficiente
  • Está superfertilizada

*Via The Spruce

Continua após a publicidade

Publicidade