Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Como plantar couve em vasos ou jardineiras

Professor de agronomia dá um passo a passo para o cultivo da couve: escolha do vaso, solo, rega, adubação, solo e colheita de couve.

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 abr 2025, 13h00 •
Como plantar couve em vasos ou jardineiras
 (Downtowngal/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade
  • Quem não gosta de uma couve picada fininha, crua ou refogada com alho e óleo? Se você quer ter essa verdura sempre à mão, saiba que plantar couve em vaso – ou, mais precisamente, em uma jardineira (de 30 cm X 30 cm) é uma ótima maneira de cultivar essa hortaliça, mesmo em espaços pequenos.

    De acordo com o professor do curso de Agronomia da Faculdade Una Lafaiete, Emerson Chaves Ferreira Gomes, os processos são semelhantes para o plantio em recipientes ou no chão. “A diferença é que em um vaso, a pessoa precisará de promover os cuidados com mais atenção, especialmente para proporcionar um local com boa luminosidade natural”, frisa.

    Aqui está o passo a passo para plantar couve no vaso ou em jardineira:

    1. Escolha do vaso

    Tamanho: o vaso deve ser grande o suficiente para acomodar o sistema radicular da couve, com pelo menos 30 cm de profundidade e 30 cm de diâmetro.

    Drenagem: certifique-se de que o vaso tenha furos de drenagem para evitar o acúmulo de água e o apodrecimento das raízes.

    Como plantar couve em vasos ou jardineiras
    (Elemara Duarte/Divulgação)

    2. Preparação do solo

    Preparo: use um solo leve e bem drenado. Pode misturar terra comum com composto orgânico ou húmus de minhoca para enriquecer o solo.

    Continua após a publicidade

    Cuidado: a couve prefere um solo rico em nutrientes, com pH entre 5,8 e 6,4.

    3. Plantio das sementes ou mudas

    Sementes: se for semear, coloque as sementes a uma profundidade de cerca de 1 cm e cubra com uma leve camada de terra. Regue bem.

    Mudas: se for plantar mudas, faça um buraco do tamanho da raiz da muda na horizontal e deite os caules das mudas no vaso, cobrindo as raízes com terra. O vaso terá que ser horizontalizado como uma jardineira.

    4. Cuidados com a irrigação

    Sem sede: a couve precisa de solo úmido, mas não encharcado. Regue regularmente, mas sempre verificando se a água está drenando bem.

    Continua após a publicidade

    Outro cuidado: evite molhar as folhas diretamente, pois isso pode propiciar o aparecimento de fungos.

    5. Exposição ao sol

    A couve precisa de bastante luz para crescer bem. Coloque o vaso em um local que receba pelo menos 4 a 6 horas de luz solar direta por dia.

    Como plantar couve em vasos ou jardineiras
    (Elemara Duarte/Divulgação)

    6. Fertilização

    A cada 15 a 20 dias, aplique um fertilizante equilibrado ou um fertilizante orgânico (como composto ou esterco de galinha) para fornecer os nutrientes necessários ao crescimento saudável.

    Continua após a publicidade

    7. Poda e colheita

    Quando colher: Quando as folhas da couve estiverem grandes o suficiente (cerca de 30 a 40 cm de altura), você pode começar a colher as folhas externas, permitindo que as internas continuem a crescer.

    Cuidado aqui também: evite cortar mais de um terço da planta de uma vez, para não estressar a couve.

    8. Controle de pragas

    Orgânico é mais saudável: fique atento a pragas comuns da couve, como pulgões e lagartas. Pode-se usar métodos orgânicos, como sabonete inseticida ou solução de água e vinagre, para controlar essas pragas.

    Publicidade