Como plantar e cuidar de alocasias

Também conhecida com Alocasia amazonica, cara-de-burro ou punhal-malaio, essa planta tropical é bem fácil de cuidar!

Por Kym Souza Atualizado em 14 mar 2022, 21h30 - Publicado em 15 mar 2022, 19h00
Alocasia (​​Alocasia x amazonica) em vaso branco sobre prateleira
Letícia Almeida/the spruce

Natural do Sudeste Asiático, a Alocasia (​​Alocasia x amazonica) é uma planta tropical popular, com folhas verde-escuras, que são acentuadas por nervuras esbranquiçadas ou verde-claras. As folhas são grosseiramente serrilhadas e, em alguns casos, a cor da folha aparece quase verde-púrpura. Podendo chegar a 60 cm, se cuidadas do jeito certo, veja como!

Cuidados com a Alocasia

Alocasia (​​Alocasia x amazonica)
Guia das Suculentas/Reprodução

A boa notícia é que cultivar a Alocasia x amazonica é muito fácil: Elas gostam de sol ou sombra filtrada e solo rico e úmido. Como a maioria das plantas tropicais, elas prosperam em temperaturas quentes e alta umidade e anseiam por muita água.

Luz

Alocasia (​​Alocasia x amazonica)
Gardentags/Reprodução

As plantas de orelha de elefante da Amazônia exigem muita luz indireta e brilhante. Eles podem sobreviver com 80% de sombra, mas preferem cerca de 60% de sombra, o que garantirá o melhor crescimento e um tom verde rico nas folhas. Tome cuidado para não expor a planta a raios diretos de luz solar, que podem branquear ou queimar as folhas.

Solo

Alocasia (​​Alocasia x amazonica)
Little Prince Plants/Reprodução

Esta planta prefere um solo de envasamento de drenagem rápida e bem aerado. Um solo orgânico e solto que contenha uma boa quantidade de turfa é o ideal. Se a mistura do solo for muito pesada, você pode ajustá-la com um pouco de areia ou perlita. Veja tudo sobre tipos de solo aqui!

Veja também

Água

Alocasia (​​Alocasia x amazonica) em vaso marrom texturizado
LuvPlants/Reprodução
Continua após a publicidade

Mantenha o solo úmido, mas lembre-se de que as cara-de-burro não gostam de raízes molhadas. Se possível, regue sua planta pela manhã por baixo (na zona da raiz) para evitar que as folhas fiquem muito molhadas. A planta precisa de um período de descanso no inverno, portanto, permita que o solo fique quase seco entre as regas durante esses meses. No entanto, não deixe secar completamente, pois a planta pode ficar dormente.

Temperatura e Umidade

Alocasia (​​Alocasia x amazonica) em vaso com aparência de pedra lilás (como quartzo)
Happy Houseplants/Reprodução

Como uma planta tropical, ela ficará adormecida ou morrerá se exposto a temperaturas frias. Ele gosta de estar em um clima semelhante ao seu nativo Sudeste Asiático, com temperaturas variando entre 18°C e 23°C.

Além disso, a planta adora níveis de umidade acima da média. Você pode começar deixando sua Alocasia em uma sala tipicamente úmida em sua casa (como um banheiro), mas também pode precisar colocar a planta em uma bandeja de umidade com pedrinhas ou investir em um pequeno espaço um umidificador para colocar nas proximidades.

Fertilizante

Raiz de Alocasia (​​Alocasia x amazonica)
Letícia Almeida/the spruce

A Alocasia x amazonica tende a precisar de muito alimento durante o período de crescimento e responde bem às aplicações de um fertilizante balanceado diluído. A partir da primavera, fertilize a planta a cada duas semanas, parando no final do verão e recomeçando o ciclo no início da primavera seguinte. Ocasionalmente, as folhas da planta ficam amarelas – se isso acontecer, tente adicionar fertilizantes com micronutrientes ou polvilhe sais Epsom ao redor da base da planta uma vez por mês.

*Via The Spruce

Continua após a publicidade

Publicidade