Como cultivar gengibre em vaso

Veja o passo a passo para cultivar o gengibre em casa e desfrutar de todos os seus benefícios anti inflamatórias e antioxidantes

Por Redação Atualizado em 4 jun 2021, 10h51 - Publicado em 6 jun 2021, 18h00
Gengibre cortado em fatias em mesa de madeira.
Love The Garden/Reprodução

O que é?

O gengibre é uma erva tropical picante usada para adicionar um sabor inconfundível a uma variedade de pratos doces e salgados. Um super alimento poderoso, o gengibre contém propriedades antibióticas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Muitas pessoas valorizam o gengibre por sua comprovada capacidade de ajudar com resfriados, dores musculares e náuseas.

Esta planta de clima quente – originária das ilhas de Java, na Índia, e da China – cresce o ano todo em lugares quentes, mas os jardineiros de clima mais fresco podem cultivar gengibre em vasos e colher as raízes picantes durante todo o ano. A primavera é a estação ideal para começar a plantar!

Passo a passo para cultivar

 

Continua após a publicidade

1. Consiga um gengibre

 

Continua após a publicidade

Pedaços de gengibre molhados com brotos saindo de alguns bulbos
This is my garden/Reprodução

Se você ainda não tem acesso a uma planta de gengibre, pode comprar um pedaço no mercado ou feira do tamanho do seu polegar ou um pouco mais. Procure raízes firmes e de cor clara com pequenos botões protuberantes nas pontas. Se você encontrar um gengibre orgânico é melhor, pois a variedade que possui produtos químicos pode ter dificuldade de germinar.

2. Prepare o vaso

 

Continua após a publicidade

Pequeno broto de gengibre surgindo de vaso
Gardening Know How/Reprodução

Pegue um vaso grande e fundo, com orifício de drenagem no fundo. Lembre-se de que o pedaço de gengibre que você plantar pode crescer e se tornar uma planta de 90 cm quando adulta. Preencha o vaso até a metade com substrato solto, rico e bem drenado.

Veja também

3. Plantio

 

Continua após a publicidade

Vaso com plantas de gengibre já adultas. Raízes emergindo da terra.
Homesteading/Reprodução

Mergulhe seu gengibre em uma tigela de água morna por várias horas ou durante a noite. Em seguida, plante a raiz do gengibre com o botão apontando para cima e cubra a raiz com 2,5 a 5 cm de solo. Regue levemente. Seja paciente, pois o cultivo de gengibre em vaso leva tempo. Você deve ver brotos emergindo da raiz em duas ou três semanas.

4. Cuidados

Coloque seu vaso em uma ambiente quente, onde ele fique exposto à luz solar indireta. Se estiver ao ar livre, coloque o gengibre em um local que recebe o Sol da manhã, mas permanece à sombra durante as tardes quentes. Se a temperatura cair para menos de 10 °C, traga seu vaso para dentro de casa ou para um local mais quente.

Regue o necessário para manter a terra úmida, mas não a ponto de ficar encharcado. Fertilize o gengibre a cada seis a oito semanas, dando preferência para os fertilizantes orgânicos.

5. Colheita

 

Continua após a publicidade

Gengibre retirado da terra.

Colha o gengibre quando as folhas começarem a amarelar – geralmente cerca de oito a dez meses.

*Via Gardening Know How

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade