Como cultivar filodendro rosa
Lindo e muito procurado, ele está no topo da lista de desejos de muitos colecionadores

Vai um toque rosa aí? Caracterizada por folhas verdes em forma de coração com traços de rosa chiclete, Philodendron erubescens é verdadeiramente único no mundo das plantas. Sua variegação ocorre devido a processos naturais.
Aprender como cuidar adequadamente de seu filodendro rosa é a chave para garantir que ele mantenha uma cor brilhante. Felizmente, como acontece com muitas mudas do gênero, seu cuidado é bastante simples. A espécie é perene, com tamanho adulto de 60 cm a 1,2 m de altura e largura.
Cuidados
Nativa da Colômbia, o filodendro rosa é da família Araceae e muito fácil de cultivar. Dito isso, há algumas coisas importantes que se deve ter em mente para garantir que você esteja maximizando a variegação nas folhas.
Luz
Fornecer iluminação suficiente à sua muda é o fator mais importante que influencia a quantidade de cor que terá. Escolha um local que receba várias horas de luz indireta e brilhante.
Quando cultivada dentro de casa, a espécie também pode tolerar algumas horas de claridade direta, o que pode ajudar no seu desenvolvimento. Se você não tem um local adequado, é recomendado comprar uma lâmpada de cultivo. Caso contrário, as folhas começarão rapidamente a voltar ao verde e perderão seu impressionante tom.
Solo
Por fazer parte da família Araceae, o filodendro rosa gosta de solo arejado e bem drenado, rico em matéria orgânica. Uma mistura de uma parte de substrato padrão, de perlita e de casca de orquídea é ideal.
Água
Ague bem e deixe a metade superior do solo secar entre as regas. Certifique-se de que a muda nunca está sentada em substrato alagado, pois são suscetíveis à podridão das raízes. Se você não tiver certeza se precisa de água, tome cuidado e espere outro dia.
Veja também
Temperatura e umidade
A espécie se dá melhor em condições quentes e úmidas – embora os níveis típicos de temperatura e umidade domésticos sejam bons para essas plantas resistentes. O ideal é manter seu ramo em temperaturas entre 18 a 26ºC e fuja de temperaturas abaixo de 15ºC.
Fertilizante
Durante a estação de crescimento (primavera e verão), ele se beneficia de alimentações mensais regulares com um fertilizante líquido balanceado. Pare de fertilizar no início de outono, quando entrar no período de dormência.

Propagação
Como acontece com a maioria dos filodendros, esta espécie pode ser facilmente propagada por estacas de caule. Isso ajudará você a criar uma nova planta, e deixará a existente mais arbustiva e com uma variegação intensa (especialmente se as folhas começaram a reverter).
Veja como você pode fazer isso por meio de estacas em apenas algumas etapas fáceis:
Primeiro, escolha onde você vai cortar o caule. Escolha um corte que tenha de duas a três folhas e a mesma quantidade de nós expostos na parte inferior do corte. Use uma tesoura de poda afiada e separe a abertura que acabou de realizar.

Remova as folhas inferiores do corte, deixando apenas duas ou três folhas no topo. Deixe o pedaço de lado por 12 a 24 horas – para permitir que a borda endureça. Depois, coloque em água e em um local que receba luz indireta brilhante. Veja se os nós expostos estão submersos o tempo todo.
Dentro de 2 a 3 semanas, você deve começar a notar novas raízes brotando da muda. Uma vez que elas tenham crescido até pelo menos 2,5 cm de comprimento, o pedaço pode ser transferido de volta para o solo. Use uma mistura de substrato bem drenada e muita água.

Pragas e doenças comuns
O filodendro rosa é suscetível a uma série de pragas e doenças comuns de ramos domésticos. As pragas comuns incluem cochonilhas, pulgões, ácaros, cochonilha de escama e mosquitos do fungo. As doenças incluem podridão da raiz, que é consequência do excesso de água, e a mancha de ferrugem, que surge de uma infecção fúngica.

Problemas frequentes
Com os devidos cuidados, eles são relativamente livres de problemas – estes geralmente surgem de irrigação, umidade ou luz inadequadas.
Bordas marrons
As bordas douradas das folhas são, geralmente, resultado da falta de umidade, que faz com que as folhas comecem a secar. Infelizmente, não há como reverter o dano depois que ele aconteceu, mas se você aumentar a umidade ao redor da planta, isso deve evitar o escurecimento ainda maior.

Partes marrons
A última coisa que você quer ver em sua bela variação rosa são manchas marrons, mas isso pode acontecer se você expor ela a uma luz muito forte.
Os delicados toques de cor tendem a queimar sob condições de iluminação adversas, gerando grandes manchas de queimadura. Às vezes, isso também pode aparecer por causa da falta de umidade, conforme mencionado acima.

Por que minha muda está perdendo sua tonalidade rosa?
Provavelmente, isso se deve à falta de iluminação. Verifique se o ramo está recebendo luz indireta e brilhante e nunca o posicione em condições de pouca claridade.
E por que está ficando comprida?
O crescimento de pernas compridas é uma indicação de que sua muda não está recebendo luz suficiente, fazendo com que as folhas tentem “alcançar” o brilho. Mova seu vaso para um local mais claro para que esses novos crescimentos longos não surjam.
*Via The Spruce