Como cultivar ficus elástica

Saiba mais sobre os cuidados com a falsa-seringueira e adicione uma das plantas de casa mais populares à sua coleção

Por Redação Atualizado em 25 fev 2022, 15h26 - Publicado em 26 fev 2022, 19h00
Ficus elastica (Falsa-seringueira) em vasos cinza, branco, e rosa salmão, com fundo branco do lado esquerdo e laranjda do lado direito
Beards & Daisies/Gardeningetc

Se você gosta de plantas robustas, com folhas grandes, você precisa conhecer a falsa-seringueira! Nas condições ideias (com iluminação e rega certas), elas se transformarão rapidamente em espécimes atraentes, sevindo de ponto focal para qualquer ambiente onde você a coloque!

Ficus elastica (Falsa-seringueira) grande ao lado de uma cadeira, sobre um tapete com padrão geométrico e quadro na aprede
Beards & Daisies/Gardeningetc

Também conhecida como Ficus elastica (nome científico), a falsa-seringueira é um membro da família da figueira e recebe o nome comum pelo fato de suas folhas serem grossas e flexíveis, não porque produz borracha, como a seringueira em si. As grandes folhas brilhantes têm uma sensação tropical, o que faz todo sentido, já que ela é originária da Ásia, particularmente da Índia, Malásia e Java. Na natureza, a seringueira cresce em uma grande árvore ornamental.

Ficus elastica (Falsa-seringueira) em vaso marmorizado
Patch Plants/Gardeningetc

Se o interesse foi plantado, agora você precisa saber sobre os cuidados com a seringueira e, a partir de então, será fácil, pois é bastante perfeito em termos de ser uma das melhores plantas de interior que você pode escolher!

3 dicas para cuidar da falsa-seringueira

 

Ficus elastica (Falsa-seringueira) pequena em vaso rosa, fundo branco
Leaf Envy/Gardeningetc

Extremamente bonita e pouco exigente no cuidado, não é à toa que a falsa-seringueira é uma das favoritas para se ter em casa. Veja como cuidar para que a sua cresça bonita e saudável!

Veja também

1. Local

 

Ficus elastica (Falsa-seringueira) em vaso de cimento
Beards & Daisies/Gardeningetc

Acostumadas com o clima tropical, essas plantas precisam estar em lugares à temperatura ambiente, mais próximo do calor do que do frio. Correntes frias e temperaturas muito baixas podem prejudicar a planta. Já com relação à luz, o sol precisa bater nela de forma indireta, do contrário, as folhas podem ficar queimadas.

2. Folhas

 

Ficus elastica (Falsa-seringueira)
Olesya Basova/Getty Images/Gardeningetc
Continua após a publicidade

O maior atrativo dessa planta são as folhas, então é importante cuidar delas. Também pensando no clima de onde ela é nativa, umidade é extremamente importante, por isso, borrife água para garantir a hidratação necessária, e passe um pano nelas para tirar o pó e liberar os poros das folhas.

3. Rega

 

Ficus elastica (Falsa-seringueira) junto de outras plantas pequenas
Dobbles Garden Centres/Gardeningetc

Procure manter o solo úmido, mas não encharcado, o excesso de água pode afogar a planta e pode ser visto nas folhas marrons e caídas. A frequência ideal para a rega é semanal, sempre garantindo que o solo não esteja úmido ainda e que ele tenha uma boa drenagem. No inverno, a frequência pode mudar para cada quinze dias.

Dicas para replantar a Falsa-seringueira

 

Ficus elastica (Falsa-seringueira) sendo envasada
Byakkaya/Getty Images/Gardeningetc
  • Essas plantas crescem muito rápido e podem chegar aos 3 m de altura, então pode ser que você precise replantar em algum momento. Veja as dicas:
  • Use uma mistura de composto de boa qualidade. Encha o novo vaso para que a raiz fique logo abaixo da borda.
  • Coloque a ficus elastica vaso novo, soltando suavemente a raiz à medida que for fazendo.
  • Preencha com adubo, pressionando levemente para garantir que a planta esteja reta e firmemente ancorada no vaso novo.
  • Regue bem a planta depois de replantá-la e não a deixe secar completamente enquanto estiver se adaptando ao novo vaso.

Poda da Ficus elastica

 

Ficus elastica (Falsa-seringueira) próxima a uma porta de vidro em vaso de cimento
The Stem/Gardeningetc

Às vezes, as seringueiras ficam com as folhas longas, então você pode precisar dar um jeito nelas podando-as. O melhor momento é no final do inverno, com uma boa tesoura, para que a planta consiga voltar a crescer sem problemas.

Ficus elastica (Falsa-seringueira) ao lado de uma sofá cinza e uma luminária de chão
The Stem/Gardeningetc

As hastes das seringueiras vazam seiva branca quando cortadas, que eventualmente escurecem quando expostas ao oxigênio, de modo que as hastes podem acabar parecendo um pouco confusas a princípio, mas você pode disfarçar pela folhagem. E a poda vai estimular o crescimento contínuo da planta.

Plantas para se ter junto com a Falsa-seringueira

 

Parede com prateleiras com plantas, entre elas, a Ficus elastica (Falsa-seringueira)
Dobbles Garden Centres/Gardeningetc

Além de encontrar um local com luz brilhante e indireta, sua seringueira se beneficiará do crescimento ao lado de outras plantas de casa, pois ajudará a criar o ambiente úmido que elas amam. Veja a lista:

 

Continua após a publicidade

Publicidade