Como cultivar ficus elástica
Saiba mais sobre os cuidados com a falsa-seringueira e adicione uma das plantas de casa mais populares à sua coleção

Se você gosta de plantas robustas, com folhas grandes, você precisa conhecer a falsa-seringueira! Nas condições ideias (com iluminação e rega certas), elas se transformarão rapidamente em espécimes atraentes, sevindo de ponto focal para qualquer ambiente onde você a coloque!

Também conhecida como Ficus elastica (nome científico), a falsa-seringueira é um membro da família da figueira e recebe o nome comum pelo fato de suas folhas serem grossas e flexíveis, não porque produz borracha, como a seringueira em si. As grandes folhas brilhantes têm uma sensação tropical, o que faz todo sentido, já que ela é originária da Ásia, particularmente da Índia, Malásia e Java. Na natureza, a seringueira cresce em uma grande árvore ornamental.

Se o interesse foi plantado, agora você precisa saber sobre os cuidados com a seringueira e, a partir de então, será fácil, pois é bastante perfeito em termos de ser uma das melhores plantas de interior que você pode escolher!
3 dicas para cuidar da falsa-seringueira

Extremamente bonita e pouco exigente no cuidado, não é à toa que a falsa-seringueira é uma das favoritas para se ter em casa. Veja como cuidar para que a sua cresça bonita e saudável!
Veja também
- Protea: como cuidar da planta “it” de 2022
- Como plantar e cuidar de marantas
- Costela-de-adão: tudo o que você precisa saber sobre a espécie
1. Local

Acostumadas com o clima tropical, essas plantas precisam estar em lugares à temperatura ambiente, mais próximo do calor do que do frio. Correntes frias e temperaturas muito baixas podem prejudicar a planta. Já com relação à luz, o sol precisa bater nela de forma indireta, do contrário, as folhas podem ficar queimadas.
2. Folhas

O maior atrativo dessa planta são as folhas, então é importante cuidar delas. Também pensando no clima de onde ela é nativa, umidade é extremamente importante, por isso, borrife água para garantir a hidratação necessária, e passe um pano nelas para tirar o pó e liberar os poros das folhas.
3. Rega

Procure manter o solo úmido, mas não encharcado, o excesso de água pode afogar a planta e pode ser visto nas folhas marrons e caídas. A frequência ideal para a rega é semanal, sempre garantindo que o solo não esteja úmido ainda e que ele tenha uma boa drenagem. No inverno, a frequência pode mudar para cada quinze dias.
Dicas para replantar a Falsa-seringueira

- Essas plantas crescem muito rápido e podem chegar aos 3 m de altura, então pode ser que você precise replantar em algum momento. Veja as dicas:
- Use uma mistura de composto de boa qualidade. Encha o novo vaso para que a raiz fique logo abaixo da borda.
- Coloque a ficus elastica vaso novo, soltando suavemente a raiz à medida que for fazendo.
- Preencha com adubo, pressionando levemente para garantir que a planta esteja reta e firmemente ancorada no vaso novo.
- Regue bem a planta depois de replantá-la e não a deixe secar completamente enquanto estiver se adaptando ao novo vaso.
Poda da Ficus elastica

Às vezes, as seringueiras ficam com as folhas longas, então você pode precisar dar um jeito nelas podando-as. O melhor momento é no final do inverno, com uma boa tesoura, para que a planta consiga voltar a crescer sem problemas.

As hastes das seringueiras vazam seiva branca quando cortadas, que eventualmente escurecem quando expostas ao oxigênio, de modo que as hastes podem acabar parecendo um pouco confusas a princípio, mas você pode disfarçar pela folhagem. E a poda vai estimular o crescimento contínuo da planta.
Plantas para se ter junto com a Falsa-seringueira

Além de encontrar um local com luz brilhante e indireta, sua seringueira se beneficiará do crescimento ao lado de outras plantas de casa, pois ajudará a criar o ambiente úmido que elas amam. Veja a lista:
- Figueira-lira (Ficus-lira)
- Orquídeas (Orchidaceae)
- Babosa (Aloe vera)