Como cuidar das plantinhas no inverno

Confira dicas de especialistas para manter suas companheiras de jardim saudáveis no frio

Por Redação Atualizado em 21 jun 2022, 17h32 - Publicado em 23 jun 2022, 19h00
Plantas em vasos dentro de casa.
Beards & Daisies/Gardeningetc

É importante saber cuidar de plantas no inverno, seja você a mãe ou pai de apenas alguns vasos ou de um jardim interno. Suas filhas verdes podem estar diminuindo de crescimento durante os meses mais frios, mas ainda precisam de carinho para garantir que permaneçam saudáveis.

Claro, há muitas ideias lindas de jardins de inverno para recriar ao ar livre. Mas, adicionar vegetação ao interior da casa significa que você pode desfrutar de todos os benefícios da suas plantinhas no calor do seu lar.

E não se trata apenas de todas as prateleiras dignas do Instagram que você pode criar — pesquisas sugerem que as plantas de casa podem fazer maravilhas pelo nosso bem-estar mental e físico.

Animação de pessoa cuidando de suas plantas
Huffpost/Reprodução

Até agora tudo bem. Mas nesta época do ano, é crucial saber cuidar adequadamente das plantas no inverno, para que você possa mantê-las prósperas. Felizmente, temos todas as dicas que você precisa.

Dicas de especialistas

Da frequência da rega até o melhor lugar para colocá-las, nossos conselhos manterão suas plantas com a melhor aparência possível nesta temporada.

1. Poda regular

Planta tendo folha amarelada podada.

Algumas das plantas de interior mais fáceis de cultivar são clorofitos, ficus benjamina, heras ornamentais, samambaia, espada-de-são-jorge, lírio da paz e a munguba.

Com a ajuda de uma boa tesoura de poda, corte regularmente todas as folhas marrons e pontas mortas (especialmente em plantas novas com flores). Isso não apenas fará com que a aparência delas pareça melhore, mas também ajudará a evitar doenças.

Estante com vasos de diferentes espécies
Erik Mclean/Pexels

E por falar em mantê-las saudáveis, lembre-se de ficar de olho nas pragas, que adoram casas aconchegantes e com aquecimento central. Verifique as folhas todas as semanas e limpe-as se encontrar alguma coisa ou use um spray orgânico.

2. Muita luz natural

Plantas em vasos dentro de casa.
Nick Pope/Future/Gardeningetc

“A escuridão da tarde é algo que ninguém gosta no inverno”, diz Jo Lambell, fundadora da Beards & Daisies — suas plantas de casa incluídas. À medida que os dias ficam mais curtos, mova suas plantas de interior para onde elas possam aproveitar ao máximo a luz natural disponível. A maioria prefere que seja brilhante, mas indireta.

Limpar as folhas com um pano macio e úmido também remove poeira e sujeira, ajudando-as a maximizar o aproveitamento da luz do dia.

“Você pode achar que suas plantas precisam de fontes adicionais de luz para prosperar”, acrescenta Jo. “Considere adicionar uma luz de LED.”

3. Temperatura constante

Plantas em vasos dentro de casa.
Beards & Daisies/Gardeningetc

“Acionar o aquecimento central ou não? Este é sempre um assunto controverso em residências e escritórios – e também um ponto de discórdia para as plantas”, diz Jo Lambell.

“Tanto as saídas de aquecimento central quanto os radiadores geram ar seco que pode perturbar as plantas tropicais que prosperam em condições úmidas. Certifique-se de que suas plantas não estejam posicionadas perto deles e considere maneiras adicionais de completar suas necessidades de umidade.”

Continua após a publicidade

Jade
SARA TOUFALI/My Domaine

Elas também não gostam de ficar muito geladas. Colocar suas plantas ao longo de uma janela pode parecer uma solução lógica para atender às suas necessidades de luz natural, mas pode ficar muito frio para elas durante a noite.

Este é especialmente o caso se elas estiverem presas atrás de cortinas fechadas, pois o ar frio ficará preso lá. Para contornar isso, basta movê-las todas as noites e colocá-las de volta na manhã seguinte.

No geral, as plantas serão mais felizes em algum lugar com temperatura constante, longe de fontes de calor direto e correntes de ar.

4. Aumente a umidade

Jovem regando uma planta em vaso.

Uma das melhores e mais fáceis maneiras de aumentar a umidade de suas plantas é borrifando-as. No inverno, faça isso a cada poucos dias, usando água morna para não chocá-las termicamente.

Você também pode colocá-las também em cascalho úmido, o que ajuda a manter as raízes saudáveis também. E Jo Lambell sugere considerar agrupar suas plantas, pois elas retêm a umidade entre as folhas.

Se você tem um banheiro com bastante luz natural, mudá-las para lá pode ser uma boa opção. As cozinhas também são geralmente mais úmidas.

5. Reduza o fertilizante

Jiboia em vaso de barro.
Kara Riley/the spruce

Você pode pensar que fertilizar as plantas pode dar-lhes um impulso útil durante os meses de inverno, mas para plantas de casa, é melhor adiar.

“Com o crescimento reduzido durante os meses mais escuros, o fertilizante pode na verdade causar um acúmulo de sais e minerais no solo”, diz Jo. “Aguarde para reintroduzir na primavera.”

Frequência de rega

Pessoa regando planta em vaso.

“Muitas plantas de casa passam por um período de dormência no inverno – pense nisso como elas entrando em hibernação e descansando bem após um verão de crescimento”, explica Jo.

“Isso significa que o crescimento delas diminuirá nos meses mais frios e não precisarão de tanta água”, diz ela. Na verdade, ser muito entusiasmado com a rega é um erro comum que pode levá-las a apodrecer — e isso vale para as plantas ao ar livre também.

Espada de São Jorge em vasso.
Alonda Baird/the spruce

Regue-as apenas quando os 5 cm superiores do solo estiverem secos ao toque, aconselha Jo. “E quando você se hidratar, não use água fria, pois isso pode machucá-las – use água em temperatura ambiente em vez disso.”

Quais plantas precisam de atenção extra durante o inverno?

Folha de orquídea amarelada.
Gardening Chores/Reprodução

A exceção à regra de reduzir o fertilizante e a água fica com as plantas que estão crescendo ou florescendo: geralmente violetas africanas, orquídeas ou ciclâmens.

Elas precisarão de nutrientes e umidade periódica, mas sempre verifique as instruções, pois algumas, como orquídeas e plantas cítricas, têm fertilizantes específicos amplamente disponíveis on-line.

*Via Gardening Etc

Continua após a publicidade

Publicidade