Como plantar e cuidar da sua planta de café

Para além da produção de café, a Coffea pode ser uma planta de interior maravilhosa com as suas flores brancas

Por Redação Atualizado em 12 Maio 2022, 23h26 - Publicado em 16 Maio 2022, 19h00
Vasos brancos com plantas de café
Sphoto/Getty Images

A mesma planta de café que fornece os grãos para sua xícara de café da manhã todos os dias também é uma planta bonita e fácil de cultivar. Com sua folhagem verde-escura brilhante e hábito de crescimento ereto, esta sempre-viva tropical de baixa manutenção pode adicionar uma vibe arejada de férias a qualquer espaço.

As plantas de café cultivadas em ambientes fechados acabarão produzindo flores brancas pequenas e perfumadas após cerca de cinco anos sob as condições certas. Para produzir bagas vermelhas brilhantes – cada uma das quais criará dois deliciosos grãos de café –, elas devem ser polinizadas à mão.

Portanto, embora seja possível cultivar um punhado de seus próprios grãos de café, a sua melhor aposta é apreciar a planta por sua vegetação exuberante, qualidades de limpeza do ar e facilidade de cuidado. Como as plantas de café são tóxicas para animais de estimação, tenha cuidado!

Nome Botânico: Coffea Nome comum: Planta de café Tipo de planta: Arbusto perene Tamanho maduro: 3 a 3,3 metros de altura Exposição ao sol: luz forte e indireta Tipo de solo: solo de envasamento à base de turfa bem drenado pH do solo: 6 a 6,5 Toxicidade: Tóxica

Cuidados com as plantas

Vaso com planta de café e xícara de café
Lili Graphie/Getty Images

Mantenha o solo de sua planta de café consistentemente úmido, mas não encharcado. Use uma mistura de solo bem drenada e levemente ácida para que a planta não fique encharcada.

Além disso, verifique o solo pelo menos uma vez por semana no início para estabelecer uma rotina de rega. A sua planta provavelmente precisará de menos água nos meses de inverno do que durante a estação de crescimento.

Alimente a sua planta de café usando fertilizante de planta de casa padrão diluído até a metade a cada dois meses durante a primavera e o verão. Quando o outono chegar, pare sua rotina de fertilização até a primavera seguinte.

Lembre-se de que as plantas de café podem atingir 3,3 metros de altura na maturidade (embora sejam muito mais curtas quando cultivadas em ambientes fechados). Portanto, se você planeja fertilizar regularmente, certifique-se de ter um espaço grande o suficiente para acompanhar seu crescimento.

Melhores condições de crescimento para plantas de café

Vaso branco com planta de café
Almaje/Getty Images

O habitat natural do cafeeiro é o sub-bosque de uma selva quente e úmida, e eles crescem melhor em um clima semelhante ao das plantas de casa. A temperatura ideal é acima de 18 graus – temperaturas congelantes podem matar sua planta, portanto mantenha-a em um local quente, longe de correntes de ar frias.

Uma maneira fácil de criar mais umidade ao redor de sua planta é encher uma bandeja rasa com uma camada de seixos e adicionar água abaixo do topo dos seixos. Coloque seu vaso de plantas em cima da bandeja, certificando-se de que o fundo do vaso e a superfície da água não se toquem.

A água na bandeja vai evaporar lentamente, adicionando umidade ao ar ao redor de sua planta. Esta espécie também é uma ótima candidata para crescer como planta de banheiro.

Escolha um local para sua planta que receba luz forte, indireta ou luz . A luz solar direta pode ser prejudicial – manchas marrons nas folhas são um sinal de que a sua planta está recebendo muito sol. Por outro lado, bordas marrons crocantes indicam excesso de água. Uma planta de café que recebeu muita água vai parecer caída ou com pernas compridas.

Tipos de plantas de café

Vaso azul com planta de café
Andreas Häuslbetz/Getty Images

O gênero Coffea na verdade abrange cerca de 120 espécies e variedades individuais de plantas de café. Apenas três, no entanto, são plantas de casa comuns: Coffea arabica, Coffea eugenioides e Coffea canephora.

A primeira, Coffea arabica, é a planta que produz o que chamamos de café arábico. Esta planta cresceu originalmente na Etiópia e no Sudão do Sul, mas depois que o mundo provou seus deliciosos grãos, as pessoas começaram a cultivar essa planta de café em vários países.

O segundo, Coffea eugenioides, é originário da África Oriental, e seus grãos normalmente têm um teor de cafeína menor do que outros. Por último, a Coffea canephora é a espécie que produz café robusto. Seus grãos vermelhos (e às vezes verdes) têm maior taxa de produtividade e teor de cafeína do que a maioria das outras espécies.

Como propagar plantas de café

Embora possa parecer um método óbvio, você não pode plantar um grão de café torrado ou verde e cultivar uma planta de café. A maneira mais fácil de cultivar uma nova planta é propagando por meio de estacas. Veja como:

Passo 1: Reúna tesouras de jardinagem ou podadores, um vaso pequeno, terra fresca, hormônio de enraizamento em pó, um lápis ou pauzinho, um saco plástico transparente e uma planta de café madura e saudável.

Continua após a publicidade

Passo 2: Encha uma vasilha pequena com terra fresca umedecida com água. Use o lápis ou o pauzinho para fazer um buraco de alguns centímetros de profundidade na superfície.

Passo 3: Escolha um caule reto e saudável com pouco menos de meia polegada de largura na planta mãe. O corte deve ter cerca de 15 centímetros de comprimento com pelo menos duas folhas. Corte o caule com um corte diagonal.

Passo 4: Retire as folhas do terço inferior do corte. Mergulhe a ponta cortada no hormônio de enraizamento e plante o corte no buraco. Dê leves batidinhas no solo para que ele fique reto.

Passo 5: Coloque o saco plástico sobre o corte para manter a umidade. Insira o lápis ou o pauzinho no solo para manter o saco plástico longe das folhas da planta. Coloque o corte em um local quente com luz indireta e brilhante.

Passo 6: Mantenha o solo ao redor do corte bem umedecido. Procure folhas novas, que são um sinal de que a planta enraizou (isso pode levar de dois a três meses). Quando um novo crescimento aparecer, você pode replantar a planta em um recipiente um pouco maior e cuidar dela como de costume.

Problemas comuns com plantas de café

Flor branca em planta de café
Tran Vu Quang Duy/Getty Images

As plantas de café têm etapas fáceis de cuidados, mas, como a maioria das plantas de casa, são suscetíveis a pragas e requisitos incorretos de água ou luz solar. Veja como diagnosticar e tratar sua planta:

Folhas amarelas ou marrons

O problema mais comum que você pode enfrentar como pai de uma planta de café pode ser causado por você mesmo. Você pode acabar afogando as raízes, o que faz com que as folhas caiam ou fiquem amarelas ou marrons. Apare as folhas fortemente afetadas e corte a rega.

Folhas murchas

Muito sol pode queimar a sua planta e fazer com que as folhas murchem. Mova sua planta de café para uma área mais sombreada.

Caules caídos

Se a sua planta começar a cair ou seus caules ficarem longos e finos, é provável que ela precise de água. Aumente o seu horário de rega até que comece a crescer saudável.

Pragas

Pequenos ácaros são pragas comuns para plantas de café. Se você vir uma infestação, lave toda a planta com água e aplique óleo de nim conforme necessário.

Envasamento de plantas de café

Planeje replantar sua planta em um recipiente um tamanho maior a cada primavera. Use uma vasilha com orifícios de drenagem para evitar a podridão das raízes e use solo fresco e bem drenado, como uma mistura de 50-50 de musgo de turfa e perlita.

Você pode ajudar a conter o tamanho de sua planta de café podando o crescimento das folhas nessa época, podando suas raízes ou usando um vaso um pouco menor para restringir o crescimento. Podar os galhos para ajudar sua planta a desenvolver folhas mais cheias e espessas durante a estação de crescimento.

Como fazer com que as plantas de café floresçam

Planta de café
CAFÉ GATO-MOURISCO/Unsplash

Uma planta de café madura pode florescer com cerca de três ou quatro anos de idade. As plantas de interior não irão produzir grãos – também conhecidos como “cerejas de café” – sem serem polinizadas, mas sua planta ainda provavelmente florescerá com flores brancas.

Mantenha a planta em uma área quente em torno de 23 graus e verifique se ela está recebendo muita umidade. Se a sua planta não floresceu por volta dos seis anos de idade, replante-a na primavera com solo adequado e mova-a ao ar livre para uma área com luz filtrada.

Perguntas frequentes

As plantas de café podem crescer dentro de casa?

Sim, sua planta de café pode prosperar em ambientes fechados, desde que o vaso tenha drenagem adequada e a sala tenha bastante umidade.

Quão rápido as plantas de café crescem?

Sua planta de café atingirá a maturidade por volta dos cinco anos, mas pode crescer até 60 centímetros por ano.

As plantas de café podem crescer sem luz solar?

As plantas de café podem tolerar condições de pouca luz, mas é melhor manter o seu em uma área com luz brilhante, indireta ou luz manchada.

Quanto tempo as plantas de café podem viver?

Muitas espécies de Coffea podem viver até 100 anos e geralmente produzem frutos por 30 a 50 anos.

* Via My Domaine

Continua após a publicidade

Publicidade