Como começar seu jardim hidropônico

Tudo o que você precisa saber sobre jardim hidropônico para fazer em casa!

Por Redação Atualizado em 3 dez 2021, 20h14 - Publicado em 4 dez 2021, 13h00
Becky Stern/Flickr/TreeHugger

Se você gosta de jardinagem, mas não gosta de cavar na terra, ainda há uma maneira de ter um jardim e ela é a hidroponia. Para ajudar a descobrir se é para você, aqui está tudo que você precisa saber sobre jardinagem hidropônica!

O que é hidroponia?

 

Lar Doce Casa/Reprodução

Hidroponia é um método de cultivo de plantas em uma solução sem solo. Como o método é chamado de hidroponia e “hidro” significa água, a maioria das pessoas pensa que a solução sem solo é água. Claro, pode ser água, mas não precisa ser.

A hidroponia pode ser qualquer solução nutritiva ou meio de cultivo inerte, como perlita e areia – basicamente qualquer coisa diferente de misturas para vasos tradicionais ou solo.

Hidroponia é complicado?

 

Piyachok/Getty Images/the spruce

Não tem que ser. Na verdade, o cultivo hidropônico é simples ao ponto de uma criança poder o fazer. Há até uma boa chance de você ter tentado quando era criança. Lembrar de colocar um grão de feijão na água? Se sim, isso é hidroponia!

O que eu preciso para começar?

 

Rise Garden/WIRED/Reprodução

Você precisará de um sistema hidropônico, nutrientes hidropônicos, um meio hidropônico inerte, uma fonte de luz, tempo e plantas. Tá, mas o que é cada uma dessas coisas?

O que é um sistema hidropônico?

Os sistemas hidropônicos são várias estruturas (por exemplo, torres, bandejas, estruturas A) que retêm água ou outros meios inertes e fornecem locais para o cultivo de plantas. Os sistemas hidropônicos se enquadram em duas categorias básicas: uma cultura em solução (líquida) e uma cultura agregada.

The Active Times/Reprodução

Em um sistema de solução, as raízes da planta crescem diretamente em uma solução cheia de nutrientes. Em um sistema agregado, como cascalho, areia ou pequenos grânulos de argila, as raízes crescem no meio. Em cada método, o sistema fornece os três ingredientes essenciais que as raízes das plantas precisam para crescer: água/umidade, nutrientes e oxigênio.

Diferentes tipos de sistemas estão disponíveis para atender aos níveis de conforto individuais em plantas em crescimento hidropônico. Isso inclui gotejamento, vazante e fluxo, técnica de filme de nutrientes (visto à direita), cultura de água, aeroponia e mecha.

Veja também

Onde posso obter um sistema hidropônico?

 

The Spoon/Reprodução

Os sistemas (pense em kits para cultivo doméstico) estão disponíveis em uma variedade de comércios. Procure um sistema que atenda às suas necessidades fazendo uma pesquisa na Internet com as palavras-chave “kits hidropônicos” ou “sistemas hidropônicos”.

Pesquisas por “kits” podem trazer sistemas simples, ideais para iniciantes em hidroponia e para cultivo doméstico. Por outro lado, as buscas por “sistemas” podem tender a encontrar sistemas avançados ou comerciais mais adequados para produtores em grande escala.

Posso construir meu próprio?

 

Safer Brand/Reprodução

Se você for do tipo que gosta do Faça Você Mesmo, você definitivamente pode projetar e construir seu próprio sistema. Vários sites oferecem listas de projetos de sistemas hidropônicos gratuitos. Uma vantagem de construir seu próprio sistema é que você pode personalizar o design para se adequar ao seu espaço e aos tipos de plantas que deseja cultivar.

Tipos de nutrientes e meio

 

Ecocenter/Reprodução

Você precisará usar nutrientes – uma mistura de primários, secundários e micro – projetados para hidroponia. Por uma variedade de razões, os nutrientes hidropônicos diferem dos nutrientes (fertilizantes) usados ​​para alimentar as plantas que crescem no solo.

Continua após a publicidade

Se você ainda não está familiarizado com a hidroponia, mantenha as coisas simples. Use uma fórmula comprovada que você pode comprar de um fabricante confiável.

Além da água, as possibilidades do meio hidropônico incluem lã de rocha, pequenas rochas de argila (às vezes chamadas de hidrocorn), fibra de coco ou lascas, perlita, areia e vermiculita. Todos esses são “inertes”, o que significa que não se decompõem rapidamente, um processo que ajuda a fornecer nutrientes às plantas que crescem no solo.

Etsy/Reprodução

Não existe um material hidropônico melhor do que outro. Você só precisa decidir qual funciona melhor em sua circunstância ou melhor se adapta ao seu nível de conforto de jardinagem. Um fator crítico é evitar que o meio, como os subprodutos do coco, fique muito úmido. Se ele ficar constantemente encharcado fará com que as raízes sufoquem por falta de oxigênio.

Por que as raízes não sufocam quando são cultivadas na água?

 

ResearchGate/Reprodução

As bombas de ar usadas em sistemas de água geram bolhas e aumentam o oxigênio dissolvido na água, os quais fornecem oxigênio para as raízes submersas.

E a luz?

 

The Family Handyman/Reprodução

Existem diferentes tipos de luzes artificiais, mas os iodetos metálicos parecem ser a fonte de luz escolhida por muitos jardineiros. Outros tipos de luzes artificiais incluem lâmpadas de sódio de alta pressão, LEDs, lâmpadas fluorescentes de alta potência e fluorescentes compactas. Isso pressupõe que você está crescendo hidropnicamente dentro de casa.

Posso fazer um sistema hidropônico ao ar livre?

 

Goodsgn/Pinterest

Claro! Cultivar plantas hidroponicamente não é exclusivo de ambientes internos! A hidroponia funcionará em qualquer lugar com luz artificial ou natural suficiente.

Quanto tempo leva?

 

The Independent/Reprodução

Como todos os hobbies, o cultivo hidropônico leva tempo. Supondo que você seja novo na hidroponia, você vai querer investir algum tempo aprendendo mais sobre o processo antes de começar. Mesmo que você não precise perder tempo removendo ervas daninhas como faz em um jardim tradicional, você precisa gastar tempo mantendo seu sistema, substituindo nutrientes e colhendo.

Este é um tipo de jardinagem orgânica?

 

Lifehacker Australia/Reprodução

Não exatamente. Os ingredientes dos fertilizantes orgânicos precisam entrar em contato com o solo para serem convertidos em uma forma que as raízes das plantas possam absorver. Como a hidroponia não envolve solo, não é realmente uma jardinagem orgânica. Os valores ecológicos da hidroponia, no entanto, são os mesmos da jardinagem orgânica.

Que tipo de planta posso cultivar?

 

Instructables/Reprodução

A resposta simples: quase todas plantas de casa, fruta ou legume que você desejar. Como regra geral, os sistemas de solução são melhores para plantas com raízes superficiais. Alguns exemplos são as folhas verdes, como alface e espinafre, rabanetes e ervas.

Os sistemas agregados geralmente são melhores para vegetais com raízes profundas, como beterraba, ou aqueles que são pesados ​​no topo, como abóbora e pepino.

Que tipo de rendimento posso esperar?

Com o equilíbrio certo de luz e outras condições de cultivo, as taxas de crescimento e os rendimentos excedem a da jardinagem tradicional, incluindo a jardinagem orgânica.

Downtown Frederick Partnership/Reprodução

E o gosto?

O sabor e a nutrição dos produtos cultivados hidroponicamente também são superiores aos das safras cultivadas no solo.

*Via Treehugger

Continua após a publicidade

Publicidade