Sabia que é possível colher jabuticaba com cano de PVC?
Professor de Agronomia explica quais são os principais tipos de jabuticabeiras, como regar e também uma dica inusitada de colheita!
Setembro começa a época dela: a jabuticaba, um dos frutos mais populares dos quintais brasileiros. Ter uma jabuticabeira em casa é desculpa para reunir família e amigos para aproveitar a doçura dos frutos debaixo da sua sombra.
“Quem não tem uma história de infância em cima de um pé de jabuticaba no pomar de alguém da família? Há cidades em Minas Gerais, que fazem festivais em homenagem a esta fruta, como é o caso dos municípios de Virginópolis e Sabará – cidade que, inclusive, dá nome a esta variedade do fruto”, explica o explica o professor do curso de Agronomia da Faculdade Una Lafaiete, Emerson Chaves Ferreira Gomes. A Una Lafaiete é integrante do Ecossistema Ânima, na Região Central de Minas Gerais.
Mas, você sabe como cultivar uma árvore dessas?
Tipos de jabuticaba
Existem alguns tipos de mudas que podem ser compradas facilmente em floriculturas, ou mesmo, pela internet, são elas:
Sabará
É atualmente a variedade mais comercializada no Brasil. Esta possui frutos muito doces, mas, a árvore demora até 20 anos para a primeira colheita. Estas jabuticabas, sim, são consideradas um verdadeiro patrimônio nos pomares de várias cidades brasileiras.
Enxertada
É uma planta que resulta da fusão entre uma muda nova e uma planta adulta, mas, que já produz frutos. A enxertia é uma técnica que acelera o processo de produção e pode reduzir pela metade o tempo de frutificação.
Híbrida
É a que produz com menos tempo de cultivo e mais vezes por ano do que as espécies ditas “puras”. Ela resulta do cruzamento entre diferentes espécies. A hibridização altera a genética da planta e faz com que ela cresça menos do que uma jabuticabeira normal.
Tem que chover ou irrigar bastante
De posse das mudas, há algo para colocar na terra para dar fruta mais rápido? “A maior parte do fruto da jabuticaba é água. Ou seja, nas cidades mineiras, quem tem um pé de jabuticaba chega até a rezar para pedir chuva, quando se aproxima o início do verão”, diz.
Afinal, tem que chover para que os frutos venham mais graúdos e suculentos. Água e sol são as combinações perfeitas. “No mais, é importante manter o solo bem fértil em torno da jabuticabeira, usando com adubos orgânicos como esterco de bovinos ou de galinha. Evite ainda retirar ou varrer a camada vegetal que cai em torno dos troncos, pois ela mantém a umidade tão necessária à árvore”, ensina o professor da Una Lafaiete.
Fora isso, a solução é buscar um sistema doméstico de irrigação ou molhar o pé da árvore diariamente, antes da safra.
Não consegue subir no pé? Use um cano de PVC
Uma das dicas mais curiosas para quem quer se deliciar com as frutinhas suculentas e frescas, mas não consegue ou não sabe subir nos pés muitos altos, é usar um cano de PVC. Funciona assim: o cano de PVC serve para cutucar o fruto maduro no galho. Desta forma, a jabuticaba se desprende e vem rolando por dentro do cano até a palma da mão da pessoa ou dentro de um baldinho.
Você pode adquirir o cano em casas de construção a preços bem acessíveis. Faça uma estimativa de qual é altura da árvore que você já tem no seu quintal e compre o cano do tamanho necessário. Para uma árvore de 2 metros de altura, compre um cano de 2 metros também, de 1 a 2 polegadas, dependendo se as frutas do seu quintal são mais ou menos graúdas.