Borrifar as plantas é o jeito certo de regar?

Algumas plantas de casa adoram umidade, outras nem tanto. Aqui está um guia prático.

Por Redação Atualizado em 27 jul 2022, 16h17 - Publicado em 28 jul 2022, 19h00

Vapor de umidificador em frente a uma janela com vasos e plantas.

Muitas plantas de casa populares vêm de florestas com ar úmido e se dão bem quando a umidade está entre 30% a 40%. Muitas casas são mais secas do que isso — e enquanto a maioria das plantas domésticas pode lidar com isso, umidificar o ar pode ajudá-las a prosperar.

Folhas enroladas, amareladas e com bordas e pontas marrons são sinais de que a planta pode não estar recebendo umidade suficiente.

Quais plantas gostam de umidade?

Planta em interior de casa é borrifada.
Sarah Chai/Pexels

Algumas plantas não precisam de umidade extra, mas aqui estão algumas que adoram: planta Zebra (Aphelandra squarrosa), antúrios, orquídeas, planta-mosaico, palmeiras, samambaias, filodendros, lírio-da-paz, pau d’água (Draceana fragrans), maranta-cinza, cheflera-pequena, planta cabeça-de-flecha (Syngonium), pilea, caladium, cróton (Codiaeum) e begônia.

Quem não borrifar

Mudas de suculentas em vasos de papel
Gina Kelly/Alamy Stock Photo/Gardeningetc

Não borrife plantas com folhas difusas, como violetas africanas e plantas piggyback (Tolmiea) — a água em suas folhas levará a manchas permanentes. Aqui você umedecer com uma bandeja. Encha uma bandeja, prato ou tigela com seixos, pedras, etc. e coloque água logo abaixo do topo.

Deixe a planta em cima, certificando-se de que a água não toque no vaso. Além disso, não borrife plantas que não precisam de muita umidade, como suculentas, dragoeiros (Draceana marginata), figueiras (Ficus lyrata), pothos, pata de elefante (Beaucarnea recurvata), cipó-uva e clorofito.

Continua após a publicidade

Como umidificar

Janela cheia de mudas
BLACK AND BLOOMS/My Domaine
  • Use água morna pela manhã para que as folhas tenham a chance de secar durante o dia.
  • Umidificar na parte superior e inferior das folhas; deve parecer como se houvesse um leve orvalho.
  • Algumas plantas podem ser borrifadas diariamente, outras apenas uma ou duas vezes por semana
  • Mantenha as plantas que gostam de umidade longe de correntes de ar, janelas, portas e dutos de aquecimento e ar condicionado.

Agrupe suas plantas

Banheiro com banheira emoldurada por plantas no chão e plantas suspensas.
Reprodução/Pinterest

Colocar as plantas juntas em um pequeno amontoado também pode ajudá-las a criar umidade umas para as outras. Você pode colocar plantas pequenas juntas, desde que tenham espaço suficiente entre elas para um pouco de circulação de ar. Você também pode agrupar plantas pequenas e grandes.

Além da nebulização, você pode dar um banho suave em suas plantas no banheiro ou no exterior com uma mangueira, uma ou duas vezes por ano; isso limpará as folhas e ajudará a prevenir ácaros.

Por fim, as plantas que adoram a umidade prosperam no banheiro (desde que haja luz adequada).

*Via TreeHugger

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade