Casa Created with Sketch.

27 plantas e frutas que você pode cultivar em água

Você sabia que consegue começar um jardim com o que tem na geladeira?

 (Reprodução/Apartment Therapy)

Isso mesmo que você leu! Você pode cultivar plantas a partir de frutas e vegetais na água! Existem muitas razões para experimentar a “jardinagem aquática”.

Se você deseja plantas a partir de cortes em um frasco de vidro simples no parapeito da janela ou se procura investir em uma configuração hidropônica sofisticada, tirar o máximo proveito de seus restos de frutas e vegetais é inteligente por vários motivos.

Não só é totalmente gratuito, em muitos casos – tudo que você precisa é água e algum tempo! – mas também consegue reduzir substancialmente seu orçamento de alimentos. Além disso, você não terá que gastar dinheiro com sementes ou plantas. Estas são algumas das plantas e frutas mais fáceis de cultivar com as sobras de casa:

1. Alho

 

Tudo o que você precisa fazer é colocar um dente com alguns brotos verdes em um copo d’água. Certifique-se de que a água esteja aproximadamente no mesmo nível que o dente. Quando os brotos tiverem sete ou dez cm de altura, você deve remover um terço e usá-lo imediatamente.

2. Capim-limão

 

Remova tudo, exceto cinco ou sete centímetros do caule antes de colocá-lo em cerca de meio centímetro de água. Ele vai crescer novamente do centro para fora e então pode ser transplantado para o seu jardim de vegetais ou ervas.

3. Batata doce

 

Sim, é possível cultivar batata-doce na água! Para fazer isso, corte a batata ao meio e a suspenda acima da água com palitos de dente, a metade precisa estar submersa. Posicione o recipiente sob luz forte. Assim que as raízes tiverem cerca de dez cm de comprimento, coloque-as em água. Depois que crescerem mais alguns centímetros, replante no solo.

4. Manjerona

 

Apesar do crescimento da manjerona demorar um pouco, é uma erva deliciosa. Coloque as mudas em um copo d’água, mantenha a parte inferior submersa e posicione no peitoril da janela. Não se esqueça de trocar a água regularmente.

5. Alecrim

 

Alecrim leva um pouco de tempo para criar raízes. Uma vez que tem um caule um tanto lenhoso, é muito mais fácil mantê-lo em pé quando você o está plantando a partir de uma estaca. Para ter sucesso no desenvolvimento em água, ponha os ramos em um local ensolarado da casa.

6. Alface

 

O alimento básico da cozinha! Ele é fácil de crescer em água, desde que você escolha o tipo certo. Posicione um jarro com alface e cerca de 1,3 cm de água sob a luz direta do sol. Troque a água a cada dois dias.

7. Pimentas

 

Guarde um corte da metade inferior de uma planta, coloque um copo cheio de água no parapeito da janela e cubra – com o corte – com filme plástico. Isso criará um ambiente quente e úmido. O corte deve ficar no fundo do vidro e mantido sob luz solar indireta. Você precisará replantar assim que as raízes começarem a se desenvolver.

8. Cenouras

 

Tecnicamente, você não pode cultivar cenouras em água, uma vez que as raízes precisam de um pouco de solo para ter um crescimento saudável. No entanto, as copas das cenouras conseguem desenvolver folhas em água, amarrando as partes superiores cortadas em uma tigela rasa com água – que precisa ser renovada todos os dias!

9. Abacaxi

 

Eventualmente, você precisará transplantar o abacaxi para o solo, mas você pode começar com sobras e água.

Corte parte da porção folhosa e evite a parte da fruta. Insira alguns palitos e pendure-o sobre a água. Posicione em uma sala quente e troque a água regularmente. Replante o ramo no solo assim que aparecerem novas raízes.

10. Lavanda

 

Tire uma muda de uma planta. Seu corte deve incluir de três a cinco conjuntos de folhas inferiores. Coloque a parte inferior da estaca no hormônio de enraizamento. Talvez seja necessário colocar algumas pedras no fundo do recipiente para manter o corte em pé.

11. Abacate

 

Remova o caroço de um abacate e limpe-o bem. Enfie os palitos no caroço e ponha em um prato com água – metade deve ser submersa. Disponha perto da janela e mude a água com frequência. Assim que atingir 18 cm de altura, assente no solo.

12. Hortelã

 

A hortelã tem uma variedade de finalidades culinárias e medicinais, aproveite para ter em casa! Insira mudas na água com a parte inferior submersa. A planta precisa ficar em um local bem iluminado e troca de água a cada dois dias.

13. Salsão

 

Disponha a base do talo em um prato raso com água morna antes de posicioná-lo no parapeito da janela. A água precisa estar fresca todos os dias, e assim que as folhas aparecerem, você deve movê-la para um pote com terra.

Veja também

14. Espinafre

 

O espinafre cresce melhor em um jarro com água, pois gosta de ser mantido relativamente úmido. Utilize cubos de lã de rocha com sementes em um pequeno recipiente com um ou dois cm de água. Assim que as raízes começarem a se desenvolver, você deve transplantá-las para o solo.

15. Batatas

 

Espete alguns palitos de dente na metade de uma batata e a acomode em um pote raso com água. A parte cortada deve ficar voltada para baixo. Quando as raízes se desenvolverem, você pode fixá-la no solo.

16. Acelga chinesa

 

Esse não é um vegetal que todo jardineiro tem, mas é fácil de cultivar na água se você estiver procurando por baixa manutenção. Essa acelga é rica em vitaminas e minerais e demanda apenas uma pequena tigela de água.

17. Manga

 

Tire a casca com uma faca e retire o excesso de fruta e a semente. Ponha a semente, com o lado arredondado para cima, em um pouco de água. Deixe até começar a brotar – pode demorar até três semanas – e depois assente em um vaso de turfa.

18. Repolho

 

Corte a parte inferior da cabeça da planta e insira em um pote raso com água. Substitua a cada poucos dias e certifique-se de cortar as folhas regularmente para obter um crescimento mais tenro.

19. Gengibre

 

O truque para ter sucesso é enraizá-lo no composto primeiro, assim que as folhas e caules começarem a aparecer na raiz do gengibre, coloque-o em um recipiente especial projetado para cultivo hidropônico.

20. Tomates

 

Contanto que o ambiente seja quente e ensolarado, suas mudas devem criar raízes rapidamente.

21. Pastinaca

 

Você seguirá exatamente os mesmos passos da cenoura. Só não se esqueça de transferir para a terra se quiser desfrutar de uma colheita completa.

22. Pepinos

 

Precisa de um acompanhamento perfeito para os tomates? Por que não plantar alguns pepinos? Você precisará apenas de um pote grande, idealmente projetado para vegetações em água.

23. Manjericão

 

Introduza seus ramos em um pote cheio de água, de preferência sob luz solar intensa. Você precisará retirá-las antes que o manjericão comece a florescer. Renove a água a cada poucos dias.

24. Beterraba

 

Assim como a cenoura, a beterraba não consegue se desenvolver em água, mas é diferente para as suas folhas! Elas têm um sabor delicioso em uma salada. Faça um corte no terço superior do vegetal e introduza a parte em um recipiente no parapeito da janela, com o lado cortado voltado para baixo.

25. Cebolas

 

Disponha as cebolas em uma jarra transparente, com a raiz voltada para baixo. A quantidade de água precisa ser o suficiente para cobrir as raízes.

26. Erva-doce

 

É o crescimento folhoso desta planta que é muito valorizado. Tudo o que você precisa fazer é remover a sua parte inferior, as raízes devem ficar intactas.

27. Alho-poró

 

Diretamente relacionado à cebola é o alho-poró, o alho-poró podem ser cultivado de forma semelhante – você só precisa plantá-lo em um copo raso cheio de água. 

*Via DIY&Crafts

Veja também
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.