25 plantas que atraem polinizadores

Os polinizadores precisam de nossa ajuda para sobreviver e cada um de nós pode fazer a sua parte para garantir a eles néctar, água e abrigo

Por Redação Atualizado em 5 abr 2022, 13h48 - Publicado em 6 abr 2022, 13h00
Borboleta pousando em uma flor
Reprodução/Gardeningetc

Ao escolher plantas para atrair polinizadores, você pode esperar ver a vida selvagem chegando ao seu terreno. Imagine a cena: é um dia de verão e nuvens de borboletas coloridas esvoaçam pelo jardim, enquanto os arbustos zumbiam com abelhas e moscas-das-flores. Mas a magia que os polinizadores trazem para nossos jardins vai além de um cenário romântico.

Os polinizadores precisam desesperadamente de nossa ajuda para sobreviver – eles precisam de néctar e pólen, água e abrigo – não apenas no verão, mas durante todo o ano. E todos nós podemos fazer a nossa parte cultivando plantas familiares para ajudá-los, mesmo que tenhamos apenas um parapeito de janela.

Quer você tenha se esforçado e tentado reflorestar seu jardim, ou simplesmente semeado algumas sementes de flores silvestres, esse apelo para ajudar a vida selvagem vai além de qualquer tendência comum de plantio.

Quer aprender como fazer a sua parte? Confira:

Plante um banquete para os polinizadores

Borboleta entre flores
Reprodução/Gardeningetc

Os polinizadores são essenciais para a produção de plantas e alimentos. Sem eles para espalhar o pólen, as plantas não conseguem se reproduzir. Cultivar essas plantas para polinizadores em nossos próprios jardins não apenas ajudará os polinizadores, mas deixará nossos jardins muito lindos.

Veja também

Qual é o polinizador mais eficaz?

Abelha em flor
Reprodução/Gardeningetc
Continua após a publicidade

As abelhas são polinizadores incríveis, especialmente as abelhas melíferas, espalhando pólen de planta em planta enquanto forrageiam, ajudando a produzir nosso alimento.

Mas uma série de outros insetos e animais também ajudam – borboletas, besouros, formigas, moscas-das-flores, morcegos e até vespas desempenham um papel importante na polinização. É por isso que é importante incluir uma variedade variada de plantas em suas ideias de canteiros durante uma longa temporada para atrair diferentes polinizadores.

As borboletas são polinizadores importantes?

As borboletas são polinizadores importantes e bonitos de se ver em nossos jardins. Mas existem 57 espécies de borboletas em comparação com mais de 2.500 espécies de mariposas. Por isso, é importante incluir algumas plantas perfumadas à noite, como jasmim e madressilva, para atrair mariposas também.

Como atrair polinizadores para o meu jardim?

Primeiro, pare de usar pesticidas de jardim. Em seguida, deixe a grama crescer – a grama pode ser um habitat e local de nidificação para abelhas e outros insetos. Deixe uma parte do seu jardim sem cortar, para incentivar a vida selvagem.

E não seja um jardineiro muito arrumado – embora você possa pensar em ervas daninhas como urtigas, elas são refúgios para borboletas. Caules de flores antigas fornecem abrigo de inverno para insetos, então espere até a primavera para cortá-los também.

Quais plantas atraem polinizadores

Veja, na galeria abaixo, 25 espécies de plantas que ajudam na polinização:

*Via Gardeningetc

Continua após a publicidade

Publicidade