Conheça os 23 tipos de dálias

As variedades são o centro do palco para exibições duradouras de flores e folhagens

Por Redação Atualizado em 19 mar 2022, 21h10 - Publicado em 21 mar 2022, 19h00
Dálias
imageBROKER/Alamy Stock Photo/Gardeningetc

Um dos aspectos mais surpreendentes das dálias é a mudança de tons de suas flores. As pétalas se abrem com cores claras e brilhantes, mas mudam com a maturidade e a exposição ao sol. Com os discos contrastantes, centros mais escuros, tons de fundo brilhantes e folhagem verde, bronze ou quase preta, as dálias criam contrastes de cores fabulosas por conta própria.

Plantas bem cultivadas atingem 1,8 m e as flores são capazes de atingir 25 cm de diâmetro. Para incentivar os insetos polinizadores, as flores simples  são as melhores escolhas e também são as mais propensas a ter uma folhagem escura e bonita.

Confira alguns tipos:

1. Bispo de Canterbury

Bishop of Canterbury

Conhecida como a dália com flores de peônia, esta variedade foi criada na Holanda e produz flores únicas de 5 a 8 cm de largura. Elas estão disponíveis nas cores magenta brilhante e ameixa, com um centro aberto de anteras amarelas atraindo muitos polinizadores.

2. Blue wish

Blue Wish

Embora o lilás e a malva pareçam os tons menos populares para as dálias, este tipo é um vencedor. As pétalas brancas e cremosas possuem manchas lilás. Plante perto da sálvia ‘amistad’ e nicotiana ‘lime green’ para um esquema de cores de jardim deslumbrante.

3. Burlesca 

Burlesca

Aqui, pétalas encurvadas e dispostas em espiral criam construções intrincadas. As flores rosa-coral da burlesca são mantidas em hastes resistentes e são conhecidas por terem uma boa vida em vasos e excelente tolerância às intempéries.

4. Café Au Lait 

Café au Lait

Ideal para ideias de jardim de casa de campo, as pétalas desta variedade são da cor café com leite, com um brilho amarelo na base. Mas envelhecem para marfim com pontos de rosa. Este tipo decorativo popular é capaz de desenvolver flores de 20 cm de diâmetro.

5. Caribbean fantasy 

Caribbean Fantasy

Caribbean fantasy é uma muda decorativa vistosa e elegante, cujas generosas flores de 15 cm de largura são corais pálidos com amarelo no centro, desbotando para branco e listrados em vermelho.

6. Floorinoor

Floorinoor

As dálias de estilo anêmona são uma composição de pétalas dispostas em torno de um centro de florzinhas densas e texturais voltadas para cima. Aqui, flores de 10 cm de largura mostram cores de rosa lilás e pétalas creme em torno de um centro tangerina e vermelho.

7. Happy single princess 

Happy Single Princess

Da série Happy Single criada para jardinagem em contêineres, as flores simples medem 5 cm de diâmetro. Elas se abrem de um rosa pálido e são mantidas no alto em hastes escuras contra a folhagem de um roxo mais profundo, quase preto.

Esta é uma planta brilhante para polinizadores, graças às pequenas florzinhas de disco dourado no centro.

8. Honka

Honka

Conhecidas como dálias de orquídea, as variedades de Honka produzem flores esculturais cujas pétalas longas e estreitas com dobras para dentro oferecem um visual único. Levemente perfumadas, elas medem 10 cm de diâmetro.

9. Karma Fuchsiana

Karma Fuchsiana

A linhagem Karma foi criada para corte, mas suas hastes escuras longas e fortes também garantem uma presença ousada nas bordas de um jardim, elevando as flores decorativas, principalmente do tipo nenúfar.

10. Lindsay Michel

Lindsay Michelle

Assemelhando-se a um ouriço-do-mar exótico, este tipo fimbriata faz um orbe de pétalas amarelas com pontas rosadas e lindamente divididas. Além disso, podem atingir 20 cm de largura.

Veja também

11. Pooh – Swan Island

Pooh - Swan Island

Continua após a publicidade

As mudas collerette exibem um anel externo de pétalas em torno de um anel interno de florzinhas curtas e voltadas para fora, por sua vez, circundando um disco central atraente para insetos polinizadores.

12. Preference 

Preference

Jovens e recém-abertas, as flores de pêssego de 13 cm de largura desta dália de cacto brilham com a cor. As pétalas estreitas e semelhantes a penas também envelhecem graciosamente, desvanecendo-se para um laranja cremoso suave com amarelo no centro.

Com um bom desempenho, as flores são abundantes ao longo de uma longa temporada e mantidas em hastes resistentes, tornando-as muito boas para vasos também.

13. Rip City

Rip City

Cheio de drama, este semi-cacto tem flores de 10 a 13 cm de largura compostas de pétalas pontiagudas com um tom escuro no centro, mas um vermelho rico e brilhante nas pontas.

14. Senior’s Hope

Senior's Hope

Este ramo decorativo deslumbrante exibe flores elegantes cheias de tons brilhantes e sutis. Embaladas com pétalas rosa escuro, encontre tons de vermelho-vinho, roxo mais profundo e marrom-escuros no cenário.

15. Snowflake

Snowflake

As dálias pompom são divertidas de cultivar por suas bolas apertadas de pétalas fabulosamente esculpidas. Em caules verde-claros, estas flores brancas são excelentes para vasos, mas escolha jovens, pois tendem a ficar marrons com a idade.

16. Waltzing Matilda

Waltzing Mathilda

As mudas em pêssego e coral são peculiarmente assimétricas e contrastam lindamente com sua própria folhagem escura e preta carmesim. Para aproveitar o efeito, plante em bordaduras, jardins ou recipientes.

17. Black Narcissus

Black Narcissus

A Black Narcissus é uma espécie de cacto cheia de pétalas de aparência pontiaguda que criam drama instantâneo em um esquema de plantio – ideal para jardins modernos. Florescem do meio do verão ao início do outono e são uma boa opção para espaços um pouco menores.

18. Crème de Cassis

Crème de Cassis

Crème de Cassis oferece flores do tipo nenúfar com pétalas de dois tons – rosa pálido na parte superior e ameixa profunda na parte inferior.

19. Small World

Small World

As flores recatadas e prolíficas de small world oferecem um tom branco elegante e cremoso ao jardim. Essas cabeças de flores podem ser menores do que muitos outros tipos de dálias, mas certamente são primorosamente formadas.

20. Alfred Grille

Alfred Grille

As lindas flores cor-de-rosa de Alfred Grille brotam de um impressionante centro amarelo, tornando-as uma verdadeira visão de prazer. Nas condições certas, essas plantas são produtoras fortes e prolíficas e, em muitos casos, oferecerão mudas até o meio do outono.

21. David Howard

David Howard

Esta variedade é um excelente exemplo do porquê vale a pena cultivar dálias. As flores alaranjadas são nada menos que espetaculares e fazem um contraste impressionante com a folhagem. Por ser de tamanho compacto, significa que funcionará bem em contêineres ou até mesmo na frente das bordas.

22. Chocolate

Chocolate

As flores de longa duração têm uma vida útil de até 12 dias. Em um vermelho ameixa profundo, são uma adição romântica e dramática a qualquer jardim.

23. Ottos’s Thrill

Otto's Thrill

Esta é uma bela dália com flores gigantes e decorativas. As elaboradas flores rosa medem até 25 cm de diâmetro, por isso é definitivamente uma ótima opção se quiser que suas bordas façam uma declaração. As lindas pétalas também têm uma leve onda, evocando uma sensação romântica.

*Via GardeningEtc

Continua após a publicidade

Publicidade