Casa Created with Sketch.

As 17 plantas de casa mais populares: quantas você tem?

Essas espécies de fácil manutenção deixam qualquer ambiente mais bonito. Saiba como cuidar de cada uma:

 (Prudence Earl/Unsplash)

Além de deixar qualquer casa mais bonita, as plantas domésticas também têm o incrível poder de purificar o ar. E a melhor notícia? Mesmo que você não seja um pai/mãe de planta experiente, algumas delas irão prosperar em condições normais de interior com o mínimo de cuidado.

Se você está em busca de espécies mais resistentes e difíceis de matar, confira essas 17 plantas que caem bem em qualquer ambiente da casa. Quantas delas você possui?

1. Ficus lyrata

 

 (Scott Webb/Unsplash)

A Ficus lyrata é aquela planta de confiança que vai garantir um toque fresco e moderno a qualquer decoração, mesmo em espaços menores. A luz natural é essencial para as folhas grandes se engajarem na fotossíntese, então é importante posicioná-la perto de uma janela que receba luz. Deixe o solo secar entre as regas.

Luz: muita luz
Água: deixe secar entre as regas

2. Pilea peperomiodes

 

 (patnowa/Getty Images)

A Pilea peperomiodes combina com um ambiente minimalista e contemporâneo. As folhas circulares são produzidas com abundância em um solo comum e luz indireta.

Luz: luz indireta
Água: rega regular

3. Chlorophytum comosum

 

 (Krystal Slagle/the spruce)

Chlorophytum comosum tem sido uma planta popular por décadas, mas esta planta ainda é relevante em qualquer ambiente para o qual você deseja uma espécie de baixa manutenção que também purifique o ar. As folhas arqueadas tornam essas plantas excelentes para pedestais ou cestos suspensos.

Luz: luz indireta
Água: de regular à pouca

4. Lírio-da-paz

 

 (Cara Cormack/the spruce)

As lindas flores brancas do lírio-da-paz há muito tempo são reproduzidas em plantas falsas, mas não há razão para falsificar quando as espécies vivas de Spathiphyllum wallisii são tão fáceis de cultivar. Estes lírios se dão bem com pouca luz, mas precisam de umidade regular. (Veja como cultivar aqui!)

Luz: luz baixa
Água: úmido

5. Tillandsia

 

 (EnchantedFairy/Getty Images)

O gênero Tillandsia deu uma nova vida ao passatempo terrário. Embora essas plantas cresçam sem solo, ainda precisam de muita luz e rega semanal, o que você pode conseguir com uma borrifada forte de um borrifador ou mergulhando a planta inteira em água.

Luz: luz brilhante
Água: borrifação semanal

6. Aloe Vera

 

 (Emilija Manevska/Getty Images)

O gel das folhas cortadas de Aloe barbadensis é amplamente utilizado em remédios de primeiros socorros e cosméticos, agregando função à forma de planta de casa. Como a maioria das suculentas, esta planta prefere solo arenoso seco e muita luz. Plantas saudáveis irão produzir filhotes para substituir quaisquer folhas que você possa colher.

Luz: muita luz
Água: pouca água

Veja também

7. Jade

 

 (Leticia Almeida/the spruce)

Não há erro com uma Crassula ovata em uma sala iluminada: é tão bonita quanto aquelas plantas falsas impecáveis, mas as falsas não continuam a crescer e se tornam mais majestosas com o tempo como a jade real faz. Regue com moderação e adicione iluminação suplementar se ocorrer queda das folhas.

Luz: muita luz
Água: pouca água

8. Violeta africana

 

 (Christina Schmidhofer/Getty Images)

Embora referido como um único espécime, o gênero Saintpaulia abrange cerca de 20 espécies e muitos mais híbridos para trazer flores delicadas para sua casa ou escritório. Use um composto orgânico para estimular a boa circulação de ar e regue moderadamente no nível do solo para evitar manchas nas folhas.

Luz: luz indireta
Água: umidade leve e regular

9. Espada-de-são-jorge

 

 (Alonda Baird/the spruce)

A Sansevieria trifasciata é o mais próximo que pode ser de uma planta para “plantar e esquecer”. Ela tolera uma ampla variedade de condições de umidade, solo e luz. Você pode encontrar tipos variados, e as plantas também ficam ótimas quando cultivadas em vasos de metal ou concreto.

Luz: de fraca para forte
Água: pouca água

10. Bromélia

 

 (Dana Gallagher/Getty Images)

Em seu habitat nativo, as plantas da família Bromeliaceae crescem como epífitas aninhadas nas árvores. Isso significa duas coisas: elas gostam de luz filtrada e boa aeração ao redor de suas raízes. O método de envasamento de orquídeas funciona bem com elas. Encha suas folhas duras com água destilada para reproduzir ainda melhor o que aconteceria na natureza. (Veja tudo sobre bromélias aqui!)

Luz: filtrada ou indireta
Água: média

11. Bambu-da-sorte

 

 (Leticia Almeida/the spruce)

A capacidade de crescer na água e os caules flexíveis fazem da Dracaena sanderiana uma ótima peça de composição em qualquer espaço pequeno. O bambu-da-sorte, como a planta também é conhecida, deixa de crescer quando você corta o seu topo, tornando-o fácil de manejar, ao contrário do bambu que cresce ao ar livre. Cresce com pouca luz ou luz artificial.

Luz: pouca luz
Água: muita água

12. Hera

 

 (Tonya Nunn/Getty Images)

Um contêiner de Hedera helix pode ser um super adicional para sua cozinha, banheiro ou qualquer lugar onde haja luz forte e um pouco de umidade. Cômodos mais frios que permanecem em ou abaixo de 21°C também prolongam a vida destas plantas nativas do norte da Europa.

Luz: média a alta
Água: rega média

13. Dieffenbachia (Dumb canes)

 

 (vaitekune/Getty Images)

A elegante Dieffenbachia exibe grandes folhas salpicadas e manchadas em áreas úmidas com luz forte. Para cultivá-la, é importante fornecer umidade moderada e manter as folhas tóxicas longe de crianças e animais de estimação.

Luz: média a forte
Água: média

14. Manjericão

 

 (Steven Morris Photography/Getty Images)

Sua erva favorita acabou de se tornar sua planta doméstica favorita. O manjericão adora temperaturas quentes e muita luz. Para fazer com que as folhas perfumadas continuem surgindo, lembre-se de podar as flores.

Luz: forte
Água: deixe o solo úmido

15. Sombrinha-chinesa

 

 (Ivan Grgic/Getty Images)

Se você gosta de plantas tropicais, confira a Schefflera arboricola, que pode crescer até três metros de altura nas selvas de Taiwan. Você pode verificar esse crescimento em vasos, especialmente com espécies de crescimento lento, como a Gold Capella ou a Sunburst.

Luz: forte
Água: rega média

16. Cróton

 

 (Maarigard/Getty Images)

As plantas Codiaeum oferecem aquele toque colorido de que os quartos neutros precisam. A luz forte é essencial para uma boa coloração das folhas e para a saúde das plantas. A forma da folha varia daquelas parecidas com um remo às parecidas com grama, mas todas têm listras ou manchas amarelas, vermelhas, laranjas ou rosas.

Luz: forte
Água: rega média

17. Philodendron ou imbé

 

 (Margot Cavin/the spruce)

Se arrastando de uma cesta ou crescendo em uma treliça, a Philodendron scandens é a planta doméstica clássica de baixo cuidado que prospera em todas as condições de luz. Você pode ver as folhas em forma de coração crescendo em proporções gigantescas ao ar livre em zonas sem geada, mas é tão feliz quanto em seu quarto.

Luz: de fraca a forte
Água: rega média

*Via The Spruce

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.