Casa Created with Sketch.

14 inspirações de jardins em estilo grego

Dicas de layout, plantio e estilo para criar um clima de férias

 (Roger Cracknell 01/classic/Alamy Stock Photo/Reprodução)

Sempre desejou ter um cantinho de inspiração mediterrânea no seu próprio quintal? Chegou o seu momento! Não estamos todos almejando um feriado em terras distantes com sol, bebidas geladas em um pátio de pedra rústica ou vistas do oceano azul-celeste? Bem, imagine se você pudesse trazer isso direto para a sua casa? Fantástico, sim ou claro?

Seja procurando ousar e sacudir seu paisagismo ou apenas optar por algumas novas ideias de decoração de jardins, o projeto para recriar uma vibe grega não precisa ser muito complicado. De um esquema tradicional de branco e azul, plantios de espécies tolerantes à seca e acessórios com personalidade a um espaço de jantar aconchegante, encontre dicas abaixo:

1. Traga as refeições para fora

 

 (John Lewis/Reprodução)

Naturalmente, grande parte da cultura mediterrânea é a comida. E que melhor maneira de se divertir do que compartilhar pratos com seus entes queridos, ao ar livre e em torno de uma grande mesa?

Os bancos de madeira têm uma agradável informalidade e oferecem espaço para que possa incluir convidados extras. Cadeiras de vime em cada extremidade combinam bem com a cena – e oferecem um assento mais confortável para quem precisa.

Vista a mesa com toalhas azuis escuro, muitos pratos coloridos e raminhos de ervas em uma mistura de pequenos vasos ou jarras. Adicione velas para criar uma atmosfera ao anoitecer.

2. Use pedras naturais para um toque histórico

 

 (Clive Nichols/The Image Bank Unreleased/Getty Images/Reprodução)

A pedra natural é ideal para recriar a vibração do jardim murado grego, evocando uma sensação de charme rústico e autenticidade.

Opte por um estilo em tons claros e considere acrescentar uma nova parede ou substituir um pavimento sem brilho. Na foto, podemos ver que uma meia parede cerca uma oliveira impressionante, trazendo a árvore para o foco e fornecendo um local prático para sentar.

Um arco emoldurando a entrada introduz a sensação do velho mundo. Você pode aproveitar esta configuração e colocar agapanthus em grandes vasos ou em canteiros – sua paleta de azul e branco funciona perfeitamente com o tema.

3. Paleta branca e azul

 

 (Lars L Baron/The Image Bank/Getty Images/Reprodução)

Quando você pensa em esquemas de cores adequados para quintais de inspiração grega, o branco e o azul frio provavelmente vêm à mente. Afinal, são as cores nacionais. Além disso, muitos edifícios na Grécia são pintados de branco – útil para refletir o sol quente – com um tom de azul em telhados, janelas e portas.

Com um pouco de tinta, você pode facilmente trazer o visual para a sua casa. Passe uma tarde ensolarada armado com uma lata da melhor tinta para madeira para exteriores e um pincel – renove suas janelas ou móveis de madeira.

Algumas camadas de tinta de alvenaria externa branca em suas paredes proporcionarão um contraste impressionante e refrescarão instantaneamente a área. Sardinheiras de cores vivas também vão bem.

4. Crie uma cabana

 

 (Little Greene/Reprodução)

Um lugar sombreado e fresco é o complemento perfeito para jardins. Este abrigo é iluminado e acolhedor, permitindo que uma brisa de verão flua confortavelmente. Combine com um sofá-cama ou rede para um pouco de paz e sossego, ou recrie o cenário acima incorporando armazenamento elegante para uma cozinha ao ar livre.

5. Adicione uma lareira externa

 

 (Darren Chung Photography Ltd/Future/Reprodução)

Ficar aproveitando a natureza até tarde é um dos principais programas das férias – ouvindo os grilos, observando as estrelas e saboreando uma bebida gelada. Claro, se você não reside em um local com clima mediterrâneo, pode precisar de ajuda para manter as temperaturas confortáveis ​​depois que o sol se põe. É aqui que entram as propostas de lareiras externas.

Um design branco e simples definitivamente remete ao estilo das ilhas gregas, especialmente com oliveiras impressionantes dos lados. A espécie de árvore perene dá cor e vida ao ambiente durante todo o ano. Além de simbolizar paz, sabedoria, prosperidade e sucesso.

6. Aposte no rústico

 

 (Roger Cracknell 01/classic/Alamy Stock Photo/Reprodução)

Se o seu coração se aquece com sugestões rústicas, recrie as vibrações de uma taverna tradicional com uma mesa de madeira, cadeiras confortáveis ​​e piso de pedra natural ou seixos sob os pés. Em seguida, escolha uma cor ousada para fazer uma parede característica.

Decore com grandes vasos de terracota e enfeites de parede – como os pratos na foto. Plante uma primavera, (buganvília) em algum ponto ensolarado para se tornar um dossel.

7. Diga sim aos ladrilhos

 

 (Tile Mountain/Reprodução)

Ladrilhos de estilo grego são uma ótima maneira de adicionar interesse ao seu pátio e, ao mesmo tempo, dar a você aquele clima de férias completo. Esses designs com padrões em azul e branco são um exemplo de ideias de pavimentação. Uma pequena área padronizada em um espaço maior ou em um canteiro elevado são algumas opções.

Dica: Ao escolher o material, verifique se eles são adequados para uso externo. Em geral, a maioria dos porcelanatos pode ser utilizado e não requer vedação. No entanto, você precisará garantir que adquiriu o tipo correto de argamassa e adesivo para colocá-los.

8. Crie um pergolado

 

 (William Gorman/Future/Reprodução)

Um local sombreado e frondoso para relaxar é o sonho de qualquer um. Para recriar o visual, você precisará de um pergolado ou algum outro tipo de estrutura para apoiar suas trepadeiras.

Veja também

As videiras são uma alternativa segura para o tema, se tiver um local ensolarado e protegido, você será recompensado com folhagens arquitetônicas e cachos de frutas. A passiflora é outra opção adorável por suas flores atraentes.

9. Faça uma parede branca

 

 (Michalakis Ppalis/EyeEm/Getty Images/Reprodução)

Popular entre os casais em lua de mel, Santorini é conhecida por suas praias deslumbrantes, edifícios brancos e vistas perfeitas do oceano.

A abundância de paredes brancas e suavemente curvas ajudará a recriar um ambiente sereno desse destino luxuoso. Espalhe um vaso de palmeira aqui e ali para aumentar a sensação de férias. Ou, por que não criar um quintal de pedras com espécies tolerantes à seca para um visual contrastante? Será uma adição chique, sofisticada e de baixa manutenção.

10. Plante espécies mediterrâneas

 

 (Clive Nichols/The Image Bank Unreleased/Getty Images/Reprodução)

Dê aos degraus do seu jardim de pedra um novo visual, alinhando-os com plantas. Cultive alho-social, pulmonária, santolina ou lavanda – se está atrás de uma dose de fragrância calmante.

11. Use a abuse dos tapetes

 

 (Cuckooland/Reprodução)

Colocar tapetes ao ar livre é uma maneira fácil de criar e elevar um ambiente aconchegante de sala de estar na área externa. Priorize um padrão arrojado de azul e branco para vibrações de férias instantâneas, combinado com muitas plantas de contêiner e lanternas rústicas.

Se o seu estilo for mais básico, você pode sempre selecionar peças neutras texturizadas – o visual será igualmente eficaz.

12. Projete um pátio fechado

 

 (Cuckooland/Reprodução)

Para definir um tom interno-externo, você pode considerar ideias de pátio fechado. Claro, eles são um pouco mais ambiciosos do que espalhar alguns vasos de plantas ou posicionar por um tapete, mas eles fornecerão uma extensão para sua casa que pode ser usada durante o ano todo.

Um design simples com janelas em arco e vigas de madeira produz um aspecto autêntico. Preencha o espaço com uma configuração de jantar – uma escada recuperada e um pavimento de ladrilhos de tijolo vermelho são ótimas adições. Pendentes extravagantes como esses trarão um toque contemporâneo ao cenário e iluminarão seus encontros ao anoitecer.

13. Use peças marcantes

 

 (Clive Nichols/Corbis Documentary/Getty Images/Reprodução)

Uma urna gigante de terracota é um recurso brilhante e um ponto focal ao longo das estações. Tente encontrar um usado, se puder – o passar do tempo apenas acrescenta personalidade. Posicione-o contra uma parede de pedra ou para marcar o final de um caminho e envolva-o com flores esculturais para causar um impacto impressionante.

14. Piscinas, por favor

 

 (David C Tomlinson/The Image Bank/Getty Images/Reprodução)

As piscinas são elementos fundamentais para as vibrações de férias. Então, se você tem espaço e orçamento, considere trazer um trecho de água fresca para o seu terreno. Selecione formas simples e curvas rodeadas por pedras claras ou brancas. Um pote de terracota próximo, cheio de flores alegres, dará o toque final perfeito.

Quais são as melhores plantas para inspiração grega?

 

  1. Árvore frutífera: Uma forma adorável de incluir uma vegetação luxuriante, um toque de cor e aromas deliciosos. Há uma grande variedade de belas árvores frutíferas para escolher, incluindo limoeiros, tangerineiras e kumquat.
  2. Sardinheiras: Seus tons vivos de coral, rosa e vermelho instantaneamente evocam a vibração do Mediterrâneo. Coloque-os em vasos de vidro azul ou use a tradicional terracota.
  3. Suculentas: Tolerantes à seca, elas são perfeitas para climas quentes e pedem pouca manutenção.
  4. Ervas mediterrâneas: Lavanda, alecrim, sálvia e orégano são excelentes para esse estilo e também preencherão o ambiente com uma fragrância linda.

Mais dicas:

 

 (Holly Crossley/Future/Reprodução)

Há uma abundância de recursos aquáticos para escolher, incluindo uma variedade de fontes, piscinas, lagoas, riachos, cachoeiras artificiais e riachos. Lembre-se de evitar cantos escuros quando se trata de posicioná-lo, pois isso fará com que desapareça no fundo.

Você quer que ele seja um ponto focal em seu quintal, então é melhor colocá-lo na área mais ensolarada, de preferência no cruzamento de dois caminhos.

Abuse das cores brilhantes e os padrões ousados que o estilo possui. A maneira mais fácil de incorporar isso é por meio de vasos de plantas. A vantagem é que você pode cortar e mudar os itens de acordo com o seu tema.

Mas foque nos tons quentes, já que são mais comumente usados ​​em jardins mediterrâneos, ou tonalidades de vermelhos suaves e amarelos – incluindo vermelho tijolo, terracota, pêssego e ocre.

 (Dicas Práticas/Reprodução)

Por que não criar uma passarela de seixos ou cascalho? Há muitos benefícios em escolher esta alternativa, incluindo o fato de que você não precisa de muito conhecimento de paisagismo para criá-la, e a drenagem não é necessária.

*Via Gardening Etc

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

  1. Muito legal sua materia recomendaria também essa pousada na Praia do Rosa Bangaos do Rosa

  2. Gostei muito da sua dica, excelente materia .

    By Bangalôs do Rosa