12 tipos de camélias para iluminar seu dia

Saiba como escolher a melhor variedade para seus canteiros e vasos

Por Redação Atualizado em 11 fev 2022, 21h34 - Publicado em 13 fev 2022, 13h00
Reprodução/Casa Vogue

Existem milhares de cores e tipos diferentes de camélias para escolher, então você pode ter certeza de que há uma perfeita para você. As primeiras variedades de floração estão principalmente no grupo Sasanqua, elas variam de branco a rosa e vermelho escuro e podem ser de flor única ou dupla, formal, em estilo peônia ou anêmona. E alguns são até perfumados.

Depois de aprender a cultivar camélias, a manutenção é simples. A maioria, incluindo os híbridos C. japonicas e C. x williamsii, mais amplamente disponíveis, precisam de solo ácido úmido, mas bem drenado.

BIOSPHOTO/Alamy Stock Photo/Gardeningetc

E, embora as próprias plantas sejam resistentes – tornando-as uma escolha fabulosa para iluminar os meses mais frios –, as flores podem ser danificadas por geadas severas e ventos frios. Por esta razão, é importante plantá-las em algum lugar abrigado. Elas também gostam de sombra manchada, que reproduz seu habitat natural à beira das clareiras da floresta.

Com tantos tipos diferentes de camélias para escolher, qual você deve escolher para o seu jardim? Se você não tiver certeza, estamos aqui para ajudar, reunindo algumas variedades:

1. Sasanqua camélia

 

Continua após a publicidade

Esta é a única variedade híbrida cheia de alegria. As mudas vermelhas brilhantes, levemente perfumadas, brilham com um centro amarelo e contrastam com uma folhagem pequena e limpa. Se você está procurando novas plantas de jardim de inverno, ela definitivamente deve fazer parte da lista, mas precisa de mais sol do que a maioria para garantir uma floração prolífica na época.

2. Camélia ‘silver anniversary’

 

Continua após a publicidade

‘Silver Anniversary’ é uma camélia semi-dupla da variedade japonica. Tem flores grandes, bastante irregulares, de um branco puro com estames dourados no centro. As folhas verdes profundas oferecem um contraste marcante.

3. Camellia x williamsii ‘jury’s yellow’

 

Continua após a publicidade

Os ramos desta camélia williamsii ostentam uma fileira de amplas pétalas externas brancas com uma massa de babados de pequenas pétalas amarelas cremosas com pontas brancas no meio. O tipo cresce ordenadamente e na vertical, além de ser conhecido como um dos melhores arbustos floridos para o inverno.

4. Camélia japonica ‘margaret davis’

 

Continua após a publicidade

Uma beleza japonica com flores de peônia, ‘margaret davis’ é branca com bordas vermelho-rosadas, manchas vermelhas ocasionais e um brilho dourado no coração de cada uma. Esta é outra espécie elegante e vertical, por isso é uma boa escolha para suas pequenas idéias de jardim.

5. Black lace

 

Continua após a publicidade

Este híbrido vermelho lindamente simétrico exibe um leve brilho prateado e um toque de preto nas bordas. Outro tipo compacto e vertical, fica lindo por si só, ou agrupado com outros do mesmo tipo para um impacto visual. Oferecerá flores na primavera.

Veja também

6. Desire

 

Continua após a publicidade

Este tipo de camélia japonica pode ser um pouco temperamental, mas na melhor das hipóteses é lindo. Suas pétalas variam do branco no centro e rosa nas pétalas mais velhas. A espécie em si tem um crescimento forte.

7. Adolphe audusson

 

Continua após a publicidade

‘Adolphe Audusson’, uma camélia japonica, possui uma cor vermelha com miolo dourado. Tente cultivá-la em um vaso grande como parte de suas idéias de jardinagem no pátio para um lindo toque de cor.

8. Narumi-gata

 

Continua após a publicidade

Esta camélia sasanqua tem flores brancas com tons suaves de rosa nas bordas. Selecione a variedade para ideias de jardins de inverno.

9. Ruby wedding

 

Continua após a publicidade

Com um vermelho vivo e crescimento denso e vertical, esta camelia apresenta uma forma linda, semelhante à de uma peônia. Outra boa escolha para idéias de jardinagem em contêineres.

10. Spring festival

 

Continua após a publicidade

Se você está procurando por tipos de camélias que oferecem toneladas de flores, então o spring festival é uma excelente escolha, pois apresenta massas de pequenas flores cor de rosa. Plante-os para um ambiente extravagante.

11. Lady campbell

 

Continua após a publicidade

Com um rosa profundo, lady campbell lhe dará muitas flores de duas cabeças. Fixe-o em um local com sombra parcial, em um vaso grande ou em seu canteiro com outras espécies.

12. Brushfields Yellow

 

Continua após a publicidade

Cultive o tipo branco cremoso para se tornar centro das atenções. Um fato interessante sobre essas belezas é que as flores são comestíveis: as pétalas podem ser usadas como guarnição ou secas e usadas na culinária asiática.

*Via Gardeningetc

Continua após a publicidade

Publicidade