12 dicas e ideias para ter um jardim vertical em casa

Maneiras de maximizar o espaço das plantas

Por Redação Atualizado em 4 mar 2022, 21h55 - Publicado em 5 mar 2022, 19h00
Jardim exibe mudas na parede e em plantadores suspensos
Jacky Hobbs/Future/Gardeningetc

Os jardins verticais se encaixam perfeitamente em espaços pequenos, mas com charme e interesse. Fazer uso da parede significa que você pode criar um oásis na selva de pedra sem diminuir o tamanho de uma área e limitar suas inspirações de design.

Você pode criar qualquer coisa, desde sistemas modulares personalizados com sistemas de irrigação automáticos, até suportes de paletes DIY montados em uma parede. Depende muito das necessidades do ambiente e do seu orçamento.

Jardim vertical em varanda de apartamento
Reprodução/Pinterest

Eles também são ideais para quem procura uma área externa mais privada, pois a configuração é perfeita para fornecer uma tela ao redor do local. Se você mora em uma área movimentada, pode descobrir que cobrir paredes com mudas também reduz a poluição sonora, ajudando você a obter um ambiente tranquilo.

1. Selecione os tipos certos de plantas

Espaço interno com jardim vertical, mesas e cadeiras

Antes de planejar um jardim vertical, você deve primeiro considerar quais espécies se adequam ao seu espaço e quais podem exigir cuidados adicionais.

Obter luz solar suficiente é muitas vezes o maior problema que os jardineiros enfrentam. Existem espécies que suportam mais tempo de sombra – como fúcsia, gerânios ou samambaias. Como alternativa, se você deseja produzir uma parede de ervas aromáticas, escolha ervas que amam a sombra – como hortelã, salsa ou cebolinha. Veja as melhores ervas para sua horta aqui!

Você também precisa garantir que as mudas estejam recebendo a quantidade correta de água. Se você estiver com pouco tempo, considere investir em um sistema de irrigação automático para garantir condições ideais de umidade.

2. Posicionando uma árvore

Jardim externo com mesa e cadeiras

Pode ser complicado encontrar um canto para árvores em um ambiente reduzido, mas com o método conhecido como pleaching você pode treiná-las para obter um visual vertical de maneira uniforme e controlada. Além de ser ideal para quem procura privacidade em um jardim.

O método utiliza estruturas estreitas de treliça acima de um caule que pode medir de 1,2 m a 2 m de altura. A área embaixo pode receber outras mudas, ser deixada aberta ou usada para exibir vasos, enfeites ou qualquer outra coisa que você queira.

Entre as melhores espécies para esta configuração está o ligustro japonês (ligustrum japonicum), photinia x fraseri e louro-cereja (Prunus laurocerasus) – essas sempre-vivas fornecerão privacidade máxima durante todo o ano. 

3. Combine mudas individuais para uma parede verde

Vasos presos em uma parede

Para aqueles que querem um efeito de parede viva, mas não podem gastar com um sistema de irrigação complexo, anexar vários recipientes em uma cerca é um truque fácil.

Para os jardins de varanda, suportes de parede e cestas suspensas são ótimas opções para maximizar o espaço útil e exibir diferentes pontos focais que tornam o ambiente visualmente interessante.

Veja também

4. Produza um oásis tropical

Banheiro com jardim vertical perto da banheira

As ideias de jardins verticais não são exclusivas para áreas externas. As melhores espécies de interior podem ser usadas da mesma forma para apresentar interesse dentro de casa.

Algumas das melhores plantas para banheiros incluem as samambaias, que vêm em muitas variedades e são exuberantes, além de amarem a umidade e não precisarem necessariamente de muita luz do dia para prosperar.

Alocasia, variedades de pothos, aloe e calatheas podem funcionar de forma brilhante neste cenário, enquanto os clorofitos são resistentes e podem se dar bem sem muita luz natural.

5. Use paletes de madeira

Jardim vertical com paletes

Os paletes podem ser adquiridos ​​​para projetos incríveis de móveis e reciclagem ao ar livre, incluindo este bacana sistema de plantio montado na parede. Veja inspirações de jardins com paletes aqui!

Continua após a publicidade

Instale bolsos de plantio no verso de seus paletes e posicione as mudas, você também pode considerar um sistema de auto irrigação aqui – que ajuda a manter sua vegetação e  economiza água. Para fazê-lo, separe uma mangueira com vazamento ou pequenos tubos de irrigação e bicos que alimentam e nutrem suas plantas, além de um reservatório de coleta de água na parte inferior.

6. Pendurar vasos na grade da sua varanda

Vasos suspensos em grade de varanda

Um conjunto de vasos empilháveis ​​simples pode ser uma salvação! Eles permitem que você crie uma estética de parede viva sem um processo de instalação complexo. Eles podem ser facilmente fixados nas grades das varandas para suavizar as linhas duras.

Cultive espécies perfumadas, como a lavanda, que fornecem alimento para os polinizadores e deixam o ambiente com um aroma delicioso. 

7. Mantenha simples com potes únicos

Vasos individuais presos em parede

Ideias de jardim vertical podem vir em todas as formas e tamanhos. Mesmo que seja apenas um grupo de vasos individuais montados em uma parede.

Posicione novas plantas à medida que a estação mudar para dar um interesse e exibir cores diferentes. Alternativamente, fique com uma sempre-viva e mantenha-a regada durante todo o ano. Ou, se você é fã de produtos comestíveis, experimente pimenta e ervas como manjericão.

8. Usufrua de plantadores de treliças

Plantador de treliça

Um plantador de treliça de tamanho médio pode ser empurrado contra uma parede ou cerca ensolarada e usado ​​para cultivar vegetais. Feijões verdes ou tomates devem ir na parte de trás para serem treinados no painel de treliça e, na frente, as flores comestíveis, como capuchinha, adicionam interesse

9. Painéis de cerca de treliça

Cerca de treliça

Se você está procurando uma nova cerca de jardim, então você pode querer considerar um painel de treliça. Eles são ótimos para deixar a luz passar e permitem o cultivo de trepadeiras.

Dependendo da luz do seu jardim, você pode escolher uma camélia para um local seco e sombreado ou uma flor de maracujá tropical para um local quente e ensolarado.

10. Parede viva de suculentas

Jardim vertical de suculentas
Nomad Outing/Getty Images

As suculentas ainda são tendência e não há sinal de que isso chegue ao fim tão cedo. Por serem de baixa manutenção e não precisarem de tanta irrigação, são perfeitas para uma parede viva se você não tem muito tempo para se dedicar à jardinagem.

Mas elas ainda precisarão ser regadas de vez em quando, principalmente se não estiverem crescendo no solo. São ótimos para serem agrupados em suportes, pois possuem sistemas radiculares rasos que não ocupam muito espaço abaixo da superfície do solo.

Para produzir um jardim vertical de suculentas, use arame sobre uma base de composto e coloque suas mudas. Vai demorar um pouco para elas crescerem e cobrirem toda a área vertical, então use musgo para cobrir o arame. Novas plantas podem ser adicionadas ao longo do tempo.

Se você tiver uma parede de pedra ou similar, é possível apenas encaixar estacas nas rachaduras e, na maioria das vezes, elas prosperarão.

11. Crie um cenário vertical

Plantadores com formatos únicos

Aprimore sua varanda com alguns plantadores verticais. Plantadores em camadas são uma das possibilidades mais comuns, uma vez que existem muitas variedades prontamente disponíveis. Por que não tentar fixar um palete na parede acima para embalar uma folhagem ainda mais exuberante? Ambos podem ser facilmente movidos ou levados com você se você mudar de casa.

12. Paredes de ervas em uma área de cozinha ao ar livre

Ervas cultivadas ao lado de uma cozinha ao ar livro

Elabore uma parede de ervas comestíveis posicionada em uma área de cozinha ao ar livre. Este não é apenas um banquete visual, mas também culinário. Cultivar ervas perto de uma cozinha ao ar livre faz todo o sentido, pois você sempre terá sabor à mão para acrescentar aos seus pratos.

Experimente ervas mediterrâneas como orégano e manjericão. Embora o manjericão seja uma erva anual e precise ser substituído a cada ano, o alecrim, a hortelã e a sálvia são perenes e, portanto, darão uma exibição mais duradoura.

*Via Gardening Etc

Continua após a publicidade

Publicidade