Continua após publicidade

O que é essa tal Semana do Design de Milão que estão todos postando?

Um guia para quem está boiando nessa semana em que todos os arquitetos do mundo parecem fazer procissão na frente da Duomo de Milão

Por Marcia Carini
Atualizado em 17 fev 2020, 16h10 - Publicado em 9 abr 2019, 14h39
Pelo Salão passam quase 400 mil pessoas de mais de 150 países. (Reprodução/Casa.com.br)

De um dia para o outro, todos os arquitetos, designers e influencers que você segue no Instagram e no Pinterest começam a postar fotos da Duomo de Milão, de prato de macarrão ou de uma bebida laranja em uma taça imensa – o tal do Aperol Spritz. Daí, eles dizem coisas como “Imperdìvel” ou “Olha nós aqui!”, ou ainda “Dispensa legenda”. Não, nada dispensa legenda. E a gente vai contar por que motivo tanta gente está aqui (em Milão) exatamente agora. Daí, você pode aproveitar melhor as notícias e, quem sabe, programar a sua foto na frente do Duomo num futuro breve.

A Semana do Design de Milão é o período em que a cidade se transforma. O evento grande, que dá início a tudo é o Salone. Uma feira que acontece há 58 anos. Mas pensa numa feira bem, bem, bem grande, com mais de 20 pavilhões. Lá, as grandes empresas montam estandes gigantes para expor os lançamentos para os mais de 370 mil visitantes de quase duzentos países. O Salão Satélite, sempre dentro da feira, mostra os jovens (abaixo de 35 anos) de escolas design. E, a cada dois anos, a Euroluce – salão da Iluminação também ocupa o espaço (este ano tem!).

Continua após a publicidade

Mas acontece que a feira é longe do centro. E…assim…pela a cidade começaram a pipocar eventos. A coisa ficou tão séria que hoje o Fuori Salone (fora do Salão) é talvez mais famosos (e gostoso de ver) que o próprio Salão. São instalações, exposições, lançamentos nas lojas, talks… Parece que a cada loja tem alguma coisa bacana de ver. E as pessoas ficam bem loucas, com aquela sensação de…estar perdendo algo importante. Daí, a mensagem que você vai receber ou enviar aqui é: “Onde você está?” ou “O que você viu de bacana?”.

Feita essa breve introdução animadora, vamos ao que tem a ver com você que não está aqui. Os designers e empresas que lançam móveis e acessórios em Milão passaram meses prestando atenção ao que está movendo as pessoas, motivando consumidores, ao que há de mais tecnológico e ao mesmo tempo ao que resgata nossas memórias afetivas. Esse mix aparece nos produtos – muitas vezes de modo bem exagerado, como acontece no universo da moda. Mas…tudo bem…isso tudo vai ser traduzido.

Continua após a publicidade

O que você deve fazer agora é receber as informações e fazer o seu exercício de futurologia e entender a melhor forma de absorver o que cada um dos perfis que você segue. Se serve de régua, estou girando desde sábado por aqui. Ainda não tomei nenhum Aperol Spritz (nem sou mesmo muito fã), não postei nenhuma foto na Duomo, mas percebi algumas coisas que podem ajudar a entender o que essa semana vai nos trazer: empoderamento feminino, consumo consciente e preocupação com o lixo. Tem mais: exaltação dos jeito japonês de morar, patchwork, mix de estampas, rosa e amarelo e…roupas prateadas… Espero que, depois, dessa breve introdução, nossas matérias e nossos Stories façam mais sentido para você. Se não fizerem, peço paciência. Já já passa… Vai só até o dia 14…

Publicidade