Morar Mais Por Menos SP aposta no equilíbrio entre design e acessibilidade
A edição paulista, que ocorre no Alto de Pinheiros, acomoda 60 ambientes em duas casas vizinhas dos anos 1960
Por Yara Guerra
SEGUIR
SEGUINDO
Atualizado em 17 fev 2020, 15h47 - Publicado em 10 out 2019, 16h43
1/39 Estúdio da Lareira – Idália Daudt. Provando que é possível apresentar espaços criativos, aconchegantes e funcionais com um valor acessível, o estúdio parte da lareira original da casa para mostrar um ambiente com elementos, móveis e objetos de inspiração retrô, mesclados aos estilos industrial e contemporâneo. Para compor o espaço, que dispõe de um hall com área de trabalho, cozinha e jantar conjugados, além do estar, dormitório e banheiro compartimentados, foram realizadas intervenções mínimas, com objetivo de gerar menos resíduo. Toda a iluminação é em LED, de baixo consumo. (Divulgação/Casa.com.br)
2/39 Sala de Jantar – Sula Miranda, Isabella Nalon e Juliana Atti. O espaço é uma homenagem à carreira da cantora Sula Miranda, rainha dos caminhoneiros, e transmite seu estilo, seu gosto pela decoração e sua história de vida. Um lustre feito com galhos, customizado especialmente para o ambiente, e uma parede de pallets em pinus de reflorestamento mostra que é possível reaproveitar materiais simples e transformá-los. (Divulgação/Casa.com.br)
3/39 Garagem da Mulher – José Lobato, Caroline Cardoso e Marcia Freitas. A garagem foi concebida para uma mulher feminina, independente e conectada, que se realiza viajando e fotografando o universo de carros antigos. Foi projetada para se tornar um refúgio onde ela possa relaxar e se conectar com sua infância e memórias de viagens. (Divulgação/Casa.com.br)
4/39 Lavabo Harmonia e Contraponto – Francisco Donadio e Cristina Marcovecchio. Elegante, acolhedor e funcional, o projeto buscou apresentar equilíbrio estético e conforto sensorial por meio de materiais complementares e acessíveis – o MDF certificado e o granito nacional – gerando menor impacto ambiental em relação a produtos importados e de maior custo. O resultado é um lavabo moderno e sofisticado e, como na música (inspiração para o projeto), os elementos deste ambiente, de forma simultânea, compõem em Harmonia um Contraponto. (Divulgação/Casa.com.br)
5/39 Sala Solstício – Nathalia Leme e Deco Freitas. A Sala Solstício é um espaço aconchegante, para descansar e relaxar curtindo uma boa música brasileira. Apresenta elementos que resgatam a brasilidade e soluções econômicas em um único ambiente. Com o reaproveitamento do taco existente e uso da madeira sustentável pinus, a sala conseguiu trazer o clima praiano para dentro da cidade. (Divulgação/Casa.com.br)
6/39 Espaço Interativo – Fernanda Duarte. Com apenas 4 metros quadrados, o espaço transmite acolhimento e conforto com recursos que conferem a sensação de amplitude, como a adoção de uma paleta monocromática, na cor rosa. Toques de dourado conferem pontos de luz ao ambiente, que apresenta uma série de interações com o visitante: é o caso da parede com uma arte que remete a um par de asas e de outra com lousa e caneta para responder a um questionamento da arquiteta. (Divulgação/Casa.com.br)
7/39 Cenário Perfeito no Quarto de Casal – Susana Damy. Com uma mínima intervenção, este espaço foi pensado no conforto e bem estar do morador que está em fase transição de casas e precisa ter seu imóvel impecável para encantar seus futuros moradores. O dormitório do casal é um dos ambientes mais desejados em uma residência e para trazer interesse e ar de modernidade ao antigo cômodo, foi instalado um carpete vinílico sobre o antigo piso de madeira. O projeto também conta com mobiliário e acessórios versáteis, que podem ser facilmente adaptados em uma próxima residência. (Projeto Susana Damy/Casa.com.br)
8/39 Banho do Casal – Danielle David e Micheli Marques. Pensado para atender às necessidades de um casal e conferir agilidade e independência com sofisticação, o espaço dispõe de cuba e chuveiro em dupla, além de materiais com cores contrastantes. Foram usados materiais de rápida instalação, pintura e revestimento vinílico lavável, além do revestimento hexagonal em destaque na parede principal do banheiro. Os espelhos são peças soltas, com design diferenciado e material sustentável. (Divulgação/Casa.com.br)
9/39 Sala de TV – Olivia Cury. Levando em consideração o desejo de criar um ambiente simples e aconchegante, a escolha do mobiliário priorizou cores neutras, materiais naturais e peças com desenho minimalista. O piso foi criado com retalhos de tapetes, destacando-se pela importância de transformar, reciclar e reduzir custos. Os objetos traduzem a individualidade e os sonhos de quem vive nesse espaço. (Divulgação/Casa.com.br)
10/39 Varanda da Pedroso – Elaine Fonseca. Este é um espaço para grandes encontros amigáveis, em que a linha mestra foi transformá-lo em um ambiente familiar democrático e multifuncional, onde os estilos pudessem fluir livremente, sem estereótipos, ligados apenas pela natureza e pelo visual bucólico da generosa varanda. Destaque para as formas geométricas que dão personalidade ao ambiente. (Divulgação/Casa.com.br)
11/39 Quarto Meu Mundo Mágico – Camilla Passos e Lúcia Vale. O quarto infantil “Meu Mundo Mágico” remete ao ambiente circense, com soluções práticas e acessíveis como tecidos e fitas. Propõe o uso de materiais recicláveis, como papelão e ripas de madeira do espaço original, ao lado de móveis de qualidade, almofadas e bonecas de ONGs. As cores, texturas e objetos escolhidos foram pensados para despertar o interesse lúdico nas crianças, deixando o espaço bem alegre, criativo e colorido. (Divulgação/Casa.com.br)
12/39 Quarto do Menino – Cátia Alves. Pensado para um menino na faixa dos 10 anos, o quarto apresenta cores que remetem à brasilidade, além de elementos com fibras naturais e customização, conferindo conforto, funcionalidade e praticidade ao espaço. Com área de estudos e atmosfera lúdica, o ambiente traz em destaque um painel pintado à mão por uma artista plástica de 72 anos, que já não exerce mais essa atividade, porém foi convidada pela arquiteta como uma maneira de valorizar artistas brasileiros e discutir a inclusão social da terceira idade. (Divulgação/Casa.com.br)
13/39 Nuderoom/Banho da Casa – Semíramis Alice. Com pegada conceitual, o Banho da Casa evoca uma atmosfera lúdica, sendo todo decorado em tons de nude – uma referência ao ambiente onde se fica nu, com a pele à mostra. Remetendo aos pelos da pele, paredes e forro são revestidos de uma grama sintética na cor nude, criando uma camada sensorial. A banheira é recheada de bolinhas, no mesmo tom, e o visual onírico é complementado com um letreiro em neon. Com intervenções pontuais na estrutura original, a reforma gerou o mínimo de entulho – os novos revestimentos foram instalados sobre os originais. Na decoração, destacam-se objetos com pegada sustentável, como os vasos de planta feitos com materiais reciclados. (Divulgação/Casa.com.br)
14/39 Espaço da Mulher Empoderada – Jessica Castelli, Paulo Kobayashi e Roberto Fazilari. O espaço foi pensado para mulheres entre 30 e 60 anos, conectadas e que gostam de deixar o seu lar sempre aconchegante e confortável. Mulheres que não seguem tendências, mas são ligadas em tudo o que acontece na moda, redes sociais, na política e no mundo. Femininas, seguras e fortes. Apreciam inovações aliadas sempre à sustentabilidade. O projeto é baseado em materiais naturais e mobiliário reciclado, organizados de maneira elegante, despojada e funcional, refletindo o dinamismo da mulher moderna. (Divulgação/Casa.com.br)
15/39 Banheiro da Mulher Empoderada – Andrea Kerr. Para seguir o conceito “mais por menos”, adotou-se a solução de aplicar revestimento apenas na área do box, enquanto a bacia sanitária com caixa acoplada auxilia na economia de água. Na decoração, flores feitas com jornal e pintadas com spray dão o toque “faça você mesmo”, enquanto caixas em Capim Dourado, material brasileiro exclusivo da região do Jalapão, no Tocantins, produzidas por artesãos da comunidade local, substituem o gabinete de marcenaria. (Divulgação/Casa.com.br)
16/39 Canto de Trabalho – Ju Bortolotto. O espaço alia mobilidade a boas soluções, com criatividade e funcionalidade. Os móveis são soltos e de porte médio, facilitando a troca de layout quando convier. As paredes ganharam cores através do uso de adesivos e tintas, um recurso barato que pode ser renovado sem muito custo. (Divulgação/Casa.com.br)
17/39 Jardim dos Pés Descalços – Neide Braga. O espaço buscou uma nova leitura no ambiente com a repaginação dos pisos de cimentos já existentes. As vegetações foram mantidas e revigoradas. Houve introdução de elementos novos como plantas em tons alegres, esculturas, pedras, banco e iluminação com linguagens que remetem ao descanso e bem-estar. Como solução criativa, a paisagista optou por pinturas artísticas de troncos de árvores, que escondem as fissuras nas paredes. Destaque também para os objetos decorativos e funcionais de serralheria artística feitos poruma instituição que trabalha com projetos sociais para pessoas com transtorno mentale para as luminárias de lua, confeccionadas feitas pela equipe da profissional com globos de polietileno e pintadas a mão. Um ambiente bonito com elementos de baixo custo e baixa manutenção, facilmente aplicável para uma casa. (Divulgação/Casa.com.br)
18/39 Garagem café – Mariana Cecchini. Para produzir o espaço, foi gerado o mínimo de resíduo possível, sem geração de entulho e poluição sonora, reaproveitando paredes e piso que, com um bom projeto de interiores e iluminação, deram as bases para o Garagem Café. Para completar a atmosfera retrô dos acabamentos, foram criados quatro arcos que conferem a ideia de um pé direito mais alto. (Divulgação/Casa.com.br)
19/39 Espaço Gourmet – Thaisa Camargo. Inspirado no conceito dinamarquês “hygge”, o ambiente de 15 m² contempla cozinha e lounge, que priorizam o conforto, convivência e bem-estar dos amigos e familiares. O mix de materiais, cores e texturas encontram-se em perfeita harmonia e acolhimento no ambiente, pensado para criar essa ideia de viver num clima de fazenda, mas aliado modernidade da cidade. (Julia Herman/Divulgação)
20/39 Banheiro Público Unissex e Acessível -– Viviane Friedemann. Além de inclusivos, os Banheiros Públicos tem como premissa a sustentabilidade em cada detalhe. Os metais da Lorenzetti contam com uma tecnologia que permite uma economia de água de até 70% em comparação a outros produtos no mercado. A iluminação foi customizada através do uso de canos de PVC pintados de preto e as divisórias dos banheiros privativos receberam um acabamento muito especial: a arte do grafite pelas mãos do artista brasileiro Roger Taí. (Divulgação/Casa.com.br)
21/39 Escritório e Estúdio do Dr. Pet – Carlos Agricola e Patricia Capobianco. O projeto se baseou nas necessidades de um cliente real, Alexandre Rossi, conhecido como Dr. Pet, que desejava ter um espaço para trabalhar, gravar suas aulas e entrevistas e ainda curtir momentos de descontração com a gata Miah e os cães Estopinha e Barthô. Todo mobiliário foi feito sob medida, com madeira reutilizável, atendendo à área de trabalho. O espaço de brincadeira dos pets integra o estúdio de gravação e reuniões, com direito a arranhadores para a gatinha feitos à mão, com cordas de sisal, espalhados pelas prateleiras que permeiam o espaço. (Divulgação/Casa.com.br)
22/39 Banheiro “Um banho no Éden” – Artur Caveiro. O projeto visa trazer para dentro de casa elementos naturais, simbolizados pela vegetação, madeira, pedras e água. Buscando transmitir a conexão com a natureza e a simbiose do ser humano com o meio ambiente, apresenta soluções como um lavatório confeccionado a partir de um tronco de árvore, jardins verticais internos, seixos naturais como revestimento, entre outras, resultando em um espaço aconchegante, moderno e harmônico. (Divulgação/Casa.com.br)
23/39 Apartamento Quinto Andar – João Marcos Calfat. Com soluções criativas para compor um ambiente aconchegante e, ao mesmo tempo, com bom custo-benefício e mobilidade, o projeto tira partido de uma decoração sustentável e com elementos customizados. Foram usados materiais de descarte como o painel de madeira feito com sobra de assoalho e o tapete de retalhos, entre outras recursos, conferindo um clima urbano e intimista. A opção por móveis modulares facilita a reconfiguração do espaço e até mesmo a mudança para uma nova casa. (Divulgação/Casa.com.br)
24/39 Apartamento da Influenciadora – Henrique Freneda O projeto mostra que é possível montar um apartamento com personalidade e que caiba no bolso. Pensado para uma influenciadora digital, o apartamento com conceito aberto propõe acompanhar a moradora em seu estilo de vida, com soluções criativas e práticas para o dia a dia. Tons vibrantes, mobiliário moderno e iluminação em LED formam uma decoração conectada, que dispõe, inclusive, de uma parede instagramável. (Divulgação/Casa.com.br)
25/39 Refúgio da Sylvia Design – Mariza Silva. O espaço é uma homenagem à empresária Sylvia Design, onde se destaca o chique que cabe no bolso através do mobiliário e de uma seleção de peças ecologicamente corretas. Pensado como um local de descanso, para recarregar as energias com tranquilidade e acolhimento, o ambiente dispõe de uma chaise, poltronas para leitura e uma estante. Em destaque, a parede principal recebeu revestimento de madeira ripada e a decoração é arrematada por um tapete com estilo oriental. (Divulgação/Casa.com.br)
26/39 Estúdio Lar Doce Casa – Anna Beatriz Fadul e Gregory Copello. O Estúdio Lar Doce Casa foi pensado como um local onde a influenciadora pode trabalhar, receber amigos, morar e pesquisar sobre tendências. É um ambiente marcado pela integração, versatilidade e multifuncionalidade, com uma paleta de cores que promove o bem-estar e ressalta a singularidade do espaço. (Divulgação/Casa.com.br)
27/39 Quarto da Mãe Moderna – Danielle Dantas e Paula Passos. O quarto da Mãe Moderna é um refúgio para uma mulher de personalidade que gosta de ter a natureza ao seu redor. O verde é uma presença forte no espaço, seja no mobiliário em tom pastel ou no adesivo com folhagens. Acolhedor, prático e feminino, o lugar combina com a primavera e suas nuances, adotando elementos que simulam uma atmosfera natural - como o revestimento vinílico que remete à madeira, cestos de palha natural e tricô. (Divulgação/Casa.com.br)
28/39 Quarto do Filho Adolescente – Carina Pederzoli e Rodrigo Amaral. O espaço foi pensado para um adolescente que curte surfe e skate. Não existe nada fixo e os móveis, além de leves, possuem rodízios, facilitando a mudança de layout que os jovens normalmente fazem entre a adolescência e o início da vida adulta, sem que isso implique em maiores gastos para seus pais. (Divulgação/Casa.com.br)
29/39 Sala de Banho – Vanessa De Mani. Pensado como um local de refúgio e descanso, o espaço tem como proposta aguçar os sentidos: o tom verde, relaxante e calmante, proporciona bem estar. A iluminação indireta, com circuitos automatizados, criam cenas de acordo com o momento e incorporam tecnologia ao espaço. O box e as bancadas, com design exclusivo em acrílico tecnológico, que conta com elementos naturais em sua composição, criam um efeito inovador, além de proporcionar maior segurança em relação ao vidro. (Divulgação/Casa.com.br)
30/39 Cozinha das Sensações – Cristiane Schiavoni. A Cozinha das Sensações é uma homenagem ao chef paulista Renato Caleffi, referência nacional em gastronomia orgânica. O espaço apresenta soluções econômicas, como o reaproveitamento de materiais e peças funcionais feitas a partir de refugo de serralheria, como cestas e cabideiro feitos com ferro de descarte. Com um toque industrial, o cinza e a madeira contrastam com o coral, que reveste uma das paredes em um harmonioso contraponto. (Divulgação/Casa.com.br)
31/39 Sala Multifuncional Diário do Arquiteto – Simone Goltcher. Soluções criativas e marcas nacionais traduzem o conceito “o chique que cabe no bolso”. Boiseries nas paredes conferem sofisticação, enquanto o tom cinza reforça a elegância e o toque clean. Destaque para o vão com prateleiras e na disposição das poltronas e sofás. Ponto de encontro agradável e convidativo para relaxar e apreciar os conteúdos oferecidos durante o Morar Mais. (Divulgação/Casa.com.br)
32/39 Sala e Varanda Gourmet – Francisco Filho. Com um toque vintage e mobiliário de design orgânico, o projeto transmite leveza visual em um ambiente prático para os dias de hoje. A iluminação é intimista, composta por uma luminária pendente e um abajur. O destaque é o uso do revestimento de piso na cor concreto, aplicado nas paredes como um painel, conferindo simplicidade e luxo ao ambiente. (Divulgação/Casa.com.br)
33/39 Furacão de Ideias – Cris Paola. A proposta é apresentar um “furacão de ideias”, com uma instalação diferenciada que é o ponto instagramável do evento. A escultura, que é o elemento principal do espaço, conta com a participação de arquitetos e designers de interiores do Morar Mais, que customizaram as cadeiras que constituem o “Furacão de Ideias”. Cada cadeira exposta na instalação está à venda: todo lucro será revertido para a instituição Decor Social. No mesmo ambiente, a ação “Papo Decor” dá semanalmente ao visitante a oportunidade de participar e criar um novo layout para sala de estar - ou seja, a cada semana haverá uma sala de estar diferente no mesmo espaço. (Divulgação/Casa.com.br)
34/39 Mini Golfe – Daniela Muniz e Manuel Brancante. O Mini Golfe mostra que é possível colocar em qualquer empreendimento, como um condomínio ou um jardim, por exemplo, um espaço interativo nestes moldes. Diferente de um campo de golfe profissional, esta versão tem o conceito mais lúdico. Feito com grama sintética, é uma obra fácil e de baixa manutenção, consistindo em um espaço de lazer para toda a família. (Divulgação/Casa.com.br)
35/39 Jardim Tropical Consigaz – Catê Poli. O Jardim Tropical Consigaz é um espaço de estar e confraternização. Emoldurado por uma instalação com botijões de gás, é um jardim com plantas tropicais e folhagens exuberantes. Foi usado mobiliário brasileiro de corda náutica, móveis de madeira bruta de manejo sustentável, tapetes para área externa, lareiras a gás, iluminação com LED e vasos em polietileno. (Divulgação/Casa.com.br)
36/39 Varanda Amazônia - Elaine Vilela de Sousa. Com mobiliário brasileiro e objetos de decoração inspirados na Amazônia, a proposta do espaço é apresentar um estar externo que valoriza a diversidade natural do país. O projeto visa despertar o senso crítico sobre a importância da Floresta Amazônica para todo o mundo, de beleza natural única e fundamental importância para o ecossistema mundial, ao mesmo tempo em que sofre com a ganância humana e o descaso com sua preservação. (Divulgação/Casa.com.br)
37/39 Refúgio Temperado – Neza Cesar e Sergio De Divitiis. Com um trabalho focado em cor e criatividade, o espaço propõe ser um local de encontro, apresentando recursos de baixo impacto ambiental e embasado no Feng Shui, com forte influência boho. O projeto aproveitou elementos já existentes no local, como o piso externo de granilite, que ganhou um tratamento e pintura em azul-petróleo, e o piso do ambiente interno, um ladrilho inglês vintage original, na cor verde-esmeralda, que foi restaurado. Dois tapetes assinados pela própria designer de interiores foram inseridos na decoração, feitos a partir de um patchwork de sobras de outras peças. Já as paredes ganharam pinturas de flores com influência de Frida Kahlo, assinadas pela artista Gabriela Braga. (Divulgação/Casa.com.br)
38/39 Estar da Família Paulista – Rodrigo Rochet e Natália de Faria. O espaço foi pensado para resgatar memórias de infância, relaxar e aproveitar o tempo em família. O verde traz para o ambiente um clima de quintal, proporcionando relaxamento e diversão, aliado a elementos como um escorregador ao lado da escada que dá acesso à sala. A escolha de um mobiliário versátil proporciona maior integração ao ambiente. (Divulgação/Casa.com.br)
39/39 Jardim da Piscina – Marcelo Faisal. Por coincidência, o projeto paisagístico foi realizado pelo próprio arquiteto-paisagista nos anos 2000. Com restauração e preservação da arquitetura original, foram introduzidas novas espécies junto à rica vegetação já existente, garantindo um projeto de baixíssimo custo, sustentável e com características tropicais. O uso de tinta nos pisos e na piscina representa uma nova tendência de construções de baixo custo e baixíssimas manutenções. O mobiliário contemporâneo com materiais orgânicos e sintéticos humaniza e convida para o bem-estar e para a convivência. (Divulgação/Casa.com.br)
Criada há 16 anos no Rio de Janeiro, a mostra Morar Mais Por Menos agora desembarca em São Paulo pela primeira vez, em duas casas vizinhas no Alto de Pinheiros, entre os dias 3 de outubro e 17 de novembro.
Os 60 ambientes da feira invadem os dois casarões, construídos nos anos 1960, com ares modernistas e que costumavam sediar festas e encontros. “Mesmo que hoje estejam vazias, permanece o ar de festa, familiaridade e cumplicidade”, diz uma das idealizadoras da mostra, Ligia Schuback. “É tácito o respeito e amizade que existe entre as famílias. É o clima de acolhimento que buscamos transmitir com o Morar Mais”, diz.
A partir de alguns pilares essenciais como brasilidade, sustentabilidade, customização, inovação e tecnologia, o principal desafio lançado aos profissionais é realizar mais por menos. “Não se trata de ser tudo com preço baixo, o importante é cada profissional apresentar um projeto com boa relação custo x benefício”, comentam Ligia e Sabrina Schuback.
O evento também aposta em sustentabilidade. Seus espaços foram criados com respeito ao meio ambiente e melhor aproveitamento de recursos, além da utilização de materiais ecologicamente corretos. Há também uma preocupação em defender a inclusão social, já que os profissionais foram desafiados a incluir em seus projetos produtos criados por ONGs e cooperativas de artesãos, aumentando a visibilidade e as chances de negócios para aqueles que trabalham na informalidade.
Achou interessante? Então confira acima a galeria com os ambientes!
Continua após a publicidade
Morar Mais Por Menos São Paulo
Quando: 3 de outubro a 17 de novembro
Continua após a publicidade
Horário: terça-feira a domingo das 12h às 20h
Onde: Rua Pedroso de Moraes, 2188 – Alto de Pinheiros