Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Glass South America terá programação de palestras com grandes nomes da arquitetura

A Glass South America e E-squadria Show acontecem de 3 a 6 de setembro de 2025, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 ago 2025, 18h04 - Publicado em 18 ago 2025, 13h00
Glass South America terá programação de palestras com grandes nomes da arquitetura
 (Glass South America/E-squadria Show/Divulgação)
Continua após publicidade

A Glass South America, feira da indústria vidreira da América Latina, promovida pela NürnbergMesse Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro) chega à sua 16ª edição juntamente com a 2ª edição E-squadria Show, um encontro bienal, entre os dias 3 e 6 de setembro de 2025. A mudança de calendário visa ampliar as oportunidades para expositores e visitantes, evitando a sobreposição com grandes eventos internacionais do setor. A dupla de eventos acontece no Distrito Anhembi.

Programação da Arena de Conteúdo

Glass South America terá programação de palestras com grandes nomes da arquitetura
(Glass South America/E-squadria Show/Divulgação)

Com curadoria principal de Fernando Mungioli, da Revista Projeto, e novos núcleos temáticos com curadorias da Abravidro (para o setor vidreiro) e do profissional Hugo Martinez (com foco em desempenho de esquadrias e fachadas), o espaço se torna o principal centro de debates sobre o universo vidreiro, arquitetura, inovação, tecnologia e eficiência construtiva.

Durante os quatro dias de feira, a Arena receberá nomes nacionais e internacionais da arquitetura e construção, bem como a Cerimônia de Premiação do 2º Prêmio Abravidro Glass South America.

3 de setembro

A programação se inicia a partir das 14h, com Celso Rayol e Fernando Costa (Cité Arquitetura | Brasil); segue, às 15h, com Renata Furlanetto (Studio MK27 | Brasil); e continua com uma mesa redonda às 16h.

O dia termina na Arena de Conteúdo com a Cerimônia de Premiação do 2º Prêmio Abravidro Glass South America, que se estende até às 19h.

Continua após a publicidade

4 de setembro

O programa se inicia às 14h, com Grazzieli Gomes (Aflalo/Gasperini | Brasil); tem sequência, às 15h, com Sol Camacho (Raddar | México-Brasil); 16h, Gabriela Carrillo (Taller Rocha + Carrillo | México) e 17h será finalizada com uma roda de conversa.

5 de setembro

No dia 5 de setembro é a vez de Lourenço Gimenes (FGMF | Brasil) subir ao palco da Arena de Conteúdo às 14h, seguido, às 15h, por Alex Brahm (Más Arquitectos | Chile) e, às 16h, por Frans de Vitte (MVRDV | Holanda). A maratona de conhecimento termina, às 17h, com uma mesa redonda.

Programação sujeita a alterações.

Glass South America terá programação de palestras com grandes nomes da arquitetura
(Glass South America/E-squadria Show/Divulgação)

Programação para o setor especializado

3 de setembro

O setor de esquadrias também será contemplado com abordagens altamente relevantes, cuja curadoria está a cargo do consultor Hugo Martinez. A agenda conta, no dia 3 de setembro, com Sheila Marinho, Market Leader Somfy Brasil, que fala sobre Motorização e automação de baixa complexidade em projetos de alto padrão; Patrick Jacoby, da Jacoby Consultoria, com o tema Produzir esquadria de PVC é fácil. Entregar com excelência é desafio;

Continua após a publicidade

Lara Costa, da Conect Casa, continua a programação e aborda Marketing de relacionamento para o setor de construção civil; Eli Marques, da DECAMP, transita pela A importância da especificação correta das esquadrias no projeto; e Rubens Silva, da Shine Windows, detalha o universo das Esquadrias em PVC: Inovação e tecnologia para o seu projeto.

5 de setembro

Às 14, o tema Novidades da norma ABNT 7199: o que mudou na principal norma de aplicação de vidros na Construção Civil será abordado por Clélia Basseto, Analista de Normalização da Abravidro. Às 14h45, Jonas Sales, Engenheiro de Produção e pós graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, fala sobre o Uso de vidros insulados no Brasil: derrubando mitos e conhecendo possibilidades.

A programação continua, às 15h30, com Fernando Simon Westphal, Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que vai falar sobre Fachadas de alto desempenho. Às 16h15, Isadora Vilar, graduada em Propaganda e Marketing, com MBA em Comunicação, Mídia e Gestão de Marketing assume o microfone para palestrar sobre Vendendo vidro: argumentos para a venda de vidros de valor agregado.

Às 17h Clélia Basseto e Flávia Previato Baldini, arquiteta e urbanista consultora da Abividro, sobem ao palco para falar sobre a Educavidro: a plataforma de EAD do setor vidreiro. Por fim, às 17h15, Thiago Albigiante, advogado formado na USP e do escritório Fialdini Einsfeld, fala sobre Acidentes com vidro: quem é responsável?

Continua após a publicidade

4 de setembro

Dia 4 de setembro, a maratona de conteúdo continua com o Engenheiro Sebastião Pereira, da Country Manager Deceuninck Brasil, com o tema O que importa para a indústria de esquadrias: Desenvolvimento; Diego Moraes, do Venda na Obra, ensina Como vender mais através da aplicação de um CRM; Ana Juraszck, Marketing para esquadrias: O que realmente dá resultado e o que é puro desperdício; Mauricio de Souza, engenheiro e perito, comenta sobre Blindagem judicial em projetos de Guarda-corpos e Esquadrias; a Engenheira Michele Gleice, Diretora do laboratório de ensaios do ITEC, aborda Como as normas técnicas podem auxiliar na venda de esquadrias; Robson Campos, Gerente técnico da ABRAESP, fala sobre Esquadrias e o risco ao não atendimento às normas técnicas.

A agenda segue com um talkshow de Hugo Martinez, Edison Fernandes e convidados, para dar continuidade às palestras do Engenheiro Rafael Schimitt, da Scala Acústica, com o tema Como garantir o Desempenho de Esquadrias em fachadas; e termina com o Arquiteto Henrique do Vale, da Supperiore Consultoria, que desenvolve sobre Patologias em esquadrias de alumínio: Identificação, soluções e oportunidades de vendas.

Veja mais detalhes da programação no site!

Publicidade