Casa Created with Sketch.

Passo a passo para você fazer suas próprias velas e relaxar

Com produtos acessíveis você consegue criar um aroma personalizado e acrescentar uma iluminação tranquilizadora

Vela branca em copo de vidro pequeno com ramo de folhas amarradas

 (Better Shea Butter/Reprodução)

Os DIY são opções populares para criar uma decoração bonita e única, além de fazer com que você se sinta orgulhoso do produto final. 

Mão segurando vela com suporte marrom circular

Por serem infinitamente personalizáveis, com uma beleza clássica e um processo sem complicações, as velas são as queridinhas de quem quer produzir um perfume para a casa ou até mesmo dar um presente.

Explicamos, aqui, o passo a passo para fazer uma vela à base de soja. Confira:

Materiais necessários para fazer a vela. Panela, frasco de vidro, cera, essência, espátula, hastes

 (proflowers.com/Reprodução)

Materiais:

1 pacote de cera de soja para fazer velas

1 pacote de pavios grandes

1 frasco de óleo de fragrância

1 espátula

1 recipiente à prova de calor

Panelas para banho-maria

1 termômetro

1 par de pauzinhos ou lápis

Caneca de vidro com cera

 (proflowers.com/Reprodução)

Passo um: meça a cera

Antes de iniciar o processo de fabricação das velas, prepare uma superfície limpa e plana para trabalhar. Você também pode proteger a área com jornais ou papel toalha. Retire todos os objetos que você não quer sujar.

Meça a quantidade de cera necessária para encher o recipiente e dobre a medida. Essa será a porção ideal para a próxima etapa. 

Cera sendo derretida na panela

 (proflowers.com/Reprodução)

Passo dois: derreta a cera

Despeje a cera em banho-maria e deixe derreter por 10 a 15 minutos, mexendo sempre.

Dica: Adicione giz de cera picado, de 12 a 15 para cada vela e deixe-a mais colorida! Escolha cores da mesma família ou diversifique.

Mãos colocando essência na cera derretida na panela

 (proflowers.com/Reprodução)

Passo três: adicione óleos de fragrância

Quando a cera derreter, inclua óleos de fragrância. Siga as instruções na embalagem para saber quanto adicionar no produto derretido e mexa por alguns segundos. 

Veja também

Embora esta etapa seja opcional, nós definitivamente a recomendamos para acrescentar um toque da sua personalidade e espalhar um aroma gostoso pela sua casa.

Cera derretida em recipiente. Mãos posicionando pavio em frasco de vidro.

 (proflowers.com/Reprodução)

Passo quatro: prenda o pavio

O pavio precisa ser preso ao fundo do recipiente antes da cera ser posicionada. Você pode prender o pavio mergulhando-o em uma parte do produto derretido e, em seguida, colando-o rapidamente. 

Deixe descansar por cinco minutos para endurecer. Você também pode utilizar cola instantânea.

Cera sendo colocada em frasco de vidro

 (proflowers.com/Reprodução)

Passo cinco: despeje a cera

Antes de colocar a cera no pote, deixe esfriar por alguns minutos. Quando a temperatura no termômetro marcar 140 graus, é hora de derramar.

Em seguida, despeje lentamente e segure o pavio no lugar, mas não puxe. Deixe um pouco de cera na caldeira para completar a vela mais tarde.

Dica: Com um pincel e um pouco de cera, cole pétalas secas de uma flor na lateral do frasco. Faça isso antes de despejar o líquido. Para uma vela mais colorida, misture folhas de diferentes tipos. Você também pode adicionar um óleo de fragrância que corresponde ao ramo que você escolheu.

Outra ideia é esconder um tesouro pequeno e barato (pense em um brinquedo, anel ou colar). Para isso, acomode no pote antes de derramar a cera. Se você quiser que o objeto fique visível, use uma cera em gel. 

Pavio suspenso do frasco com cera, apoiado em hastes vermelhas

 (proflowers.com/Reprodução)

Passo seis: prenda o pavio

Para evitar que o pavio balance na cera derretida, você precisa prendê-lo no lugar. Acomode dois pauzinhos na parte superior do recipiente e coloque o pavio no meio para que fique centralizado enquanto o produto endurece.

Deixe a cera secar por quatro horas em temperatura ambiente.

Cera sendo colocada no frasco

 (proflowers.com/Reprodução)

Passo sete: adicione mais cera

Se a sua vela endureceu com um topo feio (rachaduras ou buracos), apenas reaqueça, adicione a cera restante e espere esfriar novamente.

Tesouras cortando pavio do frasco de vidro

 (proflowers.com/Reprodução)

Passo 8: corte o pavio

O pavio da vela deve ter menos de meia polegada de comprimento. Se, quando acesa, a vela tremeluzir ou tiver com uma chama alta, corte-o. Agora que você sabe como fazer uma vela perfumada clássica, use a criatividade e não tenha medo de arriscar!

*Via ProFlowers

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.