Passo a passo para fazer um tapete trançado

Deixe um ambiente mais aconchegante com essa peça colorida

Por Redação Atualizado em 27 fev 2022, 00h14 - Publicado em 26 fev 2022, 13h00
Tapete colorido trançado no chão de madeira
Melissa Kopka/Getty Images

Que tal trazer um pouco de calor e adicionar um toque de charme artesanal à sua casa? Este tapete trançado é a maneira perfeita de usar todos os retalhos de tecido velhos que você guardou – lençóis velhos e moletons que não vão ser mais usados e que estão apenas ocupando muito espaço.

Reutilize este material para produzir um tapete lindo com este projeto de artesanato divertido que você pode concluir em um fim de semana ou em algumas noites!

Descubra como fazer seu próprio tapete trançado:

O que você precisará

  • Tesoura de tecido
  • Agulha
  • Régua
  • Prendedor de roupa ou clipes de fichário
  • Restos de tecido, como lençóis, roupas, cortinas ou cobertores
  • Linha para costura

Instruções

 

Três tiras de tecidos reciclados
Megan Nielsen/YouTube

Primeiro, decida o design do seu tapete. Pense na sala onde você deseja colocá-lo, qual forma ficaria melhor lá, tamanho e quais cores você deseja usar. Talvez você queira um corredor trançado para um corredor ou um tapete redondo para uma área de estar.

Agora que você tem um design em mente, é hora de começar a preparar o tecido. Este projeto é uma ótima maneira de usar retalhos de tecido que você possa ter, bem como lençóis, roupas, cobertores ou cortinas antigas.

Pegue o tecido escolhido e, usando uma régua, meça tiras de 5 cm de largura e corte-as com uma tesoura de tecido. Em seguida, pegue cada tira, estique-a um pouco e suavemente, corte os pedaços desfiados e enrole-a em uma bola como faria com uma linha.

Três tiras de tecidos reciclados sendo trançadas
Megan Nielsen/YouTube

Depois de ter uma boa quantidade de tiras de tecido, é hora de começar a trançar. Pense em quantas cores diferentes você deseja usar para cada trança, pois isso afetará a aparência final do tapete – para um tapete muito colorido, use três cores diferentes em cada trança; para apenas uma mancha de cor, use duas cores diferentes; e se você quiser um tapete de cor sólida, basta usar tecido de uma só cor.

A etapa de trançar pode levar alguns dias, mas é uma tarefa simples e relaxante que você pode fazer enquanto assiste a um filme ou conversa com um amigo no telefone! Pegue três das bolas de tecido enroladas, prenda a extremidade de cada uma das três peças em uma superfície, como uma mesa, usando um prendedor de roupa ou clipes de fichário e simplesmente comece a trançar como se fosse trançar o cabelo.

Tapete sendo finalizado com a ajuda de uma máquina de costura
Megan Nielsen/YouTube
Continua após a publicidade

Quando você chegar ao final das tiras de tecido, corte o excesso de tecido no final e, em seguida, usando uma agulha e linha (você também pode fazer isso com uma máquina de costura), costure as extremidades superior e inferior das três tiras juntas para que os tecidos não se separem e você tem uma longa corda trançada.

Continue este processo até que você tenha usado todo o tecido. Depois, costure os pedaços trançados juntos para que você tenha uma longa corda contínua e forme uma bola para que não forme um nó.

Monte de tiras trançadas e unidas
Megan Nielsen/YouTube

Agora é hora de começar a formar o tapete, seja no chão ou em uma grande mesa de trabalho. Se você quiser fazer um tapete oval, começando com uma ponta da corda trançada, coloque-a na superfície escolhida e comece a criar a forma oval, colocando a trança no sentido horário.

Veja também

Tapete sendo finalizado com a ajuda de uma máquina de costura
Megan Nielsen/YouTube

Assim que tiver decidido o comprimento do tapete e tiver colocado a peça central e inicial, costure-o usando uma agulha e linha (ou, novamente, se o material for muito grosso ou você simplesmente preferir um método diferente, use uma máquina de costura para fazer isso).

Continue dando a volta com sua trança, juntando-a e costurando as peças à medida que avança. O processo pede que você vá esticando o tapete suavemente para garantir que ele mantenha sua forma.

Tapete sendo finalizado com a ajuda de uma máquina de costura
Megan Nielsen/YouTube

Quando você estiver se aproximando do final da corda trançada e seu tapete estiver quase pronto, simplesmente coloque a ponta da trança sob o tapete acabado e prenda-a costurando-a. Olhe por cima do tapete e corte todos os pequenos pedaços de tecido desgastado e certifique-se de que todas as bordas estejam bonitas e limpas. E então você estará pronto para aproveitar os frutos do seu trabalho e colocar sua criação trançada no local designado!

*Via The Spruce

Continua após a publicidade

Publicidade