As melhores ideias de decoração de Natal DIY

Quem não gosta de inovar na decoração todos os anos?

Por Luiza Cesar Atualizado em 21 dez 2021, 10h16 - Publicado em 21 dez 2021, 19h00
Divulgação/Casa.com.br

As festas de final de ano são os momentos perfeitos para investir na decoração da sua casa, especialmente se for receber pessoas para o jantar ou preparar uma festa. Por isso, separamos ideias para todos os gostos, desde itens mais clássicos até inovações criativas. Assim, você mesmo faz os enfeites e adiciona um toque da sua personalidade!

Toalha de mesa de papel preto

 

Continua após a publicidade

Esqueça a toalha de mesa clássica e use papel kraft preto em seu lugar para você decorar como quiser usando uma caneta prateada, branca ou dourada. Faça desenhos e personalize cartões de lugares. Além de deixar a sua mesa criativa, torna a limpeza muito mais fácil.

Castiçais de madeira

 

Continua após a publicidade

Adicione calor ao seu espaço com esses castiçais de madeira rústica. Coloque alguns em uma bandeja com folhagens ou pela casa. Saiba como fazer:

Materiais

  • Spray inseticida
  • Furadeira de impacto
  • Broca para madeira 8×200 mm
  • Velas rechaud ou LED
  • Bandeja de servir branca ou de madeira sem acabamento

Como fazer

Atenção: Não se esqueça de tratar a madeira contra insetos antes de trazê-la para dentro de casa! Use um produto à base de água, pois pode ser perigoso se você decidir acender as velas. Depois que aplicar, deixe secar ao ar livre.

Selecionar a madeira para usar pode ser a parte mais difícil deste projeto. Uma madeira de casca mais pesada, como a nogueira, oferece um efeito dramático. O pinho, por outro lado, possui uma casca muito fina. Aqui foi utilizado madeira de noz.

Em seguida, determine o tamanho e número de peças que serão feitas. Essas informações dependem somente das suas preferências.

Utilize a broca para realizar uma perfuração no centro de cada peça para a vela. Faça o furo o suficiente para coincidir com a profundidade das velas, mas o ideal é que você queira que o topo fique exatamente no mesmo nível ou ligeiramente acima do nível da madeira.

Grande guirlanda de Natal

 

Continua após a publicidade

A Beautiful Mess/Reprodução

Macarrão de piscina formará a base dessa guirlanda e, em seguida, você pode decorar com qualquer coisa que desejar. Aqui, enfeites e laços brancos são adicionados.

Materiais

  • Macarrão para piscina (pelo menos 4)
  • Fita crepe
  • Festões de natal, de aproximadamente 20 cm
  • Ornamentos de sua escolha – de diferentes tamanhos, formas e texturas
  • Grande laço
  • Arame
  • Alicate

Como fazer

 

Continua após a publicidade

A Beautiful Mess/Reprodução

Primeiro, peguei dois macarrões e simplesmente amarrei as pontas para fazer um círculo. Corte mais dois macarrões um pouco menores para caber dentro do círculo maior.

As extremidades da peça menor devem estar situadas entre as extremidades coladas do círculo maior – logo, se as do círculo maior estiverem na posição 12:00 e 6:00, pensando em um relógio, as outras devem estar nas posições 9:00 e 3:00.

Cole com uma fita adesiva o círculo maior e menor juntos para que formem uma moldura. Para uma guirlanda mais grossa, você adicionar uma terceira camada interna, se quiser.

Depois, comece a embrulhar a moldura com um festão. Para conseguir preencher todo o círculo, conecte um festão ao outro amarrando um pequeno pedaço de arame nas duas pontas, mas você também pode grampeá-los juntos.

A Beautiful Mess/Reprodução

Enrole todo o contorno da sua moldura com quantos forem necessários, isso vai variar dependendo do tamanho de sua moldura e da espessura do festão, e dobre a ponta final entre o macarrão ou amarre-a com arame.

Agora que sua guirlanda está coberta, você pode apenas amarrar um laço com um arame ou adicionar alguns enfeites. No caso do último, corte um fio longo o suficiente para dar voltas na peça e prendê-lo bem.

Quando chegar a hora de pendurar, corte alguns pedaços de arame para contornar a guirlanda e fazer um pequeno laço, que servirá para você encaixar em um prego na parede.

Árvore de pompons

 

Continua após a publicidade

Essa ideia é uma alternativa divertida para sua típica árvore de Natal. Apesar de ser um pouco demorado para uma pessoa, usando uma base menor você pode facilmente fazer uma mini versão. Além disso, colocar amigos para trabalhar aparando pompons nunca é uma má ideia.

Materiais

  • Kit faz pompoms
  • Fios em várias cores
  • Cone de espuma de 60 cm
  • Pistola de cola quente
  • Tesoura
Aww Sam/Reprodução

Como fazer

Usando um kit faz pompons, enrole o fio em torno de um dos braços até que esteja cheio. Continue envolvendo o outro lado.

Volte ambos os braços para o suporte e corte com uma tesoura o resto do fio, deixando uma sobra no meio do pompom e dando um nó.

Abra o fazedor de pompom e solte a peça. Corte o excesso de fio e dê forma ao seu pompom até que fique bem embalado e redondo.

Repita essas etapas para fazer peças em várias cores e tamanhos. Você precisará usar o suporte menor para fazer alguns para o topo da árvore e o maior para a parte inferior.

Ao chegar na quantidade desejada, comece a colar na base do cone de espuma, indo do maior para o menor até que tudo esteja coberto.

Adicione um laço de papel no topo ou deixe como está.

Veja também

Enfeites de papel 3D

 

Continua após a publicidade

Que tal preencher a sua árvore com enfeites que você mesmo fez e que sai da linha dos adornos padrões?

Para fazer, corte cinco tiras de papel: duas de 3 x 25 cm, duas de 3 x 17 cm e uma de 3 x 12 cm. Em seguida, faça um orifício de 0,6 cm na parte superior e inferior de cada tira.

Empilhe os papéis juntos, com o pedaço menor no meio “abraçado” pelos médios, seguidos pelos maiores. Alinhe todos em uma extremidade e enfie um pedaço de barbante ou arame através dos orifícios e amarre-o.

Repita esta etapa na outra extremidade das tiras. Adicione borlas ou miçangas na parte inferior do enfeite para um brilho extra.

Estrelas do saco de papel

 

Continua após a publicidade

Reúna sacos de papel e transforme-os em estrelas mágicas que você pode pendurar na parede. Misture as cores para obter um visual totalmente novo.

Material

  • Sacos de papel – adquira diferentes tamanhos e cores
  • Cola – pode ser cola quente ou bastão
  • Tesoura
  • Perfurador de papel
  • Linha de pesca
The Merrythought/Reprodução

Como fazer

Para sacolas de modelo grande, você precisará usar de 7 a 9 unidades, para as menores, você precisará de 12 a 14.

Comece adicionando cola na parte de trás de cada saco, na base e no centro. Empilhe outro saco em cima, na mesma direção, pressione no lugar e continue adicionando cola e sacos.

Depois de unir todas as unidades, corte a parte de cima – onde a abertura está localizada -, formando uma ponta ou o que desejar.

Abra os sacos para garantir que as duas extremidades se encontram e, se necessário, adicione mais sacos. Você também pode cortar pequenos triângulos ou outras formas nas laterais para criar desenhos!

Assim que encontrar o design desejado, aplique mais cola de um lado, abra os sacos e segure as duas pontas juntas por um minuto para deixar a cola secar.

Faça um furo, passe o barbante e prenda onde quiser.

Miniaturas de árvores de natal

 

Continua após a publicidade

Aqui, uma coleção de escovas para limpeza de garrafas se tornaram árvores de Natal em miniaturas, com tinta acrílica e glitter.

Materiais

  • Escova para garrafas de cor natural e em formato de árvore
  • Tinta acrílica
  • Pincéis para pintura
  • Glitter
  • Adesivo em spray
Modern Glam/Reprodução

Como fazer

Dica: Use as cerdas do pincel para alcançar os galhos da árvore com a tinta.

O primeiro passo para fazer essas árvores é decidir de que cor você quer que elas sejam. Se quiser seguir o estilo degradê do exemplo, comece com o tom mais escuro e pinte a ponta da árvore com a cor.

Logo depois, pinte 2,5 ou 5 cm da árvore usando a cor escura saturada. Comece aplicando nos galhos e usando o pincel para entrar no meio.

Modern Glam/Reprodução

Para mesclar, sobreponha um pouco as camadas. Durante todo o projeto, misture as tintas para obter tons mais claros conforme você desce.

Para a parte inferior, deixe as cerdas brancas, da parte inferior, sem pintura, para ajudar com o efeito.Toque apenas levemente as pontas dos galhos com cores para um efeito muito sutil.

Borrife uma leve camada de adesivo em spray e polvilhe com glitter. Tome cuidado para não jogar demais pois grudará sem dó!

Porta-velas de vidro

 

Continua após a publicidade

Se você tiver alguns potes extras por aí, faça um bom uso deles com estas porta-velas charmosas.

Materiais

Mason Jar Crafts/Reprodução

Como fazer

Sobreponha três pedaços de fita adesiva na parte inferior da caixa do frasco de vidro. Certifique-se de que as bordas estejam bem vedadas. Este será o seu molde da árvore de Natal.

Então, imprima o desenho, recorte e trace a forma na fita crepe. Recorte o molde de fita e aplique nos potes de vidro. Use um cartão de crédito para selar bem as bordas antes de pintar. Isso ajudará a reduzir qualquer vazamento de tinta no adesivo.

Mason Jar Crafts/Reprodução

Aplique duas camadas de tinta e espere secar. Você também pode usar tinta acrílica artesanal, mas o acabamento será mais listrado – especialmente depois que você adicionar a vela.

Retire a fita e dê um retoque, se necessário.

*Via The Spruce

Continua após a publicidade

Publicidade