Casa Created with Sketch.

Faça um vaso de azulejos para suas plantinhas

Crie belos recipientes para as suas suculentas e cactos com cinco etapas fáceis

 (Barry Marsden/Future/Reprodução)

Que tal reciclar velhas garrafas de plástico, e fazer sua parte pelo meio ambiente, para produzir um conjunto de vasos elegantes para exibir em uma prateleira, peitoril de janela ou mesa?

Há tantas coisas que você pode fazer com uma garrafa de plástico antes de jogá-la fora e esses lindos recipientes são um ótimo exemplo de como podem ser bem usados – pois são aninhadas dentro formando o vasinho para suas plantinhas.

 (joiadecasa.com.br/Reprodução)

Os azulejos padronizados podem ser comprados online ou você pode recuperar alguns de um projeto de reforma para tornar essa criação ainda mais ecológica. Mesmo que eles não sejam tão bonitos, você pode usar tinta para azulejos e estênceis para reformá-los rapidamente – sem mencionar que decorá-los adiciona uma camada extra de diversão e criatividade ao trabalho.

Confira como fazer potes de azulejos para as suas plantas:

 

 (Barry Marsden/Future/Reprodução)

Você precisa:

  • Garrafa de plástico de 2 litros vazia
  • Azulejos padronizados
  • Cola multiuso
  • Pequenas suculentas e cactos
  • Substrato e areia para plantas de casa
  • Seixos pequenos ou cascalho
  • Tesoura
  • Furador manual

Como fazer:

 

 (joiadecasa.com.br/Reprodução)

1. Prepare a garrafa

Certifique-se de que a largura do azulejo não seja menor que o diâmetro da garrafa de plástico. Se você tiver itens menores, opte por uma garrafa menor. As garrafas atuarão como um recipiente que ficará dentro do seu vaso, portanto, você precisará de uma garrafa por pote. Lave-as bem com água e sabão e deixe secar completamente.

2. Junte os azulejos

Enquanto você espera as garrafas, posicione um azulejo em uma superfície plana com o lado certo voltado para baixo. Aplique cola ao longo das duas bordas laterais opostas e cole um azulejo em cada uma delas em um ângulo de 90 graus. Para produzir uma moldura de pote, junte a peça restante no topo e deixe secar.

 (Barry Marsden/Future/Reprodução)

3. Corte a garrafa de plástico 

Medindo a partir da base da garrafa de plástico em relação à altura do recipiente de azulejos, corte a tampa da garrafa de plástico, cerca de 1 cm mais curta que a altura do vaso.

Veja também

4. Crie furos de drenagem no frasco

Faça pequenos furos na base da garrafa com um furador manual para artesanato. Mas de qualquer forma, o recomendado é remover os potes de plástico do recipiente sempre que for regar, evitando alagamentos.

 (Jünior Rodríguez/Unsplash)

5. Coloque substrato e as plantinhas

Encha a garrafa com terra e posicione suas pequenas plantas dentro da garrafa. Experimente uma suculenta e um cacto ou escolha um trio de ervas se estiver pensando em inseri-las na sua cozinha, por exemplo. Quaisquer que sejam as espécies que você escolher, certifique-se de saber os requisitos de rega e luz para garantir que está dando a ela tudo o que precisa.

 (Romina BM/Unsplash)

Cuidado de suas novas plantas

Os jardineiros adoram cactos e suculentas por sua resistência à seca e formas arquitetônicas. Elas são ótimas plantas de interior e adoram ar seco e calor.

 (Ron Lach/Pexels)

Além disso, as espécies demandam menos água do que a maioria e tendem a crescer lentamente – ideais para estilos de vida agitados. Elas são relativamente baratas e por isso é fácil construir uma coleção.

Atenção: Muita água é a maneira mais rápida de matar uma suculenta. Adicione até 30% de areia extra ao substrato de planta de casa para ajudar a garantir uma boa drenagem.

*Via Gardening ETC

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.