Casa Created with Sketch.

DIY aromatizador: tenha uma casa sempre cheirosa!

Confira o passo a passo para fazer um difusor de varetas que vai deixar sua casa sempre aromatizada

Frasco de vidro aromatizador com base quadrada e lados arredondados em cima de toalha branca com padrão quadriculado preto. Três varetas de madeira saindo do frasco. Uma vareta com flor branca e outra com bolinha branca.

 (Reprodução/Casa.com.br)

A aromaterapia é uma técnica que utiliza cheiros para estimular certas partes do cérebro, promovendo calma e bem-estar. Uma forma fácil de incorporar esses benefícios em sua casa é o uso de óleos essenciais em difusores. Confira aqui como fazer seu próprio difusor de aromas!

O que você precisa

 

Mesa de madeira com produtos para fazer aromatizador.  Tesoura, varetas, alcool, tigela, frasco de vidro e óleos. Todos vistos de cima.

 (Reprodução The Spruce/Jorge Gamboa/Casa.com.br)

  • um frasco de vidro (quando mais bonitinho melhor) de aproximadamente 200 ml e com a boca estreita (para o líquido não evaporar);
  • espetos de bambu ou palitinhos de madeira;
  • 20-25 gotas do seu óleo essencial preferido;
  • três colheres de sopa de álcool;
  • ¼ de xícara de óleo para a pele (de preferência com cheiros suaves ou neutros);
  • 20 ml de propilenoglicol (este produto serve para fixar melhor o cheiro, mas não é obrigatório)
  • uma tigela para misturar
  • um funil pequeno

Como fazer

 

Tigela branca em mesa de madeira com mão colocando álcool com um medidor preto

 (Reprodução The Spruce/Jorge Gamboa/Casa.com.br)

Primeiro você deve misturar, na tigela, o óleo neutro com o álcool e o propilenoglicol, caso vá utilizá-lo. Depois acrescente as gotas de essência e misture delicadamente. Coloque a mistura no frasco com a ajuda do funil até que ele fique ¾ preenchido, depois, feche o recipiente e deixe descansar por um dia.

Separe algumas varetas de madeira e ajuste o tamanho delas com uma tesoura, de acordo com a altura do seu frasco. Caso você esteja utilizando palitinhos com pontas, corte-as para que seu difusor fique mais bonito e seguro para as crianças. Agora é só colocá-los no vidro, esperar a madeira umidificar e aproveitar o cheirinho!

Dicas

Difusor com frasco transparente e varetas de madeira. Fita roxa amarrada no meio do frasco com um ramo de alecrim preso nela

 (Reprodução/Casa.com.br)

Você pode acrescentar corantes na mistura de óleos e álcool para dar uma cor à mistura. Para a decoração do frasco é só deixar a criatividade solta: fitas e flores ficam meigos na garrafinha.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.