Casa Created with Sketch.

Como fazer sabonete artesanal para presentear

Fáceis de fazer, são ótimos para como lembrancinhas

Estar em casa há tanto tempo nos faz buscar novos hobbies e atividades que ajudam a distrair. Fazer sabonetes pode ser uma boa opção, pois, além da utilidade depois de pronto, não dá muito trabalho!

Veja abaixo uma receita e use a criatividade para criar embalagens e formatos (escultura de sabonete é um ótimo próximo hobbie para se aprender).

 (The Idea Room/Pinterest)

Ingredientes

 

1 kg de base glicerinada
30 ml de essência
Corante cosmético*
20 ml de lauril*
Folhas, flores ou ervas desidratadas
Material de apoio (faca, espátula de silicone, panela esmaltada, fogão elétrico, fôrma)

Os ingredientes com asterisco servem para dar cor ao sabonete e o outro para fazer espuma, por isso são opcionais.

 (Cantinho do Artesanato/Reprodução)

Modo de Preparo

 

O primeiro passo é derreter a glicerina. A sugestão é usar uma panela esmaltada e fogão elétrico, em fogo baixo. No entanto, apesar de não ser recomendado, também pode ser feito em banho-maria (com cuidado para não cair água dentro nem deixar entrar o vapor). Tome cuidado para que ela não ferva.

Se for incluir algum outro ingrediente sólido, esse é o momento de colocar na mistura. Quando ficar homogênea, deixe descansar com um pano por 5 minutos. Acrescente a essência escolhida, o corante e o lauril, até que fique bem misturado.

 (hotmart/Pinterest)

Se não for utilizar uma forma de silicone, forre a forma de metal com um plástico, como papel filme, e despeje a mistura. As ervas e flores são colocadas nesse momento. Por fim, deixe secar até que atinja a consistência desejada, o que leva em torno de 3h a 6h, em temperatura ambiente. Colocar no congelador pode acelerar o processo.

 (Natural Essence/Reprodução)

Embalar

 

Para embalar, você pode usar a criatividade: use plástico, ou apenas uma cordinha; a única instrução é que precisa ficar bem bonito para dar de presente. Veja abaixo algumas inspirações:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.