Como fazer um pufe para sua casa

Este guia mostra como fazer a peça para um toque charmoso e econômico

Por Redação Atualizado em 27 fev 2022, 00h14 - Publicado em 21 fev 2022, 19h00
Better Homes & Gardens/Reprodução

Elegantes e práticos, os pufes são um complemento ideal para a decoração da sua sala de estar e quarto. Essas almofadas de piso podem servir como assentos extras em espaços pequenos, como superfície para colocar itens pequenos e um apoio para os pés, ou simplesmente como uma forma de preencher algum espaço vazio.

Melhor ainda, você pode criar seu próprio pufe DIY por um preço bem mais acessível usando algumas instruções fáceis de seguir. Você pode trabalhar com qualquer tecido da cor que preferir, mas um material mais grosso e durável – como um tecido de decoração – funciona melhor. As impressões dos cortes facilitam a produção e o truque simples de preenchimento economiza uma tonelada de fibra.

 

Com habilidades de costura, este projeto pode ser feito em algumas horas. Siga estas instruções passo a passo de como fazer um pufe dos seus sonhos:

O que você precisa

 

  • Impressões dos cortes
  • Tesoura
  • Fita
  • 3 metros de tecido de 1,14 m de largura
  • Alfinetes
  • Máquina de costura
  • 1 carretel (125 jardas) de linha para serviço pesado/estofos
  • 2 sacos de lixo grandes cheios de tecido para enchimento ( como toalhas usadas e retalhos de tecido)
  • 453 g de fibra para enchimento
  • 1 rolo de fita fusível
  • Bordado grande ou agulha de costura
  • 4 novelos de linha para combinar ou contrastar com o tecido

Como fazer

 

MARTY BALDWIN/Reprodução

Baixe e imprima os moldes gratuitos (o número de cópias de cada forma que você precisa está indicado no molde). Recorte as formas de papel e, em seguida, use a fita adesiva para juntar o padrão maior seguindo as instruções. Quando montado, o ele parecerá um retângulo com um triângulo em cada ponta. Junte e cole também os moldes das extremidades do puff.

MARTY BALDWIN/Reprodução

Coloque o molde sobre o tecido e prenda com alfinetes. Corte ao redor das indicações e repita o processo até que você tenha oito conjuntos – se estiver usando uma camada dupla de tecido, como ilustrado aqui, você terá oito peças de cada tipo de tecido.

Usando o padrão das extremidades, corte as peças octogonais para a parte superior e inferior do acessório. Para cada peça, dobre um pedaço de tecido ao meio, alfinete a borda longa desse padrão ao longo da dobra e corte. Reproduza isso para fazer a segunda peça do octógono.

MARTY BALDWIN/Reprodução

Coloque duas das peças laterais em cima uma da outra. Prenda as camadas ao longo de um lado. Repita para criar quatro conjuntos em camadas no total.

MARTY BALDWIN/Reprodução

Usando um ponto reto e uma margem de costura de 1,2 cm, costure ao longo do lado fixado do conjunto em camadas. Faça uma pausa para remover os alfinetes enquanto trabalha. Recrie o mesmo com as outras peças laterais para criar quatro pares de painéis.

MARTY BALDWIN/Reprodução

Abra cada par de painéis laterais do puff no meio. Passe o ferro as costuras no interior para que a tira de tecido fique plana em ambos os lados da costura. Reproduza o mesmo com os conjuntos restantes.

MARTY BALDWIN/Reprodução

Coloque um par de painéis laterais em cima do outro e alfinete. Costure ao longo de uma borda, solte e pressione as costuras abertas com um ferro. Repita com os outros dois conjuntos em camadas. Nesta etapa, você terá duas metades de puff.

MARTY BALDWIN/Reprodução

Coloque uma metade dentro da outra e alfinete em torno das bordas externas. Para ajudar a alinhar as costuras, combine e alfinete os cantos primeiro. Começando no final do pufe onde as costuras se encontram, faça uma marca de 12,7 cm do centro de cada lado, deixando uma lacuna de 25,4 cm.

MARTY BALDWIN/Reprodução
Continua após a publicidade

A partir da marca de 12,7 cm, costure ao redor da borda externa do puff, parando na marca de 12,7 cm do outro lado. Isso deixa uma abertura de 25,4 cm para encher a peça. Reforce a abertura costurando ao longo da margem em um ângulo reto.

MARTY BALDWIN/Reprodução

Vire o puff com a abertura para cima. Organize seus pedaços de tecido e retalhos em pilhas pesadas e leves. Comece a encher com os pedaços de tecido maiores e mais pesados ​​na parte inferior central do acessório. Tecidos pesados, como toalhas velhas e gastas, destinadas à pilha de doações, devem ser colocados o mais ordenadamente possível para evitar a criação de grandes lacunas no enchimento e garantir um bom suporte.

Quando estiver cheio até a metade, use pedaços menores e mais leves para rechear as laterais, para dar uma aparência suave. Uma colher de pau pode ser útil para colocar os pedaços no lugar.

MARTY BALDWIN/Reprodução

Quando o puff estiver cerca de ⅔  recheado, adicione enchimento de fibra nas laterais para preencher as saliências e suavizar a forma. A parte superior deve ter uma boa camada de enchimento de fibra para que o assento fique confortável. Quanto mais apertado estiver, melhor ele manterá sua forma.

Veja também

MARTY BALDWIN/Reprodução

Quando estiver satisfeito com a quantidade de enchimento, use linha de estofamento e uma agulha para costurar à mão. A peça octogonal cobrirá a costura, então não se preocupe muito com a beleza. Lembre-se de puxar bem o tecido para fechar completamente a abertura.

MARTY BALDWIN/Reprodução

Use fita fusível para evitar o desgaste e crie bordas retas ao longo dos lados das peças em forma de octógono. Seguindo as instruções do fabricante, pressione as bordas 1,27 cm em todos os lados do octógono. Continue com a outra peça.

MARTY BALDWIN/Reprodução

Alinhe os oito cantos da peça octogonal com as oito costuras na parte superior, o mais próximo possível. Insira os alfinetes diretamente nas costuras para facilitar o ajuste. Usando um ponto de alinhavo de 2,5 cm dentro das bordas do octógono, fixe o octógono no topo do puff. Faça o mesmo na parte inferior com a outra peça octogonal.

Better Homes & Gardens/Reprodução

Siga o diagrama de costura acima para adicionar um acabamento decorativo ao seu puff DIY, se desejar. Embora o ponto seja simples, é melhor praticar em um pedaço de pano primeiro para ficar confortável com o ritmo. Depois de aperfeiçoar sua técnica, costure o acabamento ao longo das costuras do seu acessório.

MARTY BALDWIN/Reprodução

Começando no octógono, use o ponto decorativo ao longo de todas as costuras do puff. Separe a linha de seis camadas em pedaços de duas camadas e trabalhe com 45,7 cm ou menos de uma só vez.

Na parte superior de uma costura, empurre para cima através do tecido na borda da forma octogonal a cerca de 1,2 cm da costura vertical. Mova a agulha para baixo 1,27 cm e suba para o outro lado da costura. Empurre a agulha no tecido cerca de 0,6 cm da costura e outro 0,6 cm cm para a direita. Enrole a linha sob a agulha. Puxe a linha sobre o laço feito com o último ponto.

Comece o próximo ponto à esquerda, 1,27 cm abaixo do ponto à direita e cerca de 2,54 cm abaixo do ponto diretamente acima dele no mesmo lado. Empurre a agulha para baixo através do tecido no lado esquerdo 0,6 cm da costura e 1,27 cm para cima com a linha sob a agulha. Puxe a linha sobre o laço e puxe-a delicadamente para a esquerda. Atravesse para o lado direito novamente e continue descendo a costura.

Reproduza a cadeia de pontos em cada costura. Depois que todos os lados estiverem costurados, use o mesmo ponto decorativo ao redor da borda dos octógonos superior e inferior.

MARTY BALDWIN/Reprodução

Quando todos os lados de cada octógono estiverem completos, remova os pontos de alinhavo das peças superior e inferior para finalizar. Coloque seu novo puff ao lado de uma cadeira em sua sala de estar, onde ele pode adicionar um pouco de cor. Você também pode fazer um par de puffs DIY e colocá-los sob uma mesa de console ou em ambos os lados da lareira para usar como assento extra.

*Via Better Homes & Gardens

Continua após a publicidade

Publicidade