8 receitas de hidratante naturais 

Todo mundo merece ter uma pele de boneca

Por Redação Atualizado em 16 fev 2022, 16h22 - Publicado em 18 fev 2022, 19h00
EasterBunnyUK/Getty Images

Há muitas vantagens em fazer seu próprio hidratante natural em casa – seja uma loção cremosa, um bálsamo rico, uma mistura de óleos nutritivos ou uma barra para esfregar.

Além da flexibilidade de personalizar suas fórmulas – pense em todos os aromas, texturas e apresentações que poderá criar! Você pode atender às necessidades específicas da sua pele, reduzir sua exposição a ingredientes químicos em produtos de beleza comprados em lojas e reduzir o desperdício de plástico. E isso é apenas o começo!

Aprenda a fazer oito hidratantes naturais caseiros diferentes, começando com a variação mais leve e parecida com uma loção e descendo para misturas mais cremosas e depois mais oleosas.

1. Hidratante ultra leve

 

Esta opção é ​​ótima para ter perto da pia da cozinha ou do banheiro para manter as mãos hidratadas após a lavagem. Ele será semelhante ao tipo que você compra no supermercado ou farmácia.

A criação de uma loção requer emulsificação, portanto, siga as instruções atentamente.

Ingredientes

 

  • 1 xícara de hidrossol floral (lavanda ou rosa são as menos caras e as mais comuns)
  • 3/4 xícara de óleo de jojoba (ou óleo de amêndoa doce)
  • 1 colher de sopa de cera de abelha em flocos, finamente picado
  • 4 colheres de manteiga de cacau
  • 2 colheres de sopa de gel de aloe vera

Como fazer

 

  1. Bata o gel de aloe vera e o hidrosol com um garfo em uma tigela média-grande e reserve em um local quente.
  2. Aqueça a cera de abelha, a manteiga de cacau e o óleo de jojoba no microondas ou banho-maria até que estejam totalmente derretidos. Mexa para combinar à medida que derretem. Quando estiver derretido, retire do fogo.
  3. Delicadamente, despeje a mistura de cera de abelha e óleo em um liquidificador e deixe esfriar até ficar em temperatura ambiente.
  4. Misture na configuração mais baixa por 10 segundos, depois comece a adicionar a mistura de aloe vera e hidrossol muito lentamente, enquanto o liquidificador está em baixa. Este é o complicado processo de emulsificação. Deve levar pelo menos 5 minutos, mas mais perto de 10 para despejar toda a mistura de hidrossol. Você deve vê-los combinando.
  5. Continue até ficar na consistência que você quer. Armazene em um recipiente reutilizável, uma garrafa de bomba funcionará bem, e em local fresco para a sua loção durar até três semanas.

2. Loção hidratante básica

 

Esta é uma receita simples e adequada para a maioria dos tipos de pele. Pode ser usado no corpo e rosto. O processo de emulsificação é fundamental, então não se apresse, vá devagar e siga as instruções.

Ingredientes

 

  • 3/4 xícara de gel de aloe vera
  • 1/4 xícara de água filtrada
  • 1/2 xícara de cera de abelha (ralada ou em flocos)
  • 1/2 xícara de óleo de jojoba (ou óleo de amêndoa doce)
  • 1 colher de chá de óleo de vitamina E
  • 15 gotas de óleo essencial de lavanda (opcional)

Como fazer

 

  1. Combine gel de aloe vera, água e óleo de vitamina E em uma tigela média-grande. Aqueça-os no micro-ondas ou suavemente em banho-maria. A mistura deve ficar mais quente que a temperatura ambiente, mas não quente. Deixe de lado.
  2. Aqueça a cera de abelha e o óleo de jojoba no microondas ou banho-maria até que estejam totalmente derretidos. Mexa para combinar à medida que derretem. Quando estiver derretido, retire do fogo.
  3. Delicadamente, despeje a mistura de cera de abelha e óleo em um liquidificador, deixe esfriar até atingir a temperatura ambiente.
  4. Misture na configuração mais baixa por 10 segundos, então comece a adicionar a mistura de aloe vera e água muito, muito lentamente enquanto o liquidificador está em baixa. Deve levar cerca de 10 minutos para despejar toda a mistura de aloe vera para emulsionar adequadamente sua loção e fazer com que os ingredientes se combinem completamente.
  5. Continue até ficar na consistência que você quer. Adicione seus óleos essenciais por último.
  6. Armazene em um recipiente reutilizável e local fresco e sua loção deve durar de duas a três semanas.

3. Hidratante líquido calmante para pele irritada

 

À base de óleo com óleo de camomila este produto é ideal para pele seca, irritada, com coceira ou manchada.

Ingredientes

 

  • 1/2 xícara de óleo de argan
  • 2 colheres de óleo de amêndoa doce
  • 10 gotas de óleo de semente de cenoura
  • 5 gotas de óleo essencial de camomila

Como fazer

 

  1. Misture argan e óleo de amêndoa doce no recipiente que você vai usar para armazenamento. Adicione o óleo de semente de cenoura e, em seguida, o óleo essencial de camomila.
  2. Misture todos os ingredientes. Use no rosto ou em qualquer área da pele que precise de TLC.
  3. Este óleo hidratante deve ser armazenado em um local escuro ou em um recipiente escuro longe do calor. Como a mistura dura até seis semanas, você pode querer reduzir pela metade a receita se for usá-la apenas para o rosto.

Veja também

4. Hidratante calmante rosa-hibisco

 

A flor de hibisco tem sido usada há muito tempo em aplicações de beleza natural por causa de suas propriedades hidratantes da pele. Também é fácil de adquirir e barato, e dá uma linda cor rosa à mistura. A combinação com rosa calmante torna este um tratamento sério para a pele.

Continua após a publicidade

Ingredientes

 

  • 1/2 xícara de óleo de coco
  • 1/4 xícara de óleo de argan
  • 2 colheres de chá de hibisco orgânico
  • Um pequeno punhado de pétalas de rosa orgânicas (opcional)
  • 4 gotas de óleo essencial de rosa

Como fazer

 

  1. Derreta o óleo de coco em banho-maria até ficar bem quente. Adicione o óleo de argan.
  2. Enquanto espera o óleo de coco derreter, pique ou pulverize as pétalas de hibisco.
  3. Adicione o pó de hibisco à mistura quente de óleo de coco e óleo de argan e deixe em infusão por pelo menos 2 horas ou durante a noite.
  4. Coe os fragmentos de hibisco, usando uma gaze, diretamente no recipiente em que você armazenará seu hidratante. Adicione algumas gotas de óleo essencial de rosa e misture bem.

5. Hidratante de dia para pele seca

 

Este é um hidratante líquido rico para a pele facial seca, mas também pode funcionar como um hidratante corporal enriquecedor para todo o corpo.

Algumas pessoas podem sentir irritação com o ylang-ylang, por isso é recomendado um teste pontual (observe que o ylang-ylang deve sempre ser misturado com um óleo transportador, mesmo para um teste de pele).

Ingredientes

 

  • 4 colheres de sopa de óleo de amêndoa doce ou óleo de jojoba
  • 2 colheres de óleo de abacate
  • 1 colher de sopa de óleo de espinheiro mar
  • 10 gotas de óleo essencial

Como fazer

 

  1. Misture bem os óleos em sua garrafa ou recipiente de sua escolha.
  2. Aplique uma camada leve e massageie suavemente em sua pele. Este é um óleo rico, então comece com um pouco e adicione mais para determinar o quanto sua pele precisa.
  3. Certifique-se de agitar antes de cada uso para recombinar os óleos que podem se separar entre as aplicações.

6. Hidratante enriquecedor e óleo de massagem

 

Este óleo espesso e rico é ideal para o corpo, mas provavelmente será muito pesado para a maioria das peles faciais. A combinação de óleos essenciais significa que o perfume combina com a intensidade do hidratante, mas você pode deixá-los de fora, trocá-los ou reduzi-los pela metade se for muito para você.

Ingredientes

 

  • 4 colheres de óleo de argan
  • 4 colheres de sopa de óleo de jojoba ou amêndoa doce
  • 2 colheres de azeite
  • 2 colheres de óleo de semente de girassol
  • 5 gotas de óleo essencial de sândalo
  • 5 gotas de óleo essencial de rosa
  • 5 gotas de óleo essencial de bergamota

Como fazer

 

  1. Misture bem os óleos no recipiente de sua escolha.
  2. Aplique uma camada leve e massageie suavemente em sua pele. Este é um óleo rico, então comece com uma pequena quantidade e adicione algumas gotas de cada vez à medida que sua pele absorve o óleo.
  3. Certifique-se de agitar antes de cada uso.

7. Barra corporal hidratante super simples

 

Barras hidratantes são ótimas para viagens, acampamentos ou pessoas que não querem se preocupar em usar muito hidratante em algumas semanas antes que estrague. Feitos em diferentes formas, eles também são presentes adoráveis!

Ingredientes

 

  • 4 colheres de óleo de coco
  • 4 colheres de manteiga de karité
  • 4,5 colheres de sopa de cera de abelha picada

Como fazer

 

  1. Em banho-maria ou microondas, aqueça todos os ingredientes juntos. Mexa bem.
  2. Despeje em moldes ou recipientes. Você pode fazê-los do tamanho ou formato que quiser – do tamanho da palma da mão ao tamanho de uma barra de chocolate.
  3. Deixe esfriar completamente antes de tirá-los dos moldes.
  4. Guarde em uma lata ou enrole a parte de baixo em um pano e deixe a parte de cima da aplicação de fora para que você possa pegar a barra pelo pano e não pegar nenhuma em suas mãos.
  5. Armazene barras ou pedaços não utilizados em um saco selado ou recipiente de vidro na geladeira para preservar até estar pronto para uso.

8. Hidratante extra rico para pele envelhecida

 

Esta combinação de óleos extra-ricos pode ser usada para hidratar o rosto, pescoço e peito, especialmente se você tiver a pele muito seca. O óleo de rosa mosqueta e o óleo de marula têm efeitos antienvelhecimento. Os óleos essenciais e o óleo de semente de cenoura se misturam bem para proporcionar benefícios de hidratação.

Ingredientes

 

  • 2 colheres de óleo de argan
  • 1 colher de sopa de óleo de marula
  • 1 colher de óleo de rosa mosqueta
  • 12 gotas de óleo de semente de cenoura
  • 5 gotas de óleo essencial de rosa
  • 5 gotas de óleo essencial de lavanda

Como fazer

 

  1. Misture bem os óleos no recipiente de sua escolha.
  2. Aplique na pele massageando suavemente com movimentos ascendentes, começando na linha da mandíbula e subindo pelo rosto – mas evite a área dos olhos.
  3. Certifique-se de agitar antes de cada uso para recombinar os óleos que podem se separar entre as aplicações.

*Via TreeHugger

Continua após a publicidade

Publicidade