3 jeitos fáceis de secar ervas e temperos

Esta é uma habilidade rápida e fácil que lhe servirá por muitos anos

Por Redação Atualizado em 11 fev 2022, 21h45 - Publicado em 13 fev 2022, 19h00
Alexandra Cristina Nakamura/TreeHugger

Você sabia que secar ervas e temperos reduz o desperdício de alimentos e você economiza dinheiro fazendo suas próprias misturas? Além disso, você pode obter melhores sabores em comparação com o que pode obter na loja, especialmente quando usar mudas frescas do jardim.

O primeiro passo para aprender a fazer isso é escolher um método. Existem três maneiras principais: secagem ao ar, forno ou desidratador e micro-ondas. A sua escolha deve depender do seu espaço e suprimentos.

Ervas secas podem durar de um a três anos, apenas lembre-se de armazenar em recipientes herméticos em local fresco e seco para maximizar sua vida útil. Para receitas que pedem ervas frescas, use um terço da quantidade especificada em ramos secos.

O que você precisará

 

Continua após a publicidade

  • Elásticos (para secagem ao ar)
  • Microondas ou forno
  • Tesouras de cozinha (opcional)
  • Processador de alimentos (opcional)
  • Ervas frescas de sua preferência
  • Frasco de vidro para armazenamento

Como secar ao ar livre

 

Continua após a publicidade

Este procedimento não precisa de nenhum aparelho e é o mais ecológico. No entanto, é importante notar que ele é o mais demorado dos três e funciona melhor com folhas menores. Para ervas como manjericão, com folhas maiores e maior teor de água, selecione outros métodos.

Andrey Maslakov / Alamy Stock Photo/Gardeningetc

Passo a passo

Pegue as mudas que deseja secar e certifique-se que estão lavadas. É melhor manter as mesmas espécies juntas para não misturar sabores (essa etapa pode vir depois, se você preferir). Corte caules longos, se disponíveis, ou até plantas inteiras se estiverem no final do ciclo de crescimento.

Combine as hastes e amarre-as firmemente com elásticos. As ervas ficarão menores à medida que secam, por isso é importante ficar firme. Em seguida, pendure o pacote de cabeça para baixo usando uma corda – é melhor fazer isso em uma área escura e seca.

Alexandra Cristina Nakamura/TreeHugger

Espere cerca de uma semana ou duas e teste para ver se estão secas. Faça um teste de desintegração entre dois dedos para ver se as folhas se quebram facilmente. Se sim, está pronto para colher. Retire as folhas e guarde em um pote de vidro. Como opção, você também pode cortar as folhas em pedaços menores usando uma tesoura de cozinha ou um processador de alimentos.

Você também pode secar em uma bandeja ou assadeira sem empacotar. Na verdade, as folhas maiores se saem melhor dessa maneira. Você ainda vai querer armazená-los em uma área seca e escura por algumas semanas até que estejam prontos.

Veja também

Como secar no forno ou desidratador

 

Continua após a publicidade

Você pode secar as ervas em apenas algumas horas com um forno ou um desidratador. A vantagem adicional é que sua casa ficará com um cheiro delicioso durante esse processo.

Passo a passo

Em uma assadeira ou diretamente nas bandejas do desidratador, coloque seus ramos depois de lavá-las. Se secar no forno ou com um desidratador, use a configuração mais baixa possível.

Isso varia muito de acordo com o aparelho, mas, em geral, a secagem no forno pode levar de 30 minutos a uma hora, enquanto um desidratador provavelmente levará de 2 a 4 horas. Pode ser mais longo se você tiver ervas com folhas grandes.

Faça o teste de desintegração para decidir se estão prontas. Quando estiverem bem secas, remova os caules restantes. Em seguida, armazene-as diretamente em uma jarra ou pique-as usando uma tesoura ou um processador de alimentos.

Como secar no micro-ondas

 

Continua após a publicidade

O micro-ondas segue um processo semelhante à secagem no forno, mas é ainda mais rápido.

Passo a passo

Com ervas limpas, coloque-as em um prato para micro-ondas. Você pode adicionar uma segunda ou terceira camada, desde que tenha uma toalha de papel entre cada agrupamento. Uma única camada fornece resultados mais rápidos.

Se você tem um micro-ondas onde é possível reduzir a potência, ajuste-o para cerca de 50%. Em seguida, faça rodadas de cerca de 30 segundos de cada vez, sempre retirando o prato e virando as folhas para que sequem bem e uniformemente. Pode levar entre seis a dez rodadas, então apenas de 3 a 5 minutos no total.

Quando achar que estão prontas, faça um teste de desintegração para garantir que elas estejam boas e secas. Em seguida, guarde em uma jarra de vidro como está, ou corte com tesoura ou um processador de alimentos.

Preservando ervas extras

 

Continua após a publicidade

Uma das maneiras mais comuns de usar ervas extras é congelá-las. Você pode fazer isso com elas inteiras até que estejam prontas para serem usadas. Outra dica é misturar suas mudas com um pouco de óleo e congelá-las como cubos de gelo. Isso as torna fáceis de colocar em um prato que você está cozinhando.

*Via TreeHuger

Continua após a publicidade

Publicidade