Xbox lança consoles minimalistas e arquitetônicos que se encaixam no décor
O design minimalista do Xbox Series X e do Xbox Series S se destaca pelas formas sintéticas e portáteis, que funcionam na horizontal e vertical
Quem gosta de jogar sabe que às vezes é difícil encontrar espaço para os consoles no mobiliário. Isso sem mencionar a dificuldade de transportá-los, caso você queria levar para jogar na casa de um amigo. Quando a Microsoft lançou o Xbox Series X e o Xbox Series S, o design minimalista surpreendeu a todos.
“O processo de design no Xbox sempre esteve profundamente enraizado na colaboração entre as equipes de engenharia e design. Para fornecer os formatos mais eficientes e compactos, as equipes passaram meses fazendo protótipos e simulando diferentes arquiteturas”, disse Chris Kujawski, o Diretor de Design Sênior.
“Foi com a combinação desse trabalho e a visão de como os clientes colocariam os dispositivos em suas casas que retornamos com essas duas formas exclusivas e icônicas”.
O Xbox Series S, é o mais compacto da marca, 40% menor que o One S. Além de pequenos, ele pode ser posicionado tanto na vertical quanto na horizontal, algo prático para prateleiras. Apenas 20,32 cm são necessários, incluindo os cabos de alimentação e HDMI.
Já o Xbox Series X traz o System on Chip (SoC) mais poderoso do Xbox, e o resfriamento com um único ventilador axial. A geometria facilita o acesso aos cabos na parte de trás, indicadores táteis no IO traseiro tornam a conexão ainda mais acessível e fácil. Embora inicialmente projetado para ficar na vertical, ele pode ser colocado horizontalmente.
Geometria Inteligente
O design dos dois consoles foi concebido de forma conjunta. O objetivo da equipe de designers era sintetizar ao máximo as formas para chegar em em um volume simples mas memorável, que pudesse ser desenhado e reconhecível facilmente. A abertura circular no Xbox Series S, a grade de círculos, os detalhes da unidade de disco moldado no Xbox Series X, ou a silhueta icônica do controle são o resultado deste processo.
O design nos detalhes
Embora a Geometria Inteligente seja uma nova metodologia, a equipe sabia do risco de trabalhar com uma linguagem baseada em formas tão sucintas. Para não deixar as peças “básicas” demais, os materiais, cores e acabamentos dão um ar arquitetônico e personalizado.
No Xbox Series X, as aberturas grandes chamam a atenção e são a marca registrada do dispositivo. Ao se aproximar, o usuário percebe a camada verde abaixo da ventilação.
“Tentamos uma série de abordagens para integrar um elemento verde e sentimos que isso atingiu o equilíbrio certo de uma forma sutil, mas poderosa, de expressar a ‘alma’ da marca dentro do dispositivo físico. A cultura do jogador tem uma herança de adicionar easter eggs em jogos e hardware e queríamos ter o mesmo espírito de surpresa e revelação aqui”, explica a Designer Sênior, Erika Kelter.
“Queremos construir produtos que as pessoas manterão em suas casas por anos; ao criar uma silhueta geral silenciosa e um acabamento de superfície que parece e se sente mais amigável do que a maioria dos produtos eletrônicos de consumo, acreditamos que o dispositivo tem sua permissão para estar em salas de estar e outras partes de uma casa sem parecer estranho e importuno”, disse o Diretor de Design para Xbox, Carl Ledbetter,
*Via News Xbox