Esses tapetes geométricos foram inspirados na Bauhaus
A nova coleção Artsy da Westwing traz tapetes inspirados na Bauhaus que brincam com as formas geométricas e orgânicas
A Westwing Collection – marca própria pensada por designers brasileiros da companhia – acaba de lançar uma coleção de tapetes inspirada na Bauhaus. Batizada de Artsy, a série foi inspirada na geometria abstrata da vanguarda modernista.
Os tapetes possuem uma paleta de cores terrosas, que estão em alta este ano, em tonalidades aconchegantes.
“As opções brincam com o contraste entre os formatos orgânicas e geométricas, são peças tão protagonistas que podem transformar ambientes, seja no chão, no uso tradicional, ou até mesmo em uma composição na parede” comenta Aline Rocha, head de Private Label da Westwing Brasil.
Os tapetes foram desenvolvidos em fio 100% nylon, com base antiderrapante, alta durabilidade e tratamento antialérgico na tinta da impressão.
O que foi a Bauhaus
A Staatliches Bauhaus é a primeira escola de design do mundo. Criada pelo arquiteto Walter Gropius em 12 de Abril de 1919, na Alemanha, ela tinha como objetivo reunir as artes plásticas, o artesanato e a arquitetura.
O ideário da Bauhaus caminha junto do Modernismo. A indústria e os avanços da tecnologia produtiva eram vistos positivamente e bastante valorizados, uma vez que elas permitiam que muitas as pessoas tivessem acesso às peças ali criadas, diferente dos objetos confeccionados individualmente.
Para a Bauhaus a forma e a função deveriam estar juntos, ou seja, as criações deveriam ter o apelo estético e o conceito de obras de arte, mas deveriam, ao mesmo tempo, serem funcionais e passíveis de serem produzidas em larga escala.
Esteticamente, a Bauhaus é influenciada pelo construtivismo, com formas racionais e geométricas.