Continua após publicidade

DW! 2020: confira os destaques da Semana de Design de São Paulo

Lançamentos e produtos, novas lojas e instalações estão entre as novidades do evento que agita o universo do design

Por Nádia Simonelli
Atualizado em 12 nov 2020, 15h40 - Publicado em 12 nov 2020, 15h38
DW-2020-abre
(divulgação/Casa.com.br)

Um dos eventos de design mais esperados do ano, a DW! Semana de Design de São Paulo, está acontecendo de um jeito diferente este ano, como pedem os novos tempos em meio a uma pandemia. Mas, mesmo assim, seguindo dos os protocolos de higiene e distanciamento social, diversas marcas promoveram lançamentos, apresentaram instalações e até novas lojas foram inauguradas. Além disso, há muitos encontros online com palestras e outros conteúdos. Tudo de graça! A DW! segue até sábado, dia 14 de novembro, mas mostramos, aqui, algumas das novidades mais bacanas apresentadas nessa semana. Confira!

 

By Kamy

DW-ByKamy-Thiago
Tapete da coleção Avatar, assinado por Thiago Santa Cruz (divulgação/Casa.com.br)

A nona participação da by Kamy na DW! traz um retrato atual do nosso tempo e afirma o compromisso com o seu passado e direciona um olhar de vanguarda para o futuro. Com o tema Metamorfose, a marca apresentou lançamentos criados pelo arquiteto Thiago Santa Cruz e pelo artista plástico Kiko Maldonado. Enquanto Cruz traz a inquietação da juventude, a sede pelo conhecimento e a disciplina de aluno para com suas criações, Maldonado traz o olhar experiente, com vasto conhecimento de técnicas, processos e vivências. “O resultado dessa troca de experiências entre gerações são peças que exaltam o design e refletem o mundo de hoje de maneira original, uma mistura provocadora entre tecnologia e processos artesanais”, explica Francesca Alzati, diretora da by Kamy.

Na coleção Avatar, inspirada em uma Bottega Renascentista, Santa Cruz explora técnicas que revolucionam o conceito convencional de um tapete. O arquiteto parte de uma compreensão holística sobre o design para criar diferentes formatos que expressem sua criatividade em desenhos elaborados e sensíveis. O resultado são tapetes tufados a mão, inspirados em formas arquitetônicas tridimensionais.

Maldonado, por sua vez, incorpora a experiência de anos no desenvolver de tapetes e tapeçarias para criar uma série de Mandalas, que tanto podem ser usadas no piso ou em paredes, para exaltar os atributos da natureza e suas boas energias, reforçando assim a tão necessária conexão com o verde para um futuro viável e sustentável.

DW-ByKamy-Kiko
Mandala Maherajah Bade, criada por Kiko Maldonado (divulgação/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Lider

DW-Lider
Coleção Plural, apresentada pela Lider durante a DW! (Evelyn Muller/Casa.com.br)

A Lider, mais uma vez, abriu espaço para o design autoral brasileiro e apresentou a coleção Plural. A pluralidade está relacionada com a diversidade das coisas reunidas em um único espaço. “A Coleção Plural veio para integrar com este momento híbrido, onde a casa é plural, em que ela mudou de função e todos os ambientes passaram a ter um novo sentido.
Existindo multiplicidade em cores, texturas, adornos e arte” – explica Tiago Nogueira, Diretor de marketing da marca.

Além da equipe de criação, foram convidados cinco nomes reconhecidos no mercado de design para pensarem no desenvolvimento dessa coleção, são eles Ana Neute, Nada se Leva, Suite Design, Lattoog e Em Dois Design. O resultado são múltiplas formas, com design exclusivo de cada produto.

Feira Rosenbaum

DW-feira-Rosenbaum
Quarto criado por Michell Lott para a Feira Na Rosenbaum (Michell Lott/Casa.com.br)

Conhecida por trazer sempre uma curadoria refinada da produção de pequenos designers e artesãos, a Feira Na Rosenbaum este ano apresenta a Casa Feira — uma edição especial física e online, entre os dias 8 a 22 de novembro. Segundo os organizadores, trata-se de um convite para refletirmos sobre como nossa relação com nossos lares se transformou neste ano. É também uma celebração ao lugar mais importante de 2020: a nossa casa.

Continua após a publicidade

Com a curadoria de Cris Rosenbaum, a feira se transformou em uma casa com sete ambientes produzidos por convidados especiais, como Marcelo Rosenbaum, Maurício Arruda, Renata Gaia, Michel Lott e Micha D’Angelo.

 

DW-feira-Rosenbaum-1
Home Office de Micha D’angelo para a Feira Na Rosenbaum (Michell Lott/Casa.com.br)

Mula Preta

DW-MulaPreta
Estúdio Mula Preta inaugura primeira loja em São Paulo (Roberto Wagner/Casa.com.br)

Criado em 2012, em Natal por Felipe Bezerra e André Gurgel, o Estúdio Mula Preta acaba de abrir a primeira loja da marca, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, nº 289. Com nome inspirado na música homônima do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, o Mula Preta apresenta a cultura nordestina, inserida no contexto do design. São móveis e objetos que se destacam por sua personalidade com traços marcados pela irreverência do desenho criativo

 

Artefacto Beach & Country

Mostra Artefacto Beach & Country – Gilberto Elkis – Credito Raphael Briest (2)
Espaço assinado pelo paisagista Gilberto Elkis (Rafael Briest/Casa.com.br)

A Artefacto Beach & Country inaugurou a mostra O Essencial para Morar Bem com profissionais reconhecidos no mercado assinando 12 ambientes. No showroom, a marca apresenta a nova coleção com mais de 30 novos produtos feitos sob medida e assinados pelo Estúdio Artefacto sob curadoria de Roberto Cimino e Nelson Amorim. “A coleção é inspirada no modernismo. Apostamos nas formas curvas como conceito que se distribui ao longo de todos os ambientes”, ressaltam. Os visitantes também podem ver a instalação Diálogo, criada pelo artista visual e designer José Marton, do Marton Estúdio.

Continua após a publicidade

 

Artefacto Haddock Lobo

DW-Artefacto-Patricia-Anastassiadis
Balanço Seed na vitrine da flagship Artefacto Haddock Lobo (divulgação/Casa.com.br)

Quem passar em frente a flagship Artefacto Haddock Lobo vai poder ver da calçada o mais recente lançamento da arquiteta e designer Patricia Anastassiadis, que assina a direção criativa dos produtos da marca. Para mostrar seu balanço Seed, ela o posicionou em uma labirinto de algodões. O móvel de linhas delicadas e elegantes, marca do trabalho de Anastassiadis, parece flutuar sobre a instalação de atmosfera onírica.

DW-Artefacto-Anastassiadis
(divulgação/Casa.com.br)

 

Breton

DW-Breton
Vitrine da Breton na loja da Al. Gabriel Monteiro da Silva (divulgação/Casa.com.br)

A Breton exibe uma vitrine com o preview da coleção 2021, com peças assinadas por designers parceiros da marca, como Murilo Weitz, Rafa Preto, Estevão Toledo, Bruno Jahara e Reinaldo Lourenço. Como um manifesto, a vitrine da marca tem cenografia com predominância dos tons escuros e as palavras Recicle, Reaja, Recomece, Reflita com a intenção de causar reflexão nos espectadores em relação aos acontecimentos relacionados ao meio ambiente no ano de 2020.

Continua após a publicidade

Para Daniel Pegoraro, diretor de produtos, estilo e imagem da marca, o festival é uma oportunidade de discussão a vida e conscientiza a todos, inclusive as futuras gerações. “As queimadas, o desmatamento, o descarte impensado, os desperdícios dos recursos naturais precisam ser repensados”, explica. A marca já desenvolve projetos de cunho sustentável como o Movimento ECOBRETON, que desde 2018 concentra no planejamento e execução de ações focadas na sustentabilidade, questões sociais e ambientais. “O movimento foi idealizado para modificar radicalmente não só os processos internos como a nossa própria cultura, mas também incentivando colaboradores, produtores, parceiros e consumidores finais à adquirirem hábitos e atitude mais saudáveis perante o nosso planeta” explica Giselle Rivkind, diretora de marketing e uma das idealizadoras do projeto.

 

Eliane Revestimentos

DW-Eliane-Decortiles
Quem passar pela calçada da Casa Brasil Eliane vai poder ver a instalação criada por Alexandre Brunato (Evelyn Muller/Casa.com.br)

Nesse ano de profundas mudanças Eliane Revestimentos, fabricante das marcas Eliane e Decortiles, completou 60 anos. Imersa nesse contexto, a empresa participa da DW!, Semana do Design de São Paulo com uma instalação que celebra a biomimética chamada: Do universo infinito ao oásis particular. Assinado pelo arquiteto Alexandre Brunato, o espaço exalta a natureza e suas formas e está em frente a Casa Brasil Eliane, na Avenida Brasil, 526, convidando o público a interagir com a obra ao ar livre.

O projeto é composto por grandes painéis feitos com os lançamentos da Eliane e Decortiles. Azul Bahia e Ônix Grafite, da Eliane, Brown, Amazonite, Verde Cristallo e Nero Antico, da Decortiles, são alguns dos produtos que remetem à natureza e que farão parte da instalação.

 

Odara

DW-Odara
Showrrom da nova loja Odara, que taz um mix elegante de peças de design assinado (Marco Antonio/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

A marca Odara abriu sua loja em São Paulo durante a Semana de Design. Idealizada para ser sofisticada e contemporânea a marca conta com curadoria de Gal Nunes. Localizada no número 728 da Avenida Europa, traz ao público móveis de design exclusivo ambientados nos mais de 500m² do espaço. Os empresários Gal Nunes e Lourinaldo Mestre criaram um showroom repleto de móveis de grandes designers e marcas, com nomes como Ronald Sasson, Jayme Bernardo, Zanini de Zanine, Giorgio Bonaguro, entre outros. 

 

Bontempo

DW-Bontempo
A Bontempo investiu em conteúdo para os profissionais (divulgação/Casa.com.br)

A Bontempo armou uma produção especial para arquitetos e designers de interiores. A marca convidou o produtor Tiago Cappi para fazer um vídeo com dicas sobre como compor uma cozinha, uma estante e um closet instagramáveis. A ideia é  ajudar os profissionais a impulsionarem suas publicações nas redes sociais. “Assim, a ideia desta ação é auxiliar a todos que trabalham no universo da decoração a maximizar a própria presença digital de forma assertiva nessas mídias — comunicando-se de forma criativa, otimizada e estratégica”, afirma Rafaela Stedile, diretora de Marketing e Capacitação da marca.

 

Docol

DW-Docol

A Docol, que já participa da DW! desde 2018, também se adaptou ao formato híbrido e trabalha um conteúdo digital em suas redes sociais, além de ter as portas do showroom da Mekal abertas na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, onde os produtos de ambas as marcas apresentam soluções completas para a cozinha.

Entre os produtos que podem ser conhecidos de perto pelos visitantes, está a tecnológica DocolOzônio, que acaba de ser atestada como eficaz no combate ao coronavírus. Também estão por lá as premiadas criações do Projeto Domos, que já colecionam iF Awards e são assinadas por nomes como Irmãos Campana, Angelo Bucci e Gui Mattos. Além da Mix&Match de cozinha, lançamento que chega às boutiques de todo Brasil no início de 2021, e a inédita Doc Chroma, que poderá ser conhecida em primeira mão na DW!

Ornare

DW-Ornare
(Henrique Padilha/Casa.com.br)

 

A Ornare, marca de móveis sob medida de alto padrão, traz para a DW! vivências e interações que estimulam a criatividade e as emoções em propostas voltadas para as artes e empreendedorismo. Nos showrooms da Alameda Gabriel Monteiro da Silva e do D&D Shopping, ambientados com curadoria do diretor de arte da marca, Ricardo Bello Dias, os cenários interagem com os visitantes de forma dinâmica, em efeitos visuais que ativam sentidos e emoções. Além disso, os showrooms recebem exposições de José Ricardo Basiches e Gabriel Wickbold, respectivamente, e instalações com uso de cores e neon, do artista plástico Alê Jordão.

Fahrer

DW-Fahrer1
Fachada da nova loja Fahrer (Andre Stefano/Casa.com.br)

Para celebrar seu novo espaço em São Paulo, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, a Fahrer participa da DW! em formato híbrido (presencial e virtual). O novo endereço, que durante anos abrigou a Galeria de Arte André, potencializa o alcance da marca. O espaço de quatro andares, com projeto da arquiteta Heloisa Samaia, conta com um showroom, onde é possível conhecer os produtos com o estúdio de criação e também com um terraço, que permite viver a experiência do mobiliário para área externa.

Especialmente para a Semana de Design, a Fahrer criou, em parceria com a Gaya Iluminação, uma instalação conceitual para receber os visitantes. A instalação foca nas experiências sensoriais ao propor a interação com o mobiliário da marca. As peças estão envoltas em iluminação de LED, que poderão ser manipuladas também por todos os visitantes. 

DW-Fahrer2
Escultura produzida com fita de LED GAYA, assinada pelo designers Jack Fahrer, Sérgio Fahrer e Heloisa Fahrer (Andre Stefano/Casa.com.br)

 

Publicidade