Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Design fantástico: 8 nomes contemporâneos imperdíveis

Aqui, descubra uma breve amostra do que temos publicado e compartilhado no BOOMSPDESIGN ao longo dos anos. Embarque com a gente nessa fantástica viagem:

Por Beto Cocenza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 set 2025, 19h00
Design fantástico: 8 nomes contemporâneos imperdíveis
 (Reprodução/Divulgação)
Continua após publicidade

Este ano completo 18 anos de dedicação ao universo criativo nacional e internacional, especialmente à arquitetura, ao design e à arte. O BOOMSPDESIGN é a plataforma por meio da qual me manifesto, empreendo e me realizo, apresentando conteúdos transversais, promovendo mentes criativas e suas propostas para tornar nosso planeta mais habitável, confortável e belo.

Como parte desta celebração, tenho o prazer de iniciar minha parceria com o Casa.com.br, onde, mensalmente, dividirei com vocês o que me emociona e me faz feliz. Aqui, uma breve amostra do que temos publicado e compartilhado ao longo dos anos. Embarque com a gente nessa fantástica viagem.

ANTONIO ARICÒ — Azul profundo

Design fantástico: 8 nomes contemporâneos imperdíveis
(Reprodução/Divulgação)

Antonio Aricò é artista, designer e diretor criativo italiano. Após dupla graduação no Politécnico de Milão, concluiu mestrado com um trabalho que uniu design e tradição, combinando arte, artesanato e design industrial.

Design fantástico: 8 nomes contemporâneos imperdíveis
(Reprodução/Divulgação)

Reconhecido como precursor de uma abordagem única que valoriza o artesanal e o autoproduzido em diálogo com o industrial, Aricò prefere explorar o romântico, o fantástico e o arquetípico em vez de apenas o funcional. Suas peças evocam poesia, fantasia e memória coletiva, contrapondo-se à frieza do industrialismo.

As imagens remetem a esculturas gregas com forte contemporaneidade, ousadia que muitas vezes vemos mais presente em estúdios internacionais do que em empresas brasileiras, que ainda se prendem à seriedade do mercado, desperdiçando nosso repertório cultural tão diverso e pulsante.

Continua após a publicidade

Com vasos, jarras e centros de mesa que mesclam referências da Grécia e da cerâmica italiana, Aricò traz alegria e cor a qualquer ambiente. Por sua trajetória inventiva, foi homenageado como Designer do Ano no BOOMSPDESIGN 2025.

@antonioarico

BETO CARRAZZONE

https://www.instagram.com/p/Bl6wJsyHqQ0/

Nascido em São José do Rio Preto, Beto Carrazzone ganhou o mundo cedo. Formado em Comunicação Social, viveu em São Paulo, Nova Iorque, Rio e Roma, sempre em diálogo com os movimentos artísticos e sociais das metrópoles.

Continua após a publicidade

Trabalha sobretudo com metais, chapas, tubos e vergalhões, que transforma com sua força criativa. Sua série Árvores é uma das mais marcantes: esculturas que variam de pequenas peças a criações de até dois metros, que, quando instaladas ao ar livre, tornam-se abrigo de pássaros e suporte para trepadeiras.

Carrazzone também gosta de criar troféus, em projetos que transitam entre a arte e o design de produto, expandindo sua linguagem para diferentes usos e contextos.

@beto_carrazzone

RICHARD CALHABEU

Design fantástico: 8 nomes contemporâneos imperdíveis
(Reprodução/Divulgação)

O artista Richard Calhabeu utiliza a cerâmica para criar esculturas que ressignificam o humano. Suas obras questionam arquétipos e personas, convidando o observador a refletir sobre as complexidades interiores do ser.

Continua após a publicidade
Design fantástico: 8 nomes contemporâneos imperdíveis
(Reprodução/Divulgação)

Acompanho sua produção há mais de duas décadas. Embora suas peças aparentem liberdade e espontaneidade, são fruto de estudos rigorosos, já que a cerâmica, em seu processo de queima, sofre variações que impactam nas texturas e cores finais.

Na série Picasso, inspirada no legado cubista de Pablo Picasso, Richard buscou trazer de volta ao tridimensional aquilo que o pintor espanhol projetava no plano da tela.

@klhabeu

Continua após a publicidade

GABRIEL SUZARTE

Design fantástico: 8 nomes contemporâneos imperdíveis
(Reprodução/Divulgação)

Surfista por essência, Gabriel Suzarte começou a criar suas próprias pranchas em 2016. A prática levou-o naturalmente à produção de mobiliário e arte.

Sua coleção Além da Forma marca a transição do utilitário para o poético, apresentando esculturas de ferramentas despidas de função e propósito, mas preservadas em sua forma.

Martelos, pás, serrotes e talhadeiras passam a existir em resinas reaproveitadas da produção de pranchas e porcelanas esculpidas, com decalques aplicados. Obras que subvertem a lógica do objeto cotidiano.

Continua após a publicidade

@gabrielsuzarte

RODOLFO MASSAINI

Design fantástico: 8 nomes contemporâneos imperdíveis
(Reprodução/Divulgação)

Jovem designer, Rodolfo Massaini gosta de se desafiar técnica e criativamente. Trabalha com materiais descartados e domina o fusing, técnica que une pedaços de vidro em altas temperaturas, num processo que pode durar até 12 horas.

Design fantástico: 8 nomes contemporâneos imperdíveis
(Reprodução/Divulgação)

Sua mesa de centro, espessa mas visualmente leve, flutua sobre uma base feita de cabos elétricos de alumínio triturados, lembrando as placas de gelo polares.

O trabalho recebeu o nome Sfida (desafio, em italiano), traduzindo a busca de Rodolfo por transformar materiais considerados feios ou sem valor em peças de design autoral. Além de mobiliário, ele cria vasos e objetos decorativos a partir de plásticos, metais, zíperes e botões, sempre com caráter artesanal.

@rodolfo.massaini

NAOMI PETERSON

A designer americana Naomi Peterson cria peças em cerâmica, potes, vasos, xícaras e taças, únicas e exclusivas.

Suas argilas são trabalhadas de diferentes formas, cozidas em várias temperaturas e pintadas com cores intensas e aveludadas. Elementos da natureza, como flores que lembram maracujás, camélias e orquídeas, aparecem em contraste com referências doces, como bolos, confeitos e granulados, que evocam nossos brigadeiros.

Suas peças transitam entre arte, design e funcionalidade, carregando energia vibrante e trazendo alegria aos espaços.

@n.ceramic

MAARTEN DE CEULAER

O designer belga Maarten De Ceulaer formou-se em design de interiores, mas foi na Academia de Eindhoven, na Holanda, que encontrou sua linguagem experimental. Atuou com galerias renomadas como Nilufar e Victor Hunt, participou de feiras como a Design Miami e já colaborou com marcas como a Fendi.

Sua coleção Mutação (2012) chamou a atenção da mídia e de colecionadores ao propor sofás, cadeiras e pufes que parecem nascer organicamente, como frutos de reações químicas, mutações celulares ou organismos vivos. Inspirou-se também na planta milenar Yareta, que cresce sobre rochas estéreis na Bolívia, de textura verde e aveludada.

As peças lembram uma versão contemporânea do clássico Chesterfield: em vez de molas e espuma revestidas de couro, são formadas por esferas de espuma recortadas e aplicadas manualmente sobre estruturas, crescendo como um organismo vivo.

@maartendeceulaer

HUGO FRANÇA

A obra de Hugo França é bruta, sensível e monumental. Desde os anos 1980, quando se mudou para Trancoso (BA), o artista passou a transformar troncos e raízes de árvores abatidas pelo desmatamento ou pelo tempo em esculturas e mobiliário.

Seu processo criativo parte do diálogo direto com a madeira: França desenha sobre a peça, respeitando as linhas já traçadas pela natureza. Com motosserras e ferramentas, ressignifica formas e dá novo sentido a esses gigantes da floresta.

Um exemplo é a mesa Caajara, resultado dessa fusão entre matéria-prima, técnica e poesia. Hugo é hoje referência em design sustentável e em arte que conecta homem e natureza.

@atelierhugofranca

 

Publicidade