Design brasileiro tipo exportação: confira 9 peças lançadas na Semana de Design de Milão

De mobiliário à iluminação, os produtos com assinatura e matérias-primas brasileiras conquistaram os holofotes no principal evento mundial do setor

Por Sharon Abdalla
5 Maio 2025, 19h00
Peças da parceria entre A Lot of Brasil e Japi Studio, apresentadas no Salone del Mobile.Milano
Peças da parceria entre A Lot of Brasil e Japi Studio, apresentadas no Salone del Mobile.Milano (Israel Oliveira/Divulgação)
Continua após publicidade

Não é de hoje que o design Made in Brazil é destaque na Semana de Design de Milão. A cada nova edição do evento, composto pelo Salone del Mobile.Milano e pelo Fuorisalone, os mobiliários e itens de iluminação assinados pelos profissionais daqui chamam a atenção dos visitantes e se destacam pela qualidade, criatividade e pela bossa que reflete a cultura rica e plural dos brasileiros.

Prova disso são os produtos lançados pelas maiores indústrias do design mundial, a partir de desenhos e soluções de designers nacionais consagrados – caso do Estúdio Campana e de Pedro Franco, da A Lot of Brasil –, e as mostras dedicadas exclusivamente a apresentar ao mundo o que o design brasileiro tem. Neste ano, elas ganharam corpo, tendo três como destaque: “Piloto Milano”, do diretor criativo Ricardo Gaioso, dentro do circuito 5VIE; “Entre Terra e Céu – As Vozes do Design Brasileiro”, com curadoria da plataforma Tropicalistic no Bianca Maria Palace Hotel; e “Chuva de Caju”, com curadoria de Bruno Simões, exibida na Universitá degli Studi di Milano.

Neon Puzzle

Coleção Neon Puzzle, por Alê Jordão
Coleção Neon Puzzle, por Alê Jordão (Israel Oliveira/Divulgação)

A série, assinada por Alê Jordão, traz luminárias em acrílico e neon que remetem às peças de um quebra-cabeça. Com diversas formas, elas podem ser utilizadas apoiadas sobre móveis, no piso ou penduradas.

Vínculo

Tapete Vínculo, por Juliana Pippi com Trapos & Fiapos, apresentado na Semana de Design de Milão 2025
Tapete Vínculo, por Juliana Pippi com Trapos & Fiapos (Israel Oliveira/Divulgação)

O tapete “Vínculo” marcou a estreia da arquiteta e designer Juliana Pippi em Milão. Produzido manualmente por artesãos do Piauí em parceria com a Trapos & Fiapos, a peça integra a coleção “Raízes”, que exalta a riqueza das tramas brasileiras, o uso de fibras naturais e a identidade cultural do país. Medindo 5m x 4m, a peça nasce do entrelaço de tranças de taboa — capim típico das aguadas da região —, enriquecido pelo brilho delicado do buriti e do algodão.

Tronco

Armário Tronco, assinado pela Furf Design Studio para a Queeboo, apresentado na Semana de Design de Milão
Armário Tronco, assinado pela Furf Design Studio para a Queeboo (Israel Oliveira/Divulgação)
Continua após a publicidade

Assinado pela Furf Design Studio para a Queeboo, Tronco é um móvel de armazenamento que une natureza e design de forma harmoniosa. Versátil, a peça é produzida com polietileno reciclável e está disponível em diversas cores, com textura e forma inspirada nos troncos das árvores. Isso permite que os “armários” sejam empilhados e formem uma espécie de árvore escultural, em cujos tocos de galhos podem ser pendurados casacos, bolsas e toalhas.

Bambolotto

Poltrona Bambolotto, assinado por Pedro Franco para a parceria entre A Lot of Brasil e Japi Studio, apresentada no Salone del Mobile.Milano
Poltrona Bambolotto, assinado por Pedro Franco para a parceria entre A Lot of Brasil e Japi Studio (Israel Oliveira/Divulgação)

Em uma colaboração inédita, a A Lot of Brasil e a Japi Studio apresentaram uma coleção de móveis assinada por grandes nomes do design mundial produzidos a partir da técnica de rotomoldagem. Entre elas, está a poltrona Bambolotto, assinada pelo designer Pedro Franco, também à frente da direção criativa do projeto.

Despertar e Anoitecer

Mesas de centro Anoitecer, da coleção Despertar, assinada pela Spectro e apresentada na Semana de Design de Milão
Mesas de centro Anoitecer, da coleção Despertar, assinada pela Spectro (Spectro/Divulgação/Divulgação)

Compostas por mesas laterais e de centro produzidas em acrílico translúcido, as coleções Despertar (Outono, 06:07) e Anoitecer (Inverno, 18:20) trazem impressões fotográficas do céu, capturando a fusão de cores e luz nessas estações e horários. As nuances das cores e as formas curvas conferem atmosfera poética aos mobiliários, assinados pela Spectro.

Continua após a publicidade

Bergamota

Poltrona Bergamota, assinada por Samuca Gerber e apresentada na Semana de Design de Milão
Poltrona Bergamota, assinada por Samuca Gerber (Israel Oliveira/Divulgação)

Inspirada na cultura do Rio Grande do Sul, a poltrona Bergamota é inspirada na fruta de mesmo nome, conhecida em outros estados do país por mexerica ou vergamota. As formas curvas e volumosas da poltrona emulam os gomos da fruta descascada, garantindo conforto ao usuário. Com design de Samuca Gerber, está disponível com duas opções de estofamento e de um pufe, que pode compor com o móvel.

Batimentos da Terra

Tapete Vitória Régia, por Teka Mesquita, apresentado na Semana de Design de Milão
Tapete Vitória Régia, por Teka Mesquita (Divulgação/Divulgação)

Com formato orgânico, o tapete modular Vitória Régia, da coleção “Batimentos da Terra”, é produzido com material 100% reciclado, sem perder o toque artesanal. O design é assinado por Teka Mesquita para a Tapetah.

Miríade

Poltrona Miríade, por Estúdio Campana para Paola Lenti, apresentada na Semana de Design de Milão
Poltrona Miríade, por Estúdio Campana para Paola Lenti (Sergio Chimenti/Divulgação)
Continua após a publicidade

Em um desdobramento da série Metamorfosi, o Estúdio Campana assina para a Paola Lenti a poltrona Miríade. Inspirada em uma comunidade de joaninhas, a peça traz um conjunto de almofadas circulares unidas, que formam o assento amplo e confortável do móvel.

Banco Guêra

Banco Guêra, por Vedac e DaTribu, com direção criativa do estúdio Guá, apresentado na Semana de Design de Milão
Banco Guêra, por Vedac e DaTribu, com direção criativa do estúdio Guá (Israel Oliveira/Divulgação)

Sob direção criativa do estúdio amazônico Guá, em uma parceria da Vedac com a DaTribu, a coleção Guêra apresenta o banco que utiliza madeira de lei de reflorestamento com certificação FSC na estrutura e tecido de látex natural no estofamento, ambos produzidos artesanalmente por artesãos locais e seringueiras da Ilha de Cotijuba, no Pará.

Publicidade