Design brasileiro tipo exportação: confira 9 peças lançadas na Semana de Design de Milão
De mobiliário à iluminação, os produtos com assinatura e matérias-primas brasileiras conquistaram os holofotes no principal evento mundial do setor

Não é de hoje que o design Made in Brazil é destaque na Semana de Design de Milão. A cada nova edição do evento, composto pelo Salone del Mobile.Milano e pelo Fuorisalone, os mobiliários e itens de iluminação assinados pelos profissionais daqui chamam a atenção dos visitantes e se destacam pela qualidade, criatividade e pela bossa que reflete a cultura rica e plural dos brasileiros.
Prova disso são os produtos lançados pelas maiores indústrias do design mundial, a partir de desenhos e soluções de designers nacionais consagrados – caso do Estúdio Campana e de Pedro Franco, da A Lot of Brasil –, e as mostras dedicadas exclusivamente a apresentar ao mundo o que o design brasileiro tem. Neste ano, elas ganharam corpo, tendo três como destaque: “Piloto Milano”, do diretor criativo Ricardo Gaioso, dentro do circuito 5VIE; “Entre Terra e Céu – As Vozes do Design Brasileiro”, com curadoria da plataforma Tropicalistic no Bianca Maria Palace Hotel; e “Chuva de Caju”, com curadoria de Bruno Simões, exibida na Universitá degli Studi di Milano.
Neon Puzzle

A série, assinada por Alê Jordão, traz luminárias em acrílico e neon que remetem às peças de um quebra-cabeça. Com diversas formas, elas podem ser utilizadas apoiadas sobre móveis, no piso ou penduradas.
Vínculo

O tapete “Vínculo” marcou a estreia da arquiteta e designer Juliana Pippi em Milão. Produzido manualmente por artesãos do Piauí em parceria com a Trapos & Fiapos, a peça integra a coleção “Raízes”, que exalta a riqueza das tramas brasileiras, o uso de fibras naturais e a identidade cultural do país. Medindo 5m x 4m, a peça nasce do entrelaço de tranças de taboa — capim típico das aguadas da região —, enriquecido pelo brilho delicado do buriti e do algodão.
Tronco

Assinado pela Furf Design Studio para a Queeboo, Tronco é um móvel de armazenamento que une natureza e design de forma harmoniosa. Versátil, a peça é produzida com polietileno reciclável e está disponível em diversas cores, com textura e forma inspirada nos troncos das árvores. Isso permite que os “armários” sejam empilhados e formem uma espécie de árvore escultural, em cujos tocos de galhos podem ser pendurados casacos, bolsas e toalhas.
Bambolotto

Em uma colaboração inédita, a A Lot of Brasil e a Japi Studio apresentaram uma coleção de móveis assinada por grandes nomes do design mundial produzidos a partir da técnica de rotomoldagem. Entre elas, está a poltrona Bambolotto, assinada pelo designer Pedro Franco, também à frente da direção criativa do projeto.
Despertar e Anoitecer

Compostas por mesas laterais e de centro produzidas em acrílico translúcido, as coleções Despertar (Outono, 06:07) e Anoitecer (Inverno, 18:20) trazem impressões fotográficas do céu, capturando a fusão de cores e luz nessas estações e horários. As nuances das cores e as formas curvas conferem atmosfera poética aos mobiliários, assinados pela Spectro.
Bergamota

Inspirada na cultura do Rio Grande do Sul, a poltrona Bergamota é inspirada na fruta de mesmo nome, conhecida em outros estados do país por mexerica ou vergamota. As formas curvas e volumosas da poltrona emulam os gomos da fruta descascada, garantindo conforto ao usuário. Com design de Samuca Gerber, está disponível com duas opções de estofamento e de um pufe, que pode compor com o móvel.
Batimentos da Terra

Com formato orgânico, o tapete modular Vitória Régia, da coleção “Batimentos da Terra”, é produzido com material 100% reciclado, sem perder o toque artesanal. O design é assinado por Teka Mesquita para a Tapetah.
Miríade

Em um desdobramento da série Metamorfosi, o Estúdio Campana assina para a Paola Lenti a poltrona Miríade. Inspirada em uma comunidade de joaninhas, a peça traz um conjunto de almofadas circulares unidas, que formam o assento amplo e confortável do móvel.
Banco Guêra

Sob direção criativa do estúdio amazônico Guá, em uma parceria da Vedac com a DaTribu, a coleção Guêra apresenta o banco que utiliza madeira de lei de reflorestamento com certificação FSC na estrutura e tecido de látex natural no estofamento, ambos produzidos artesanalmente por artesãos locais e seringueiras da Ilha de Cotijuba, no Pará.