Casa Created with Sketch.

Artistas brasileiros decoram telas feitas de cerâmica tecnológica

As obras, que fazem parte do projeto "Impressões" da LAUFEN, buscam incitar discussões sobre arte, arquitetura e design

Arte do artista plástico Zezão.

Arte do artista plástico Zezão. (Divulgação/Casa.com.br)

A fundação Brasilea, em parceria com a LAUFEN, convidou cinco artistas brasileiros para criarem obras criativas e inspiracionais em cerâmicas tecnológicas, apresentadas durante a Design Miami/Basel 2019.

Maria Carmen Perlingeiro, Alex Flemming, Zezão, Christina Oiticica e o coletivo SHN (Eduardo saretta, Haroldo Paranhos e Marcelo Fazolin) foram os selecionados para usarem o material de uma forma lúdica e inovadora. De animais abstratos a colorways contemporâneos, os padrões foram todos impressos nas formas curiosas.

A arte no poliedro é de Christina Oiticica.

A arte no poliedro é de Christina Oiticica. (Divulgação/Casa.com.br)

Para essa ação, os artistas usaram o material Saphirkeramik da LAUFEN. Revelado pela primeira vez em 2013, não apenas oferece todas as vantagens higiênicas das cerâmicas tradicionais, mas também é mais fina, mais definida e extremamente robusta.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Além disso, ele permite novas possibilidades geométricas para arquitetos e designers, incluindo as coleções “Sonar” e “VAL“. O projeto de arte, lançado pela fabricante como parte do  “Impressões“, combina o material com criatividade e inspiração.

Arte pelo coletivo SNH.

Arte pelo coletivo SNH. (Divulgação/Casa.com.br)

No projeto, o material Safirkeramik foi usado por Maria Carmen Perlingeiro para fazer formas básicas de poliedros, que resultaram em objetos extremamente finos de superfícies planas e poligonais, bordas retas e cantos pontiagudos.

As formas oferecem ainda telas em branco multifacetadas, que visam promover conversas e explorações da arquitetura, da arte e do design.

Arte de Alex Flemming.

Arte de Alex Flemming. (Divulgação/Casa.com.br)

“A colaboração artística no desenvolvimento da coleção ‘Impressões’ permitiu a LAUFEN expandir ainda mais o escopo de design do Saphirkeramik e abrir uma nova perspectiva extraordinária sobre um material da vida cotidiana que é familiar a todos”, diz Roger Furrer, chefe de comunicações da LAUFEN.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s