Continua após publicidade

Você sabe o que exatamente é a decoração Aesthetic?

A geração Z encontrou na decoração aesthetic uma maneira de expressar personalidade e individualidade. Arquiteto explica quais elementos a compõem:

Por Redação
18 set 2024, 19h00
Você sabe o que exatamente é a decoração Aesthetic? Projeto de Rawi Arquitetura + Design. Na foto, quarto, meia parede verde clara, mesa redonda pequena.
Projeto de RAWI Arquitetura + Design. (Thiago e Dam/Divulgação)
Continua após publicidade

A decoração aesthetic tem ganhado destaque entre a geração Z, tornando-se uma maneira expressiva de transformar ambientes e refletir a individualidade. Este estilo, amplamente difundido pelas redes sociais como Instagram e Pinterest, combina elementos modernos com toques vintages, minimalismo e sofisticação. A popularidade desse movimento decorativo reflete não apenas tendências contemporâneas, mas também os valores e aspirações da gen-Z, que busca autenticidade e personalização em todos os aspectos de suas vidas.

Mas o que é decoração aesthetic?

Apê de 42 m² em tons de branco e bege tem sala e quarto integrados. Projeto de Rodolfo Consoli. Na foto, sala de estar, sofá, aparador aéreo, prateleira com planta.
Projeto de Rodolfo Consoli. (Luiza Schreier/Divulgação)

Mas o que é exatamente a decoração aesthetic? Raphael Wittmann, do RAWI Arquitetura + Design, define esse estilo de decoração como baseado na estética visualmente agradável, clean e personificada, que mistura elementos aconchegantes e práticos no dia a dia. Caracterizado pelo uso de plantas, luz natural, cores suaves, texturas naturais e mobiliário funcional, este estilo permite que os espaços se tornem uma verdadeira extensão da personalidade de seus moradores, criando ambientes únicos, harmoniosos e inspiradores.

Cozinha de apê tem armário verde oliva, azulejo branco e paredes com toque preto. Projeto de Escala Arquitetura. Na foto, quarto, parede rosa.
Projeto de Escala Arquitetura. (Produção visual: Andrea Falchi/Fotos: André Nazareth/Divulgação)

Além disso, a sustentabilidade é um valor importante para gen-Z. O uso de materiais naturais e a integração de plantas na decoração são maneiras de criar espaços eco-friendly, alinhando-se aos valores dessa geração. “Vasos de plantas, tapetes e espelhos orgânicos são frequentemente utilizados para trazer natureza para dentro de casa”, aponta o Raphael.

Continua após a publicidade
Aconchego e praticidade: apartamento de 126m² possui porcelanato acinzentado neutro e vinílico. Projeto do Estúdio Bena. Na foto, quarto infantil com detalhes coloridos
Projeto do Estúdio Bena. (Monica Assan/Divulgação)

A decoração aesthetic atrai a geração Z por sua capacidade de refletir autenticidade, individualidade e uma conexão com a natureza. Com uma combinação de simplicidade, sofisticação e personalização, esse estilo transforma qualquer espaço em ambiente acolhedor e inspirador.

Tendências e recomendações

Apê industrial de 75 m² tem cozinha verde menta com bancada de cimento. Projeto de Rawi Arquitetura + Design. Na foto, sala de jantar, mesa redonda, armário de marcenaria branca.
Projeto de Rawi Arquitetura + Design. (Juliana Deeke/Divulgação)

As tendências atuais, segundo o arquiteto, incluem: uso de texturas suaves e naturais, aproveitando a luz natural e a incorporação de elementos pessoais no design. As texturas podem criar sensações únicas, enquanto a luz natural tem benefícios tanto estéticos quanto para o bem-estar mental e físico.

Apê de 72 m² colorido e vibrante tem canto alemão e sapateira no hall rosa. Projeto de Abrazo Interiores. Na foto, cozinha integrada, porta rosa.
Projeto de Abrazo Interiores. (Julia Herman/Divulgação)

Para quem está começando, Raphael sugere focar na iluminação natural e em plantas. Eletrodomésticos embutidos e soluções de armazenamento que mantenham o espaço organizado são importantes. Adicionar decorações que tenham significado pessoal, como lembranças de viagens ou peças de designers que reflitam a personalidade do morador, pode fazer toda a diferença.

Publicidade