Casa Created with Sketch.

Trends anos 90 que são pura nostalgia (e queremos de volta)

Uso de cores, madeira e decorações de algumas décadas atrás podem voltar a aparecer nas casas

 (Swell Media/Getty Images)

Os anos 1990 trouxeram muitos gênios da música pop (você conhece os nomes) e séries que a gente ama, mas quando se trata de decoração para casa, a década não é unânime. Digamos que o estilo toscano, babados, e paredes cheias de pôsteres não são para todos!

Localizado em Nova York, este apartamento ganhou fama nos anos 90, quando era bastante frequentado por 6 grandes amigos. De qual série estamos falando?

Localizado em Nova York, este apartamento ganhou fama nos anos 90, quando era bastante frequentado por 6 grandes amigos. De qual série estamos falando? (Getty Images/Reprodução)

Só que para quem está montando a casa agora – e que tem mais ou menos 30 anos – talvez se lembre de sua infância com nostalgia. Aí, de repente, aquela parede de pôsteres do ‘N Sync não pareça tão mal, cozinhas de madeira ficam lindas depois de anos de armários brancos, e aquela cadeira de rattan fique bem charmosa.

Se identificou? Veja 9 tendências dos 1990 que estão voltando e como adaptá-las ao contemporâneo:

1. Camas de dossel

 

Cama com dossel branco preso

 (Fella Villas/the spruce)

Acordar sob um tecido branco esvoaçante faz com que todos os dias pareçam férias na praia. Ao contrário dos anos 1990, quando as camas de dossel tinham babados e um excesso de luzes de fada, as variedades de hoje são elegantes e mínimas. Combine esta cobertura reduzida com uma almofada gráfica nítida, lençóis brancos e obras de arte em dois tons.

2. Vime e Rattan

 

Cadeira de rattan ou vime, com estofado estampado de plantas

 (Naturally Cane/the spruce)

O vime e o rattan são materiais totalmente naturais (na maioria das vezes), que estão invadindo os pátios e salas de estar e conquistando corações. Faz sentido, considerando o quanto os anos 2010 amam as palmeiras e tecidos cobertos de folhagem. Como acessórios vintage, essas peças descoladas da velha escola são totalmente chiques.

3. Madeira clara

 

Casa com planta integrada, com parede de vidro e madeira clara no chão e no teto

 (Craft Floor/the spruce)

Madeiras escuras podem roubar a cena, mas às vezes você quer que seu piso desempenhe um papel coadjuvante. Madeiras claras ficam tão bem em casas integradas, que fica a dúvida do porquê não são usadas há mais tempo.

4. Cores extravagantes de parede

 

Parede branca com tinta verde aquarelada. À frente, um aparador de madeira, com vasos de flores

 (Anewall/the spruce)

Embora tenhamos dado uma folga às esponjas de tinta, os proprietários de hoje estão adotando uma nova técnica de parede, que requer uma mão cuidadosa… ou apenas o orçamento para um mural de papel de parede. A aquarela está em tudo, de nossas tatuagens a nossos cadernos, por que não colocar também nas paredes?

5. Tons pastéis

 

 (55 Kvadrat Makleri/the spruce)

Todo mundo sabe que o rosa Millennial reinou nos últimos anos. Mas outros tons pastel também estão ganhando força agora. Espere ver mais verde menta, lilás e azul ovo do tordo no Pinterest.

Não há nada açucarado sobre essa tendência atualizada: uma parede verde-clara com obras de arte gráficas em preto e branco, arandelas pretas e um edredom de linho cinza amarrotado mescla o melhor das duas décadas.

Veja também

6. Verde esmeralda

 

Estante de madeira, com prateleiras presas por cordas em alturas irregulares, com fundo vazado para a parede verde esmeralda. Livros, quadros e itens decorativos estão na estante

 (Jessica Brigham/the spruce)

Seguindo a tendência da tendência de tons de joias, o verde esmeralda está em alta. Considerando o quão bem ele se casa com bronze e ouro, não é nenhuma surpresa que estejamos nos apaixonando. Amplie o efeito verde com vegetação abundante e madeira escura.

7. Cortinas de porta Boho

 

Cortina de macramê presa com uma haste de madeira

 (A Beautiful Mess/the spruce)

A decoração em estilo boho de hoje está recebendo um upgrade dos anos 90: cortinas de entrada! Sejam amarrados com miçangas ou macramê caseiro, essas divisórias discretas são uma dádiva para as casas de planta aberta. Depois de cortar todas as portas e combinar a cozinha, sala de estar e sala de jantar em um grande espaço, um pouco de separação pode ser ótimo.

8. Marrom

 

Quarto com paredes cinzas e móveis de madeira escura. No chão um tapete branco com padrão geométrico. A cama está do lado direto, com muitos travesseiros, sobre um lustre

 (West Elm/Instagram/the spruce)

Esse tom ainda parece antiquado na maioria das aplicações, mas misture um pouco de cinza na pintura, combine com branco, adicione acessórios marrom escuro e você vai ver que dá certo.

9. Armários de madeira

 

Cozinha com bancada branca no centro, com armários de madeira nas paredes

 (Crown Point/the spruce)

Os armários de cozinha deste ano se inspiram em seus equivalentes dos anos 90 – e parece que deixar a madeira brilhar não precisa ser desatualizado. Na foto, as bancadas de quartzo branco equilibram o tom mais escuro, e um backsplash de tijolinhos de metrô fornece um estilo atemporal, mas moderno.

*Via The Spruce

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.