Traga elementos naturais para a decoração com o estilo Tropical Chic

O estilo Tropical Chic reúne elementos como madeira, bambu, palha e estampas inspiradas na natureza para criar espaços que transbordam leveza.

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 abr 2025, 19h00
Materiais claros e naturais dão clima praiano tranquilo à apartamento. Projeto de Simara Mello. Na foto, quarto, luminária de palha.
Projeto de Simara Mello. (Fábio Jr. Severo/Divulgação)
Continua após publicidade

Casas em regiões de clima quente pedem uma decoração que traga leveza, frescor e bem-estar ao dia a dia. Nesse contexto, o estilo Tropical Chic é uma tendência que se destaca ao unir elementos naturais e cores vibrantes para criar ambientes mais aconchegantes.  

Cozinha aberta e painel de marcenaria em laca verde dão ar leve a cobertura. Projeto de Escala Arquitetura. Na foto, lavabo, cuba esculpida, papel de parede botânico.
(Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Divulgação)

A proposta desse estilo é equilibrar sofisticação e descontração, além de valorizar estampas inspiradas na fauna e flora tropical, como folhas exuberantes, flores coloridas e animal print. Também é comum encontrar elementos naturais como bambu, palha e madeira nessas composições. 

Traga elementos naturais para a decoração com o estilo Tropical Chic
(Patriane/FD Fotografia/Divulgação)

Para a arquiteta Júlia Macedo, da Construtora Patriani, essa tendência é interessante para quem quer repaginar a decoração. “O Tropical Chic pode ser uma boa escolha para quem busca deixar os ambientes mais vibrantes sem renunciar à sofisticação. A combinação de estampas mais marcantes e materiais naturais cria um espaço acolhedor e com personalidade. Trazer elementos da natureza para dentro de casa é uma maneira de propor um refúgio de bem-estar no clima quente”. 

Continua após a publicidade

Confira dicas sobre como aplicar o Tropical Chic: 

Cores e estampas: o toque vibrante do verão

Traga elementos naturais para a decoração com o estilo Tropical Chic

As estampas são o grande diferencial dessa tendência. Então, explorar jogos de cama, almofadas, cortinas, toalhas de mesa e tapetes com imagens de palmeiras, samambaias e outras plantas associadas ao clima tropical pode trazer personalidade e dinamismo para os espaços. 

“Para equilibrar, combine estampas chamativas com tons neutros, como marrom, bege e branco. Esses tons suavizam a presença de cores mais vibrantes sem tirar protagonismo das padronagens principais”, explica Júlia.  

Continua após a publicidade

Materiais naturais: frescor e sofisticação

Tecnologia em UD, flores permanentes e rattan são tendências na ABCasa. Na foto, cadeira de rattan com almofadas brancas.
(Biasa/Reprodução)

Para deixar o ambiente com mais elementos tropicais, usar materiais naturais faz a diferença. Móveis e objetos feitos de madeira, bambu, ratan e vime ajudam a cultivar uma atmosfera acolhedora e equilibrada.

Elementos como poltronas de fibra natural, sousplat e utensílios de bambu, cadeiras de ratan e luminárias de palha reforçam o estilo Tropical Chic, trazendo leveza ao ambiente.  

Estilo natural ganha estética refinada nesta linda casa de praia. Projeto de Juliana Zappa. Na foto, quarto com cabeceira de vime.
(Gabriela Daltro/Divulgação)
Continua após a publicidade

Além do apelo estético, esses materiais melhoram o conforto térmico, tornando os espaços mais frescos e agradáveis em dias mais quentes. 

Luz natural

Cortina funciona como divisória em apartamento de 85 m² que tem home office com vista. Projeto de Pipa Arquitetura.
Projeto de Pipa Arquitetura. (Denilson Machado, MCA Estúdio/Divulgação)

Aproveitar a iluminação natural é interessante para reforçar uma decoração tropical. Aposte em cortinas leves e tons mais claros para potencializar a entrada de luz do dia, criando uma sensação de maior amplitude do espaço e um sentimento de bem-estar. Espelhos também se tornam aliados ao explorar a luminosidade, já que favorecem a reflexão da luz natural para dentro de casa.  

“O estilo Tropical Chic é uma maneira elegante e, ao mesmo tempo, descontraída de decorar ambientes em regiões de clima mais quente, proporcionando frescor e sofisticação o ano todo. Com escolhas certas de estampas, materiais e cores, é possível criar espaços confortáveis, modernos e repletos de frescor”, aponta Júlia.

Continua após a publicidade
Publicidade