Casa Created with Sketch.

Qual é o hype com o rattan?

Confira tudo sobre Rattan

 (CDN/Reprodução)

O que é rattan

Rattan é um tipo de palmeira parecida com uma videira trepadeira ou trepadeira, nativa das selvas tropicais da Ásia, Malásia e China. Uma das maiores fontes são as Filipinas. O rattan Palasan pode ser identificado por seus caules sólidos e duros que variam de 3 a 6 cm de diâmetro e suas vinhas, que crescem de 60 a 150 metros.

 (Pinimg/Reprodução)

Quando o rattan é colhido, ele é cortado em pedaços de 4 metros e o revestimento seco é removido. Seus caules são secos ao sol e depois armazenados para tempero.

Em seguida, esses longos postes de vime são endireitados, classificados por diâmetro e qualidade (a julgar por seus nós ; quanto menos entrenós, melhor) e enviados para fabricantes de móveis. A casca externa do rattan é usada para cana, enquanto sua seção interna semelhante a uma cana é usada para tecer móveis de vime .

 (CDN/Reprodução)

O vime é o processo de tecelagem, não uma planta ou material real. Introduzido no Ocidente durante o início do século 19, o rattan tornou-se o material padrão para cana. Sua resistência e facilidade de manipulação o tornaram um dos mais populares dos muitos materiais naturais usados ​​em vime.

Atributos do Rattan

 

 (Pinimg/Reprodução)

Sua popularidade como material para móveis – tanto externos quanto internos – é inconfundível. Capaz de ser dobrado e curvo, o rattan assume muitas formas curvas maravilhosas. Sua cor dourada clara ilumina uma sala ou ambiente externo e imediatamente transmite a sensação de um paraíso tropical.

Como material, o rattan é leve e quase impermeável e é fácil de mover e manusear. Pode suportar condições extremas de umidade e temperatura e tem uma resistência natural a insetos. Ele foi muito popular nos anos 1990, acompanhado de estampas tropicais. Como esses trends estão voltando, o rattan também voltou a aparecer nas casas.

Rattan e bambu são a mesma coisa?

 

 (CDN/Reprodução)

Para o registro, rattan e bambu não são da mesma planta ou espécie. O bambu é uma grama oca com cristas de crescimento horizontais ao longo de seus caules. Foi usado para construir pequenas peças de mobiliário e acessórios no final dos anos 1800 e no início dos anos 1900, especialmente em locais tropicais.

Veja também

Alguns fabricantes de móveis de bambu incorporaram postes de vime para sua maciez e resistência adicional.

Rattan no século 20

 

 (CDN/Reprodução)

Durante o auge do Império Britânico no século 19, o bambu e outros móveis tropicais eram extremamente populares. As famílias que moravam nos trópicos e nos países asiáticos voltaram para a Inglaterra com seus móveis de bambu e rattan, que geralmente eram levados para dentro de casa devido ao clima frio da Inglaterra.

No início do século 20, móveis de vime feitos nas Filipinas começaram a aparecer nos Estados Unidos, à medida que os viajantes os traziam de volta em navios a vapor. A mobília de vime do início do século 20 foi projetada no estilo vitoriano.

 (Reprodução/the spruce)

Em resposta à crescente demanda por móveis de vime para jardim, designers como Paul Frankel começaram a criar novos visuais para o vime. Alguns colecionadores estão interessados ​​no desenho, ou forma, de uma peça de rattan, enquanto outros consideram uma peça mais desejável se ela tiver várias hastes ou “fios” empilhados ou posicionados juntos, como em um braço ou na base de uma cadeira.

O futuro suprimento de rattan

 

 (CDN/Reprodução)

Embora o rattan seja usado em uma variedade de produtos, o mais importante é a fabricação de móveis; o rattan apóia uma indústria global avaliada em mais de US $ 4 bilhões por ano, de acordo com o World Wide Fund for Nature (WWF) .

Anteriormente, grande parte da videira crua colhida comercialmente era exportada para fabricantes estrangeiros. Em meados da década de 1980, no entanto, a Indonésia introduziu uma proibição de exportação de videiras de vime para incentivar a fabricação local de móveis de vime.

 (CNN/Reprodução)

Até recentemente, quase todo o rattan era coletado em florestas tropicais. Com a destruição e conversão da floresta, a área de habitat do rattan diminuiu rapidamente nas últimas décadas, e o rattan sofreu uma escassez de oferta.

A Indonésia e um distrito de Bornéu são os únicos dois lugares no mundo que produzem rattan certificado pelo Forest Stewardship Council (FSC) . Porque precisa de árvores para crescer, o rattan pode fornecer um incentivo para as comunidades conservarem e restaurarem a floresta em suas terras.

*Via The Spruce

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.