Projetos com cantinhos criativos criados pela marcenaria
Do hall de entrada com sapateira até o cantinho de música com nichos, a marcenaria ajuda a aproveitar e dar personalidade a cada espaço desses apartamentos.

Nem sempre o aproveitamento de todos os cantos da casa são tão óbvios. “É fato que todo projeto exalta personalidade, mas é nosso papel destacar um espaço para algo que descobrimos ser de grande importância para nosso cliente”, comenta a arquiteta Daniela Funari, responsável por seu escritório de arquitetura homônimo. Marcenaria e alguns móveis selecionados podem transformar aqueles locais que “passam batido” em cantinhos úteis para trabalho, descanso ou hobbies.
Veja projetos da arquiteta que exploram essas possibilidades:
Hall de entrada acolhedor com sapateira

Tudo depende da planta do imóvel, mas a presença do hall de entrada é um mensageiro de boas-vindas. Para deixar o espaço muito mais caloroso e funcional, por meio da marcenaria, neste apartamento, Daniela concebeu um combo que recebe quem chega: uma pequena área de estar com chapelaria, sapateira e um banco para calçar ou esperar alguém. “A ideia é impressionar positivamente e eu tive essa percepção depois que tudo ficou pronto”, conta ela.
Cantinho da música e da leitura

Para quem adora música e literatura, faz completo sentido incluir um cantinho que acolha essas atividades. A marcenaria desta estante abriga entre seus muitos nichos com objetos decorativos, um espaço para o teclado do morador. Ao lado, a poltrona e a luminária formam o local de leitura.

Em locais como este, a profissional destaca a essencialidade da iluminação. “E não me refiro apenas aos itens como a luminária de piso, mas também da generosa luz natural de uma grande esquadria”, aponta.
Cantinho do estudo e do trabalho bem planejado

A longa rotina de trabalho e estudos pode se tornar mais leve com recursos arquitetônicos que favoreçam a concentração, a organização e a ergonomia. Por isso, estruturar bem o layout desses espaços garante a conexão do morador com o meio, sua saúde e a produtividade.

Com iluminação natural proporcionada pelas grandes janelas laterais, esse home office oferece conforto para a saúde dos olhos e também um ambiente mais leve. A marcenaria personalizada criou nichos para peças decorativas, plantinhas e itens de trabalho – caso da impressora.
“Sem contar que essa composição nos permite inserir itens de significado pessoal, entregando senso de pertencimento ou outros sentidos que corroborem com o trabalho realizado por ali”, analisa a arquiteta.