Casa Created with Sketch.

Retrospectiva: os principais trends de decoração dos anos 2000 até hoje

Entre cores, cômodos e acessórios, as tendências mostram que nenhuma delas vai embora para sempre

 (Reprodução/Real Homes)

A decoração da casa está sempre em evolução e parece que a cada dia surge uma nova tendência. Mas a verdade é que a maioria das tendências vai e volta, por isso saber quais são elas e de quando elas vêm pode ser uma boa ideia para quando elas retornarem.

 (IMPIANA/Reprodução)

De mason jars ao boho-chic, vamos voltar no tempo e lembrar algumas das maiores tendências dos últimos vinte anos e, em seguida, pensar no que podemos esperar na nova década.

Anos 2000

Essas tendências de decoração compartilham uma década com os melhores anos de Britney Spears, o lançamento do primeiro iPod e o até mesmo o disco Blu-ray. Mesmo que não pareça muito tempo atrás, algumas dessas tendências de decoração dos anos 2000 parecem vir de séculos atrás.

1. Quartos: Shabby chic

 

 (QUARTOS ETC./Reprodução)

Conhecido por seu visual rústico e um pouco desgastado, o shabby chic é um pouco country, um pouco vintage, e realmente define os anos 2000. De roupa de cama de renda com babados, a mesinhas de cabeceira caiadas de branco, o shabby chic com certeza achou espaço nos quartos!

2. Sala de estar: “estações” de entretenimento

 

 (Handbag Marinara/Reprodução)

Na época em que os discos Blu-ray e DVD players ainda eram enormes, a diversão era ter onde expor os aparelhos e discos. Os alto-falantes superdimensionados para oferecer o melhor som surround até a nova TV de tela plana, mereciam um lugar especial para eles. Joey e Chandler que o digam, com um móvel que ocupava a maior parte da sala!

3. Cozinhas: armários brancos

 

 (DeVOL/Real Homes)

Podemos agradecer os 2000 pela mudança dos armários de madeira escura e funda, para as cozinhas brancas, que ainda resistem mesmo depois de anos. Indiscutivelmente a cor de armário de cozinha mais popular no momento, o branco se tornou o tom dominante não apenas para armários, mas também para backsplashes, bancadas e até mesmo pisos.

4. Banheiros: estilo toscano

 

 (Houzz/Reprodução)

Embora algumas tendências dos anos 2000 fossem discretas e sutis, o banheiro em estilo toscano não era uma delas. À medida que os banheiros foram aumentando, eles começaram a ganhar mais detalhes e cores ornamentadas, como ocre e terracota, combinados com madeira escura e pesada.

5. Salas de jantar: cadeiras de jantar diferentes

 

 (Total Construção/Pinterest)

Há muitas tendências de restaurantes que vimos nos anos 2000, mas a principal é a mudança de salas de jantar clássicas e formais para espaços mais extravagantes e divertidos. As lojas começaram a vender cadeiras como itens individuais, permitindo a mistura e combinação de cores e estilos para criar uma vibração alegre e acolhedora nas salas de jantar.

6. Quartos infantis: quartos infantis com tema de pássaros

 

 (BEDO ist/Reprodução)

De roupas de cama cobertas de pássaros, a lâmpadas em forma de pássaros e arte de parede inspirada em penas, o tema era enorme nos anos 2000!

7. Tendências de pintura: tinta vermelha escura e marrom

 

 (Francesca Maiolino/the spruce)

Embora tenhamos visto muito uso de tons neutros e brancos na década de 2000, especialmente na cozinha, também vimos um aumento de vermelhos e marrons escuros e profundos em toda a casa. A Pantone chegou a nomear “True Red” sua cor do ano em 2002.

8. Arquitetura: mansões

 

 (Imovelweb/Reprodução)

Antes da crise do mercado imobiliário em 2008, as mansões eram um sinal de riqueza e classe. Embora essas novas construções superdimensionadas tenham surgido na década de 1990, elas também definiram a arquitetura na década de 2000. Essas casas incluíam quartos em grande escala, características arquitetônicas não essenciais como colunas e garagens para dois a três carros.

9. Acessórios: potes de vidro em todos os lugares

 

 (Virginia Sweet Pea/Reprodução)

É difícil negar a versatilidade de um mason jar. É uma taça de vinho, um vaso, um castiçal e muito mais, tudo em um pequeno recipiente de vidro compacto e difícil de quebrar. Não faz mal nenhum ter mason jar sobrando. Certo?

Veja também

Anos 2010

 

 (Evelyn Müller/Casa.com.br)

Entre a ascensão do iPhone e o aumento da conscientização sobre as mudanças climáticas, esta década foi totalmente voltada para o minimalismo, e a decoração não é exceção. Demos um passo para trás durante esses anos, e o que antes era ornamentado e grandioso tornou-se discreto e simples.

1. Quartos: portas de celeiro

 

 (Elle Decor/Reprodução)

As portas normais são tããão anos 2000. Muitos proprietários decidiram abandonar a porta dupla e abraçar uma porta deslizante em estilo de celeiro. Isso não apenas economizou espaço precioso nos cômodos, mas também ofereceu uma aparência mais simples e moderna.

2. Sala de estar: pufes em abundância

 

 (Moroccan Interior/Pinterest)

Quem precisa de uma cadeira quando se tem pufes? Do quintal à sala de estar, um pufe não só oferece um lugar para apoiar os pés depois de um longo dia de trabalho, mas também funciona como um assento extra.

3. Cozinhas: estantes

 (Farm house mgzn/Reprodução)

Nesta década, começamos a ver mais pessoas abandonando os armários tradicionais e optando por usar estantes e prateleiras na cozinha. Embora esse visual exigisse mais dedicação à organização e limpeza, ele também ajuda uma cozinha pequena a parecer maior e arejada.

4. Banheiros: ladrilhos geométricos

 

 (Ant. Tile/Reprodução)

Claro, os azulejos de geométricos provavelmente nunca ficarão totalmente fora de moda, mas muitos proprietários de casas começaram a experimentar os azulejos hexagonais e em forma de diamante para deixar os banheiros mais interessantes e criar um espaço único e personalizado.

5. Salas de jantar: rústico moderno

 

 (My Domaine/Reprodução)

Uma mudança do shabby chic, este visual combinava o estilo de casa de fazenda com a simplicidade moderna. De mesas de madeira recuperadas às cadeiras de jantar Windsor, a sala de jantar de 2010 tem tudo a ver com a moderna casa de fazenda.

6. Quartos infantis: dosséis

 

 (Kids Interiors/Reprodução)

O que vai, volta na decoração da casa. Se você teve um dossel na década de 1990, há uma boa chance de uma criança que você conhece ter adotado o mesmo visual na década de 2010. Nesta década, vimos mais quartos infantis com dosséis fluidos e fortes para dar privacidade às crianças, especialmente em quartos compartilhados.

7. Tendências de pintura: rosa milenar e verde caçador

 

 (IMPIANA/Reprodução)

Rosa e verde são duas cores muito diferentes, mas ambas foram igualmente usadas na década de 2010. Por um lado, trocamos brancos nítidos por um rosa quase imperceptível e sutil. Por outro lado, a mudança foi um pouco menos alegre com verdes caçadores na cozinha, no banheiro e no quarto.

8. Arquitetura: plantas baixas abertas

 

 (Reprodução/Real Homes)

Mais e mais proprietários começaram a realmente abraçar o conceito aberto na década de 2010, influência dos gêmeos dos Irmãos à obra, talvez? Seja em um rancho de meados do século ou em um artesão da década de 1920, a planta aberta era (e ainda é) uma característica arquitetônica cobiçada.

9. Acessórios: Metais de latão e dourados

 

 (Studio Mcgee/Invaluable/Reprodução)

Do banheiro à porta da frente, os metais de prata foram trocados por acabamentos dourados e de latão nesta década. Uma mistura de moderno e vintage, esse look continua forte.

Anos 2020

 

 (Real Simple/Reprodução)

As tendências que vão chegar na próxima década podem nos surpreender, mas há alguns indícios iniciais que nos mostram para onde a decoração da casa está caminhando. Aqui estão algumas previsões de tendências de decoração para casa para os próximos dez anos.

1. Quartos: móveis inteligentes

 

 (Lifewire/Reprodução)

Já começamos a adotar móveis inteligentes na cozinha e na sala de estar, mas é hora dessa tecnologia chegar aos quartos. De mesinhas de cabeceira com portas USB integradas e iluminação automática, a camas que podem acompanhar seu sono, espere ver mais peças inteligentes no quarto.

2. Sala: Boho e eclética

 

 (Good Housekeeping/Reprodução)

Já começamos a nos afastar do minimalismo e abraçar o maximalismo, e é pouco provável que essa tendência diminua. A próxima década será cheia de cores brilhantes, texturas e decoração inspirada no estilo boho.

3. Cozinhas: cozinhas bem iluminadas e coloridas

 

 (Reprodução/CASA CLAUDIA)

Embora não achemos que as cozinhas brancas irão desaparecer totalmente, espere ver mais donos de casas experimentando armários e eletrodomésticos brilhantes e ousados. Dos ​​vermelhos vibrantes aos rosa suaves, é uma boa hora de abraçar a cor na cozinha.

4. Banheiros: pias de cimento e materiais naturais

 

 (Native Trails/Reprodução)

O preço de certos materiais fizeram com que muitos optassem por produtos mais baratos para o projeto do banheiro, como o cimento. Pedras naturais como o calcário também estão sendo notados por serem ecologicamente corretas e marcam uma mudança em relação aos tradicionais ladrilhos geométricos.

5. Salas de jantar: bem definidas

 

 (Maria Fernanda Arquitetura/Pinterest)

Embora as plantas abertas ainda sejam grandes, é provável que as pessoas adotem salas segmentadas novamente. Pode ser uma sala de jantar fechada mesmo ou simplesmente um espaço que parece separado do resto da casa, prevemos que as pessoas passarão mais tempo na sala de jantar e façam questão da hora do jantar mais uma vez.

6. Quartos infantis: texturas e padrões

 

 (Turbulences Déco/Pinterest)

De peles artificiais, a camuflagem e estampa de leopardo, os quartos das crianças vão se tornar mais ousados ​​do que nunca. Como o resto da casa continua a abraçar os neutros, o quarto das crianças é onde os proprietários experimentam uma estética vibrante e empolgante.

7. Tendências de pintura: o bege está de volta e o escuro é o novo neutro

 

 (COCO LAPINE DESIGN/Pinterest)

O bege está aí para mostrar que, sim, Taylor Swift, as tendências dos anos 1990 voltam com força total! Esta tonalidade versátil está de volta e mais decoradores estão trocando o branco pelo bege mais uma vez. Também não vemos cores escuras e sombrias indo embora tão cedo – na verdade, esperamos que elas substituam o neutro em quase todos os cômodos da casa.

8. Arquitetura: ecológico

 

CASACOR São Paulo 2019 – Casa Contêiner por Marilia Pellegrini

CASACOR São Paulo 2019 – Casa Contêiner por Marilia Pellegrini (Reprodução/CASACOR)

Um senso de urgência em torno das mudanças climáticas fez com que arquitetos e designers se concentrassem na criação de casas ecologicamente corretas e sustentáveis. De painéis solares, a iluminação de baixo consumo e construções com neutralização de carbono, espere ver construções ainda mais ecológicas.

9. Acessórios: Rattan

 

 (Evening Standarts/Reprodução)

Mais uma prova de que as tendências sempre ressurgem, a fibra de rattan era forte nos anos 70 e está voltando. De estantes a cadeiras de vime, espere ver ainda mais deste material.

*Via The spruce

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.