Porta camarão: a versão elegante da porta sanfonada
Júlia Guadix, do Studio Guadix, explica quais são as vantagens e possiblidades decorativas das portas camarão, uma tendência nos projetos de interiores.
As portas sanfonadas são muito utilizadas no Brasil como solução para dividir ambientes com pouco espaço. Porém em havendo a possibilidade de um orçamento maior, a porta camarão é uma opção muito mais durável, elegante e eficiente. Por esse motivo, elas têm ganhado destaque nos projetos.
“A principal vantagem da porta camarão é permitir uma abertura quase total do vão, descontando apenas a espessura das folhas quando dobradas. Isso maximiza o espaço disponível e proporciona uma maior integração entre os ambientes”, explica a arquiteta Júlia Guadix, do Studio Guadix.
A desvantagem é o custo mais elevado e a estrutura necessária para instalação.
Como é a instalação da porta camarão?
Para instalar a porta camarão é preciso ter um batente. “Recomendo fazer um batente personalizado, geralmente de serralheria, porque esse material permite a combinação com metalon e vidro, resultando em uma estrutura mais elegante, visualmente leve e fácil de operar. As portas de madeira, por serem mais pesadas, tendem a se desgastar com o tempo. Com a serralheria, você precisará apenas de um trilho no teto e um arremate em cada lateral”, afirma Júlia.
As portas camarão são versáteis, e podem ser executadas em vários materiais, como madeira maciça, MDF, vidro ou serralheria.
Quanto espaço a porta camarão economiza?
Uma porta padrão geralmente tem larguras de 60 cm, 70 cm, 80 cm, 90 cm e até 1 metro. “Com uma porta camarão, você economiza aproximadamente metade do espaço necessário para o giro de uma porta convencional. A largura padrão das folhas de uma porta camarão geralmente varia entre 40 e 60 cm, e a altura deve corresponder ao pé-direito do ambiente, que costuma ser em torno de 2,10 metros”, explica a arquiteta.
Contudo, é preciso levar em consideração a área necessária para que as folhas se dobrem sem obstrução.