Ostentação: veja 8 paletas de cor inspiradas em joias

Não fique tímido na hora de escolher a paleta de cores

Por Redação Atualizado em 10 jun 2022, 18h57 - Publicado em 11 jun 2022, 19h00

Sala com paredes azuis com boiseries e sofá turquesa

Ricos, vibrantes e ousados, os tons de joias são cores suntuosas que adicionam uma dose de drama a qualquer ambiente. Eles são chamados assim porque são derivados dos tons de pedras preciosas como rubis, esmeraldas, safiras, ametista e muito mais.

Sala de jantar com paredes e teto e tons esmeralda

Quando usados em uma paleta de cores com curadoria, conferem luxo a qualquer espaço. Essas cores saturadas são para aqueles que gravitam em torno de paletas mais profundas e sombrias e que não se importam em arriscar quando se trata de acessórios, tintas e móveis. Em suma, uma paleta de cores em tons de joias é o oposto completo de neutro ou suave.

Gif com pedras coloridas

Não sabe por onde começar a criar o espaço em tons de joias dos seus sonhos? Selecionamos designers de interiores que incorporam essas cores inspiradas em pedras preciosas.

De amarelos e roxos brilhantes a azuis e verdes saturados, esses pares artísticos parecem elevados em qualquer cômodo da sua casa.

1. Verde esmeralda e amarelo

Hall de entrada com armário em verde escuro.
Think Chic Interiors/My Domaine

Nosso clássico brasileiro formam um par impressionante. Especialmente quando usado em tons de joias, mostarda ou amarelo tradicional traz brilho, enquanto o verde esmeralda adiciona sofisticação e profundidade.

“Adoro usar tons de joias em espaços reduzidos, como halls de entrada ou pequenos home offices“, diz Malka Helft, da Think Chic Interiors . “Esses espaços menores podem lidar melhor com a profundidade e a riqueza de um tom de joia – e fazem um destaque de design ousado. Meu favorito é o verde esmeralda combinado com madeira natural e um toque de amarelo.”

2. Safira, turquesa e cinza

Sala de estar com tapete listrado, sofá cinza e almofadas coloridas.
JLA Design/My Domaine

Safira e turquesa criam uma paleta rica e parecida com o oceano quando combinadas. Aqui, alguns acessórios estrategicamente colocados, como almofadas de veludo, arte de parede e um tapete gráfico puxam os tons azuis vívidos. Considere manter o resto de sua decoração mais neutra, mas ainda no lado mais frio, para realmente deixá-los brilhar.

De acordo com Amy Studebaker, proprietária e designer principal da Amy Studebaker Design, alguns acessórios em tons de joias podem formar uma paleta como essa.

“Ao incorporar tons de joias como esse em sua casa, você não precisa necessariamente pintar a sala inteira”, diz ela. “Adicionar um toque divertido de um tom de joia a um espaço neutro já pode causar um grande impacto.”

3. Azul marinho e Ametista

Sala de estar com paredes brancas e móveis em cores de destaque, azul marinho e roxo.
Rikki Snyder/My Domaine

Não tenha medo de roxo real ou ametista. Roxo e azul marinho criam uma paleta de cores opulenta que parece refinada e convidativa.

De acordo com Alessandra Wood, vice-presidente de estilo da Modsy, “o roxo é uma ótima cor base para seus tons de joias, incluindo safira ou azul marinho”. Para tons roxos profundos, Wood também sugere combiná-los com amarelos dourados para criar “um visual bem dramático e digno da realeza”.

4. Jade e Citrino

Sala de estar com piso colorido e paredes em verde escuro.
Rikki Snyder/My Domaine

Aconchegante e charmoso, mas decididamente sofisticado, o jade verde musgo e o citrino amarelo-laranja pálido criam uma paleta quase outonal inspirada em belas pedras preciosas.

“Este é um esquema de cores muito rico, por isso é importante usá-lo em salas com tetos altos e paredes amplas”, diz o designer de interiores e proprietário da The Knobs Company, David Mason. É um jogo mais dramático em tons terrosos clássicos, o verde mais escuro cria profundidade enquanto o amarelo alaranjado adiciona calor ao espaço.

Continua após a publicidade

Comece incorporando o citrino em uma paleta de esmeraldas por meio de produtos macios, como travesseiros e tapetes.

5. Azul pavão e verde esmeralda

Sala de estar em cores escuras.
Perlmutter Freiwald/My Domaine

“Acho que tons ricos, como este azul pavão, em uma sala de estar menor podem ser maravilhas em termos de fazer com que a sala pareça uma pequena caixa de joias”, diz o designer Mark Manardo da Perlmutter & Freiwald.

Seu maior conselho ao selecionar uma paleta de cores de tom de joia é não ter medo de ir com uma cor mais ousada. Segundo ele, adiciona personalidade e interesse instantâneos e ajudará a ancorar o resto da sala.

“Pintar a sala inteira com essa cor pode funcionar em espaços mais compactos. Caso contrário, para um espaço maior, eu consideraria uma parede de destaque ou uma pintura parcial da sala, dependendo da arquitetura e estrutura da sala. faz maravilhas em termos de separar o espaço do resto da casa e dar vida a uma visão de design.”

6. Jade, Magenta e Azul Cerúleo

Sala de estar com uma parede de destaque verde, móveis, almofadas e tapetes em cores fortes.
Dazey Den/My Domaine

“Atualmente, meu esquema de cores de tom de joia favorito é jade, magenta e azul cerúleo”, diz o designer de interiores Marco Bizzley, da House Grail. Ao incorporá-lo a uma sala, o conselho é que você ouse.

Almofadas, pinturas, um tapete animado ou pintar uma parede de destaque para obter cada cor lá – você ficará surpreso com o quão bem eles funcionam juntos. Como visto nesta sala, esta é uma paleta que tem muito contraste e interesse visual.

7. Granada e Safira

Living em cores escuras.
JL Design/My Domaine

Para uma sensação romântica e melancólica, experimente um vermelho rubi profundo ou granada combinado com safira, como Lauren Harmon da JL Design em Nashville fez nesta bela área de jantar.

De acordo com ela, “Esses tons de joias realmente brilham em uma sala de jantar mais melancólica. Usar um tapete Ishak multicolorido é uma ótima maneira de incorporar vários tons em seu quarto. Este tapete foi o complemento perfeito para amarrar as paredes de safira, poltronas granadas e vaso de topázio.”

8. Mostarda e azul marinho

Sala de estar com paredes em amarelo.
Bespoke Only/My Domaine

Outro esquema de cores que Studebaker é fã é a rica mostarda e azul marinho. Como cores complementares, ela adora “como esse esquema de cores em tons de joia adiciona tanta riqueza e profundidade a um espaço”.

Se você não tem certeza por onde começar, Studebaker sugere fazer uma declaração com um sofá em tons de joias e usá-lo como seu ponto focal. A partir daí, você pode selecionar uma cor de tinta e acessórios.

“Repetir um tom de joia em todo o seu espaço também pode ajudar a criar uma vibração aconchegante para sua casa”, diz Studebaker. “Por exemplo, você pode usar uma cor de parede rica e bonita de azul marinho e acentuar a sala com detalhes na mesma cor com tapete, acessórios e travesseiros.”

9. Pervinca, Teal e Seafoam Green

Quarto com branco como cor dominante. O teto é pintado de roxo.
Dekay Tate/My Domaine

“Adoramos a cor do ano da Pantone para 2022, “Very Peri” (um roxo-azulado lindo) idealmente combinado com verde-azulado e verde-marinho”, diz a designer Nina Grauer da Dekay & Tate. Ela adora usar um tom de joia de forma inesperada, como no teto.

“Ele imediatamente chama a atenção e faz a sala parecer expansiva, mas ainda íntima e aconchegante. Emparelhado com outros tons de joias e tons de joias mais suaves, a sensação geral é de riqueza e suavidade ao mesmo tempo, perfeita para um quarto ou banheiro”, diz ela.

*Via My Domaine

Continua após a publicidade

Publicidade