O que é estilo eclético e como incoporá-lo ao décor

Sem muitas regras ou estrutura, este tipo de decoração busca preencher o espaço com misturas de estilo e muita personalidade

Por Redação Atualizado em 26 fev 2022, 23h01 - Publicado em 27 fev 2022, 19h00
Sala de estar com gallery wall, muita arte, sofá branco, mesa de centro vinho e decoração eclética
Pooky Lighting/Reprodução

O estilo eclético é um daqueles tipos de decoração que podem significar coisas diferentes para muitas pessoas. Mas, em sua essência, o estilo tem tudo a ver com preencher sua casa com personalidade. É divertido, engraçado e cheio de interesse visual.

Talvez você não consiga decidir se o seu tipo favorito de decoração é rústico ou moderno de meados do século. Ou você não suporta coisas que são muito “combinadas” ou certinhas. Se esse for o caso, o estilo eclético é uma ótima maneira de definir a decoração da sua casa!

O que é estilo eclético?

 

Continua após a publicidade

Ao contrário de alguns estilos, que seguem um rígido conjunto de regras e tendências, o visual eclético não tem tantos requisitos. Caracteriza-se pela variedade e imprevisibilidade e envolve a incorporação de peças de diferentes épocas e estilos.

História

 

Continua após a publicidade

Embora a palavra “eclético” exista há muito tempo, só recentemente se tornou associada a uma abordagem de decoração. A decoração de estilo eclético começou no final do século 19 ou início do século 20, quando os pioneiros da arquitetura se orgulhavam do fato de não aderirem a nenhum estilo específico.

No entanto, o trabalho foi tão bem-sucedido que o plano parece ter saído pela culatra, e esses criadores de tendências realmente deram origem ao que ficou conhecido como estilo eclético de decoração. Eventualmente, o ecletismo migrou de um estilo arquitetônico para um tema de decoração para casa.

Características do estilo eclético

 

Continua após a publicidade

O estilo eclético não é caracterizado por regras ou estrutura. Muitas vezes, é criado misturando e combinando alguns tipos de decoração para casa em um tema coeso e proposital.

Sala de estar com móveis vintage e modernos, decoração de estilo eclético
Kate Darmody/Unsplash

Embora não haja um guia para recriar facilmente o estilo eclético (e a melhor maneira é personalizá-lo), existem algumas características comuns a ele:

  • Padrões mistos: Uma marca registrada do estilo eclético é a mistura de padrões. Poucas coisas combinam perfeitamente, mas os padrões são combinados propositalmente.
  • Influências globais: Se você gosta de viajar e explorar, a decoração eclética da casa é para você. Muitas vezes, você encontrará decoração e inspiração mundanas tecidas em uma casa eclética.
  • Antigo e novo: é típico misturar o vintage e o novo em uma casa eclética, combinando diferentes períodos de tempo em um mesmo espaço.
  • Decoração inesperada: Embora tudo possa ter seu lugar, muitas vezes você encontrará toques inesperados em uma casa eclética. Imagine baús usados ​​como mesa de café ou bancos transparentes em uma ilha de café da manhã.

Por causa dessa premissa, muitos interpretam erroneamente o estilo eclético como uma forma de decoração que vale tudo, mas o verdadeiro estilo eclético é realmente muito proposital e bem pensado. Seu visual não acontece simplesmente a partir da junção de coisas, mas da combinação de estilos de decoração de uma forma totalmente intencional.

Ideias de estilo eclético

 

Continua após a publicidade

Para inspirar sua próxima reforma em casa, reunimos alguns exemplos de estilo eclético. Confira:

Aposte nas plantas

 

Continua após a publicidade

Sala de estar com poltrona laranja, tapete cinza, espelho redondo e plantas
Spacejoy/Unsplash

Casas ecléticas geralmente têm muito verde. Não tenha medo de preencher toda a casa com plantas para obter aquela vibe boho e eclética.

Concentre-se na sua entrada

 

Continua após a publicidade

Hall de entrada com porta amarela, tapete vintage e aparador
Mocha Girl Place/the spruce

A sua entrada é a primeira coisa que os visitantes veem quando entram pela porta. Encha-a de personalidade misturando e combinando texturas e cores. Um tapete vintage é perfeito para finalizar o espaço.

Veja também

Brinque com as cores

 

Continua após a publicidade

Quarto colorido com pintura amarela na parede e cortina laranja
Mocha Girl Place/the spruce

Se você gosta de decorar com cores, o estilo eclético é para você. Traga tons ousados ​​e claros, e não tenha medo de misturar e combinar cores contrastantes.

Exiba os seus objetos favoritos

 

Continua após a publicidade

Aparador com discos de vinis na parede
Leaf and Lolo/the spruce

Lembre-se, o estilo eclético tem tudo a ver com personalidade. É uma ótima maneira de decorar sua casa com coisas que você ama e mostrar o que é importante para você. Aqui, os registros atuam como arte de parede e realmente elevam toda a aparência do cômodo.

Experimente o inesperado

 

Continua após a publicidade

Cozinha com papel de parede xadrez verde no teto
Ideias para Decorar/Reprodução

Já pensou em colocar papel de parede no teto? Agora é a hora. A decoração eclética da casa sempre tem uma pitada do inesperado.

Misture a sua arte

 

Continua após a publicidade

Gallery Wall
Jason Briscoe/Unsplash

Uma gallery wall é uma ótima maneira de estilizar uma casa eclética, mas tente não torná-la muito combinada. Puxe várias cores e texturas para dar uma carga de interesse visual inspirado no boho.

Adicione souvenirs

 

Continua após a publicidade

Souvenirs como decoração
Rikki Snyder/the spruce

Opte por globos reais ou misture souvenirs vintage que trouxe das férias para adicionar elementos das viagens à sua casa e criar um visual eclético maravilhoso.

*Via The Spruce

Continua após a publicidade

Publicidade